Buscar

Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
As moléculas orgânicas são aquelas que possuem carbono na sua parte estrutural, elemento este que é primordial para formação de compostos orgânicos. Em uma molécula seu peso seco é de 50%, e possui capacidade de ligações que refletem em diferentes tipos de biomoléculas e macromoléculas.
A proteína representa cerca de 15% da composição química de uma célula e é uma molécula orgânica formada por polímero de aminoácido. São as proteínas que possibilitam e regulam as reações químicas da célula, também participam dos processos estruturais, de proteção e manutenção basal e vital dos organismos vivos.
A enzima, por exemplo, é uma importante proteína para a dinâmica das reações químicas, reduz a energia despendida em velocidade adequada, que favorece a reação química, isso faz com que o equilíbrio do organismo seja alcançado mais rapidamente do que em uma ação não catalisada.
Os ácidos nucléicos são cadeias carbônicas de nucleotídeos e constitui normalmente cerca de 7% das moléculas orgânicas. Nas células procariontes fica localizado no hialoplasma o RNA, já nas eucariontes, fica armazenada no núcleo, conhecido como DNA. Como principal encargo tem o funcionamento da célula e a transmissão hereditária das características da mesma.
O carboidrato e o lipídio representam 3% e 2% respectivamente da composição das moléculas orgânicas, sendo o primeiro com função energética e o segundo função estrutural. Um exemplo de carboidrato é a glicose que além de ser utilizada pelas vias metabólicas garantindo a sobrevivência das células é combustível para as funções neurológicas. Os lipídios por sua vez participam da estrutura da membrana plasmática e fazem síntese de vitaminas e hormônios.
O restante são moléculas inorgânicas sendo água (solvente universal) e Ions (sais minerais), que unidos as moléculas orgânicas formam a composição química das células.

Outros materiais