A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVDS terapia manual

Pré-visualização | Página 1 de 1

Tem 2 respostas erradas
	
		1,25 pts.
	
		1.
		O terapeuta utiliza como principal ferramenta as mãos, como o próprio nome da especialidade nos mostra, sendo estas o intermédio da realização dos testes e manobras inclusas no exame físico e tratamento. Através de uma avaliação criteriosa, o profissional chegará a um diagnóstico preciso, podendo a partir daí traçar um método de tratamento eficaz de acordo com os achados clínicos, levando-os também a um provável prognóstico.
Sobre a relação entre a aplicação das manobras e o relato de dor do paciente, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	Ao primeiro sinal de dor, a manobra deve ser encerrada.
	
	
	Qualquer manobra deve ser iniciada com a menor dor possível.
	
	
	As manobras devem ser iniciadas com a maior dor possível, para que o paciente se acostume com a dor e possa relaxar depois.
	
	
	É inaceitável que as manobras provoquem dor no paciente.
	
	
	Deve-se considerar a dor como parte do processo e insistir na manobra até que ela diminua.
	
	
		1,25 pts.
	
		2.
		A massoterapia proporciona inúmeros efeitos fisiológicos ao paciente, sendo uma importante ferramenta terapêutica no dia a dia do profissional Fisioterapeuta. Sua aplicação para obter eficácia exige do terapeuta uma boa conexão com o paciente além de interação e sinergia entre as partes para tal, esta deve respeitar alguns aspectos quanto aos seus fundamentos entre eles a abordagem, direção e ordenação.
Marque a opção correta que aponte esta rotina que deve ser estabelecida.
	
	
	
	
	A abordagem deve ser sempre geral, a direção pode ser escolhida como conveniente para o terapeuta e quanto a ordenação independente da forma ou tipo de massagem deve começar pelo abdômen.
	
	
	A abordagem se caracteriza pela realização em um segmento geral ou específico, quanto a direção essa será sempre na direção centrípeta e a ordenação deve seguir a lógica aplicada a escolha dos segmentos a serem tratados.
	
	
	A abordagem deve ser sempre geral, a direção deve respeitar a direção centrípeta e quanto a ordenação tanto faz e quanto a ordenação independente da forma ou tipo de massagem deve começar pelo abdômen.
	
	
	A abordagem se caracteriza pela realização em um segmento geral ou específico, a direção deve ocorrer de forma circular e a ordenação deve seguir a lógica aplicada a escolha dos segmentos a serem tratados.
	
	
	A abordagem deve ser sempre segmentada, a direção deve respeitar a direção centrípeta e quanto a ordenação tanto faz, contudo, que tenha a visão clínica sempre em mente.
	
	
		1,25 pts.
	
		3.
		Um dos critérias para classificar as características e técnicas de massoterapia é em massagem clássica ou contemporânea. Sobre a massagem contemporânea, julgue as afirmativas a seguir.
I.  Diferencia-se da massagem clássica pela abrangência dos objetivos e técnicas.
II.  Pode ser exemplificada por técnicas como shiatsu, tui-ná e shantala.
III. Ampliou possibilidades terapêuticas em outras especialidades da área da saúde. 
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
		1,25 pts.
	
		4.
		A massagem clássica é composta por diversas manobras e cada uma delas tem objetivos e características distintos. Relacione a manobra com suas características.
(1) amassamento
(2) deslizamento
(3) fricção
 
(   ) Manobra indicada para cicatrizes, pode ser no sentido circular ou transversal.
( 3 ) Movimentos de pequena amplitude com frequência alta.
( 1 ) É a manobra que atinge os tecidos mais profundos.
( 2 ) É a manobra que inicia qualquer tratamento manual.
(   ) Visa mobilização das fibras musculares.
Marque a alternativa com a sequência numérica correta.
	
	
	
	
	3 . 1 . 1 . 3 . 2
	
	
	1 . 1 . 2 . 2 . 1
	
	
	1 . 3 . 2 . 2 . 2
	
	
	1 . 2 . 2 . 3 . 1
	
	
	3 . 3 . 1 . 2 . 1
	
	
		1,25 pts.
	
		5.
		Massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo. Estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administrados com a finalidade de produzir efeitos sobre a circulação sanguínea e linfática local e geral.
Marque a alternativa que apresenta uma contra indicação absoluta para realização de uma massagem.
	
	
	
	
	Gravidez.
	
	
	Trombose venosa.
	
	
	Hipotensão controlada.
	
	
	Dores nas costas.
	
	
	Hipertensão controlada.
	
	
		1,25 pts.
	
		6.
		As manobras representam formas específicas de se utilizar as mãos com finalidades terapêuticas. São representadas pelas seguintes estratégias, com algumas derivações dessas técnicas: Deslizamento, amassamento, fricção, mobilização articular. 
Marque a alternativa que apresenta o termo que se refere a manobra Pétrissage
	
	
	
	
	Fricção.
	
	
	Amassamento.
	
	
	Compressão.
	
	
	Percussão.
	
	
	Deslizamento.
	
	
		1,25 pts.
	
		7.
		Massagem clássica é o termo utilizado para designar um conjunto de manobras e técnicas manuais que foram historicamente desenvolvidas e organizadas para o tratamento de várias patologias, para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde e do bem-estar, e que preconizava a aplicação de quatro técnicas básicas.Assinale a alternativa que indica os nomes destas quatro técnicas.
	
	
	
	
	Percussão, Fricção, Amassagem e Desligamento. 
	
	
	Fricção, Massagem, Desligamento e Percussão. 
	
	
	Amassamento, Percussão, Desligamento e Fricção.
	
	
	Deslizamento, Amassamento, Fricção e Percussão. 
	
	
	Desligamento, Amassamento, Fricção e Massagem. 
	
	
		1,25 pts.
	
		8.
		Um dos assuntos de maior relevância para a formação de um profissional Fisioterapeuta é a abordagem sobre as condutas profissionais. Os conhecimentos e habilidades desenvolvidas na formação continuada e nas experiências profissionais deverão se manifestar no campo das condutas profissionais. Versagi (2015) sugere condutas, abrangidas em quatro grupos de procedimentos: 1. Avaliação geral (observação sistemática, anamnese e exame físico); 2 Preparação do ambiente da massagem; 3 Preparo do paciente; e 4 Posturas e posições. Julgue as afirmativas abaixo.
VERSAGI, C.M. Protocolos terapêuticos de massoterapia: técnicas passo a passo para diversas condições clínicas. Barueri, SP: Manole, 2015.
I - Chamamos de anamnese as ações de coleta de informações sobre o paciente, que acontecem no formato de uma entrevista estruturada, com a intenção de ser um ponto inicial no processo terapêutico, possibilitando o diagnóstico e o mapeamento dos cenários, esta ação é uma das previstas na Avaliação Geral.
II - Sobre a preparação do ambiente da massagem, deve-se pensar e prepará-lo com objetivo de proporcionar condições ergonômicas para uma correta e segura aplicação das manobras e técnicas (como higiene, conforto e hospitalidade), para dar suporte às boas experiências.
III - Acerca do Preparo do Paciente, deve-se manter o paciente confortável, sendo está ação de suma importância para que tenhamos um bom resultado com a massagem. Dependendo da posição em que o paciente esteja, devemos procurar dar suporte às articulações ou qualquer região que esteja incomodando ou atrapalhando o relaxamento.
IV - A avaliação da postura e a palpação dos tecidos e de estruturas, como pele, músculos, ossos e articulações e seus níveis de sensibilidade, cor, umidade e elasticidade, são informações não essenciais a execução da massagem. Esses dados só devem ser observados, se o profissional entender necessário.
Marque a alternativa que indica as afirmativas corretas.
	
	
	
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I, II e III estão corretas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.