Buscar

Avaliação Final Discursiva Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) – Individual Língua Brasileira de Sinais - Libras
1. A melhor forma de mantermos uma comunicação efetiva com os indivíduos surdos é por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, nem sempre isso é possível. Assim, existem outras formas eficientes de se comunicar com essa comunidade. Com base na figura, disserte sobre a maneira correta de se comunicar com as pessoas surdas/deficientes auditivas, citando um exemplo de alguma situação em que você poderá colocar em prática algumas estratégias.
FONTE DA IMAGEM: https://pt.wikihow.com/se-Comunicar-com-Pessoas-Surdas. Acesso em: 31 out. 2019.
Resposta esperada
*É importante estar atento a algumas ações que realizamos quando estamos em contato com os surdos/deficientes auditivos, pois elas podem facilitar o nosso processo de comunicação e convivência. *A forma mais adequada para estabelecer a comunicação com pessoas surdas inicialmente é por meio da língua de sinais, que é sua língua natural, materna. *Assim, pode-se usar algumas estratégias para se estabelecer uma comunicação com a comunidade surda, pois contribuirá para valorizar sua língua e sua cultura. *Seguem algumas estratégias: digamos que você está em uma fila de banco e percebe que tem um deficiente auditivo ou surdo, que quer saber onde entrega tal documento. Como proceder? *Se quiser falar com uma pessoa surda, sinalize com a mão ou tocando no braço dela. Enquanto estiverem conversando, fique de frente para ela, mantenha contato visual e cuide para que ela possa ver a sua boca para ler os seus lábios. *Se você olhar para o outro lado, ela pode pensar que a conversa terminou. *Não grite, ela não ouvirá o grito e verá em você uma fisionomia agressiva. *Se tiver dificuldade para entender o que uma pessoa surda está dizendo, peça que ela repita ou escreva. *Fale normalmente, a não ser que ela peça para você falar mais devagar. *Seja expressivo, a pessoa surda não pode ouvir as mudanças de tom da sua voz, por exemplo, indicando gozação ou seriedade, é preciso que você lhe mostre isso através da sua expressão facial, gestos ou dos movimentos do corpo para ela entender o que você quer comunicar. *Em geral, pessoas surdas preferem ser chamadas 'surdos' e não de 'deficientes auditivos'.
2. Devido à falta de conhecimento e, muitas vezes, o ambiente em que vive ou viveu, a pessoa surda, em muitos casos, traz alguns estigmas sobre a própria deficiência. Quando relatamos sobre a deficiência auditiva, faz-se necessária a compreensão do seu real significado e as causas que podem levar a esta incapacidade para que o mesmo se sinta inserido na sociedade. Partindo desse pressuposto, conceitue surdez e cite possíveis origens da mesma.
Resposta esperada
Surdez é a incapacidade total ou parcial de ouvir, pode ser de origem congênita, causada por viroses ou doenças que a gestante pode adquirir durante a gravidez. Muitas vezes, ela é vista pela classe médica como uma patologia a ser tratada, em que se usa um aparelho de amplificação sonora, em alguns casos com a possibilidade de fazer implante coclear. A pessoa pode adquirir essa deficiência depois do nascimento, por meio de doenças ou acidentes.

Outros materiais