Buscar

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL - aluna Maianne Amador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teorias 
e Metodologias da Educação Básica Parauapebas
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
MOREIRA, Marco Antônio. A Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999. p. 151 – 165.
Maianne do Socorro Miranda Amador[footnoteRef:1] [1: Licenciada em biologia pela Universidade do Estado do Pará, pós-graduada em coordenação pedagógica pela Faculdade Educacional da Lapa, atualmente está cursando pós-graduação em Teorias e Metodologias da Educação Básica na Universidade do Estado do Pará - UEPA.] 
Marco Antônio Moreira, é doutor em ensino de ciências pela universidade de Cornell/Estados Unidos, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante muito tempo tem se dedicado à aplicação de teorias de aprendizagem do ensino da física com foque no ensino superior.
No capítulo estudado, o autor almeja proporcionar ao leitor uma visão geral acerca da importância da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Ausubel é um representante do cognitivismo que propôs uma explicação teórica no que diz respeito ao processo de aprendizagem, para ele, a aprendizagem significativa é um procedimento por meio do qual uma nova informação surge a partir de uma ideia pré-existente, denominada de subsunçor.
Através da leitura do texto é possível encontrarmos uma explicação que colabora com a compreensão do leitor acerca desta teoria, quando o autor exemplifica que na área de física por exemplo, conceitos de força e campo já existem na estrutura cognitiva de um estudante, e que estes conceitos já existentes, servirão de subsunçores (pontes) para novas informações referentes a força e campo eletromagnéticos. Em seus estudos David Ausubel também definiu uma aprendizagem à qual denominou de mecânica ou automática, que é uma aprendizagem com pouca ou nenhuma interação com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva dos indivíduos.
Em sua obra, Moreira deixa claro que a aprendizagem mecânica é necessária, tendo em vista que quando o aprendiz adquire informações completamente novas, poderá estruturá-las, afim de que possam servir de subsunçores capazes de ancorar novas informações, o autor também faz menção sobre o uso de organizadores prévios, que é uma estratégia proposta por Ausubel afim de facilitar a aprendizagem significativa do indivíduo, e que serve de ponte entre aquilo que o aprendiz já sabe e o que ele precisa saber. 
Existem condições para que a aprendizagem significativa ocorra, dentre elas Ausubel defende que é necessário que o material aprendido seja relacionável ou incorporável na estrutura cognitiva do aprendiz, de maneira não arbitrária e não literal, o individuo também precisa manifestar uma disposição para relacionar de maneira substantiva e não-arbitrária o novo material, Ausubel propõe que para evidenciar a compreensão do aluno sobre a obtenção da aprendizagem significativa, é necessário formular questões de uma maneira nova e não familiar, que requeira máxima transformação do conhecimento adquirido.
Ausubel faz mensão de três tipos de aprendizagem significativa: representacional, de conceitos e proposicional. A aprendizagem representacional destaca-se pela atribuição de significados a determinados símbolos, na aprendizagem por conceitos, há a utilização de símbolos, no entanto os conceitos são genéricos ou categóricos, já na aprendizagem proposicional, tem-se a preocupação em aprender o significado das ideias em forma de preposição. Ausubel também propõe a teoria da assimilação, que é a aquisição e organização de ideias na estrutura cognitiva do aprendiz.
No capítulo 10 do livro Teorias de Aprendizagem, o autor almejou dar ao leitor uma visão geral da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e suas implicações para o ensino, o mesmo ainda mostrou preocupação com o leitor que deseja se aprofundar na teoria, através de indicação bibliográfica. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel é um assunto bastante interessante, por isso estudado no meio acadêmico, mais precisamente nos cursos de licenciatura, visto que o educador ao trabalhar com seus alunos, necessita levar em consideração seus subsunçores, e a partir daí criar possibilidades para que haja a ancoragem de um novo saber na estrutura cognitiva dos aprendizes.

Continue navegando