Buscar

APS- DERMATO2021 Nathan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS 
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL 2021.2 
DISCENTE: Bruna Pereira de Araujo
Matricula: 2018200474
Grupo 22 (segundo a numeração da lista do WhatsApp) 
Atividade 1: ESTUDO DIRIGIDO 
 
Você aluna/o, o que pensa? Você deve fazer uma pesquisa sobre os riscos dos procedimentos injetáveis, suas possíveis complicações e formas de se tratar, deve ainda embasar a sua resposta no que você considera a carga horária mínima para a aplicação dos mesmos justificando se o profissional deveria possuir pós-graduação para isso. Aponte os pontos positivos para o avanço da profissão e benefícios dos pacientes e os possíveis pontos negativos e como podem ser prevenidos. 
 
Eu penso que se a fisioterapia tivesse o mesmo apoio do seu conselho tais quais outras áreas da saúde têm em relação a este assunto, talvez não estivéssemos em grande desvantagem como agora, principalmente a área de dermatofuncional. 
É inegável que qualquer procedimento estético esteja isento de riscos, é muito comum que ocorra complicações como edema localizado, inflamação, equimose e/ou até mesmo problemas vasculares, mas se o profissional tiver uma anamnese cuidadosa, uma ótima competência técnica e um planejamento terapêutico adequado esses riscos com certeza seriam minimizados. Entretanto, para que isso aconteça seria válido o terapeuta ter no mínimo de 4.600 a 5.000 horas de carga horária já contando com uma pós-graduação em dermato. Por fim, como estamos sempre em constante evolução, não é justo ter a fisioterapia estagnada como se estivesse no século passado, o avanço da nossa profissão causa não só benefícios para nós, mas principalmente para nossos pacientes/clientes. 
 
Responda: 
Acha que a liberação dos injetáveis será interessante para a fisioterapia? 
 R: Na minha opinião, acho que sim! 
 
Com que regras? 
R: Além das regras de biossegurança, ter conhecimento pleno da anatomia (suas características e funcionalidades) e dos procedimentos que irá realizar. 
 
Com que cursos mínimos? 
R: Cursos de aprimoramento e pós-graduação lato ou stricto sensu em dermatofuncional. 
 
Que tipo de substâncias acredita que poderíamos atuar? 
R: Acredito que o ácido hialurônico, a toxina botulínica (botox), o ácido deoxicólico e alguns outros. 
 
Em que áreas além da Dermato? 
R: Fisioterapia ortopédica (com o uso de ácido hialurônico para tratar desgastes das cartilagens das articulações) e neurofuncional (com o uso da toxina botulínica principalmente em pacientes com espasticidades decorrentes do AVC). 
 
Quais os riscos, os benefícios e os cuidados? 
R: Todo e qualquer procedimento estético seja invasivo ou não apresentam algum tipo de risco, tais como: infecções, hematomas, cicatrizes permanentes e outros. Mas, também existem muitos benefícios em relação aos procedimentos, como por exemplo: ajudam a elevar a autoestima, melhoram os aspectos da pele, amenizam rugas, linhas de expressão e afins. Os cuidados são de extrema importância, é válido estar sempre bem informado sobre o profissional e suas condutas, quais produtos ele utiliza, quais exames pede, que tipo de ambiente atende; isso tudo contribui para a minimização dos riscos.

Outros materiais