Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO IV GENÉTICA
1-A divisão celular é um mecanismo importante para as células corporais que se relacionam a diferentes funções, como: reprodução, crescimento, cicatrização, dentre outros. Em ambas as divisões, mitose e meiose, observamos separação dos cromossomos na fase denominada de anáfase, conforme figura a seguir:
a) Em que divisão celular ocorre a etapa ilustrada em A? Justifique.
b) Em que divisão celular ocorre a etapa ilustrada em B? Justifique.
FONTE DA IMAGEM: https://djalmasantos.files.wordpress.com/2010/12/214.jpg>. Acesso em: 1º abr. 2020.
R: a) A meiose é a divisão celular que efetua a redução do estado diploide para o estado haploide. Ou seja, efetua a redução de cromossomos em uma célula, fazendo a formação dos Gametas com N cromossomos. A meiose ela se pode observar no processo final, onde de dá a formação de quatro células filhas, com exatamente metade do número de cromossomos que a célula mãe contém. Ela ocorre em células germinativas, ocorrendo em duas divisões celulares, já na mitose se dá apenas uma única divisão celular. Em especifico na imagem acima disposta, é exatamente nessa divisão que ocorre a separação dos cromossomos homólogos, embora possam ter diferentes alelos
b) A mitose, é um tipo de divisão celular, no qual a célula mãe divide-se e dá origem a duas células filhas, onde cada uma contém um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe, com a mesma taxa de material genético. A mitose é dividida em cinco fases, sendo elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e por fim a citocinese. Na figura acima disposta, nos mostra que na mitose e na anáfase II da meiose, onde ocorre a separação das cromátides irmãs, sendo a anáfase é considerada a fase mais curta da mitose. 
a) R: Na meiose, pois é nessa divisão que se separam os cromossomos homólogos. 
b) R: Na mitose e na anáfase II da meiose, pois ocorre a separação das cromátides-irmãs.
2-Na raça de gado Shorton, encontramos indivíduos com pelagem vermelha, branca e ruã (uma mistura de vermelho e branco). Cruzamento entre indivíduos tipo ruã produzem prole na qual ¼ dos indivíduos apresentam pelagem vermelha, ¼ apresentam pelagem branca e ½ pelagem ruã. Explique a relação de dominância entre os caracteres em questão.
FONTE: AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
R: Através desta provável tipo de herança a característica seria o surgimento de um novo fenótipo, que apresentaria uma pelagem de cor misturada, que se dá por conta da co-dominância, que é quando os alelos dominam em conjunto dando origem a outro fenótipo. Nessa ausência de dominância entre ambas as cores, origina-se a pelagem de ruã, caracterizando uma dominância incompleta entre os alelos.

Mais conteúdos dessa disciplina