Buscar

Plano de Emergência Individual para Poluição por Óleo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n° 398, de 11 de junho de 2008 institui sobre o Plano de Emergência Individual. Esse plano visa o atendimento imediato de incidentes envolvendo poluição por óleo, em água sob jurisdicional brasileiras. O que é exigidos aos empreendimentos propensos a essa situação é a elaboração de um plano estruturado. Diante disso, discorra sobre qual é o objetivo e a estrutura desse plano.
CONAMA. Resolução 398/2008. Disponível em: <http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-interministerial-n%C2%BA-274-de-30-de-abril-de-2019-86235505>.  
O Plano de Emergência Individual - PEI visa prever as atitudes a serem tomadas em caso de acidentes de poluição por óleo, atendendo o que diz a Resolução CONAMA 398/2008. As ações previstas procuram o atendimento imediato do problema. Para isso, utilizam-se de recursos humanos e materiais. De acordo com a resolução responsável por instituir o PEI (BRASIL, 2008), este deve ser aplicado em situações nas quais tenham ocorrido acidentes com óleo. Dessa maneira, o PEI abrange os empreendimentos portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, bem como refinarias, estaleiros marinas, clubes náuticos e instalações semelhantes. O PEI diz respeito a um plano de contingência. Contingência significa um fato que é incerto, ou seja, que pode ou não acontecer. Planos de contingência, planos de recuperação de desastres ou, ainda, planejamento de riscos reúnem as medidas que uma empresa ou entidade pública deve tomar para que ocorra o funcionamento adequado de seus processos, da melhor forma e o mais breve possível, impedindo a paralisação das atividades. As produções do tipo de contingência são aplicadas após situações de emergência ambiental e objetivam treinar, organizar, orientar e agilizar as ações respostas para as ocorrências anômalas. Segundo a Resolução Conama nº 316, de 29 de outubro de 2002, documentos para eventos de contingência devem abordar os seguintes pontos (BRASIL, 2002):I. sistemas de comunicação; II. sistemas de alarme interno; III. plano de auxílio mútuo; IV. equipamentos de controle de fogo e vazamentos; V. equipamentos e procedimentos de descontaminação; VI. procedimentos de testes e manutenção de equipamentos de proteção; VII. plano de manutenção, incluindo paralisação da unidade e disposição VIII. resíduos; IX. plano de treinamento e simulação; X. descrição dos procedimentos de recepção, estocagem, manuseio e disposição dos resíduos; XI. descrição dos procedimentos e equipamentos de segurança; XII. descrição das precauções para prevenção de ignição acidental ou reações de resíduos inflamáveis, reativos ou incompatíveis; XIII. descrição do transporte interno de resíduos, inclusive com indicação em planta das vias de tráfego interno.

Outros materiais