Buscar

Atividade 1 - AJE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
TURMA: 2P – BAC. EM ENGENHARIA CIVIL
ASPECTOS JURÍDICOS DA ENGENHARIA
ALUNO: Gustavo Freire de Sá Carvalho Lopes
1. Defina as principais modalidades licitações, segundo a Lei 8666/1993.
I. Carta convite, é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá ao demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. Além disso, os valores limites para utilizar-se dessa modalidade são: valores inferiores a 330.000,00 (obras e serviços de engenharia) e valores inferiores a 176.000,00 (bens e serviços comuns). 
II. Tomada de preços, é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem as todas condições exigidas no edital para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas. Ademais, os valores limites para utilizar-se dessa modalidade são: valores entre 330.000,00 e 3.300.000,00 (obras e serviços de engenharia) e valores entre 176.000,00 e 1.430.000,00 (bens e serviços comuns).
III. Concorrência, é a modalidade mais complexa, sendo aplicada em licitações de maior vulto, precedida de ampla publicidade, entre quaisquer interessados, que na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigido no edital para execução de um objeto. Outrossim, os valores para utilizar-se dessa modalidade são: valores superiores a 3.300.000,00 (obras e serviços de engenharia) e valores superiores a 1.430.000,00 (bens e serviços comuns) – valores muito acima desses, a licitação necessita de audiência pública.
2. Explique a diferença entre licitação dispensável e inexigibilidade de licitação e cite os 3 casos para inexigibilidade da licitação e pelo menos 10 casos de licitação dispensável que julgue mais importante.
Em suma, uma licitação tem que seguir os termos legais para contratação, mas existem algumas possibilidades, desde que haja um parecer jurídico para tal, em que ela não precisa seguir o rito ordinário já visto. Exemplos desse parecer jurídico são a licitação dispensável e inexigibilidade de licitação, a diferença entre as duas está presente na ausência de competição entre os licitantes, quando não existe disputa deve utilizar-se da inexigibilidade de licitação, além disso, a licitação dispensável, ao contrário da inexigibilidade, apresenta hipóteses taxativas, ou seja, o administrador não pode ampliar discricionariamente o rol já elencado pelo legislador. 
Nesse prisma, é dispensável a licitação as seguintes situações: emergência ou calamidade pública; compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração; licitação deserta ou fracassada; intervenção da União no domínio econômico; aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico; compra de materiais de uso pelas Forças Armadas; ausência de Interessados; gêneros perecíveis; aquisição de componentes em garantia e abastecimento em trânsito. 
Destarte, são três casos exemplificativos de inexigibilidade de licitação: fornecedor exclusivo, vedada preferência por marcas; contratação de serviço técnico profissional especializado, de natureza singular, vedada a inexigibilidade no caso de serviço de publicidade e divulgação e contratação de artistas consagrados pela crítica especializada ou opinião pública.
3. Resuma o procedimento (quais informações são necessárias para iniciar o processo) a ser adotado pelo órgão interessado em ofertar uma licitação.
O início do processo licitatório adotado pelo órgão interessado em ofertar uma licitação está ligado a fase interna. Essa etapa é a preparatória do procedimento licitatório, na qual se desenvolvem os atos e atividades iniciais, como a definição do objeto, os atos preparatórios da convocação, as regras procedimentais da disputa e da futura contratação. Além disso, acontece o empenho de valores, em que o órgão realiza a quantificação do preço baseado nos índices e valores da construção civil da tabela SINAPI e publica um orçamento de referência para que as empresas façam sua própria planilha com base na fornecida. 
4. Cite as fases internas e externas de uma licitação.
Fase Interna:
a. Abertura do processo;
b. Indicação do objeto;
c. Empenho de valores.
Fase Externa: 
a. Audiência Pública;
b. Convite ou Edital;
c. Recebimento da documentação e propostas;
d. Habilitação dos licitantes;
e. Julgamento das propostas;
f. Adjudicação;
g. Homologação.
Importante ressaltar que no RDC pode ocorrer a inversão de fases entre Habilitação dos licitantes e Julgamento de propostas. 
5. A partir da leitura da Lei 10520, defina a modalidade pregão, quais situações podem ser utilizado, limites e prazos para sua divulgação.
O pregão é a modalidade de licitação mais utilizada na atualidade, destinada à aquisição de bens e serviços considerados comuns, independentemente do valor da licitação, além disso, a sua criação foi motivada, essencialmente, pela necessidade de maior agilidade das compras públicas, alinhando-se assim ao princípio constitucional da eficiência (impõe a administração pública a persecução do bem comum). A principal conclusão para a adoção do pregão não está relacionada ao valor do contrato, diferente disso, está atrelada ao ato da administração pública buscar adquirir bens ou serviços comuns (são comuns objetos cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado) , podendo assim utilizar-se do pregão para maior rapidez no processo. O prazo para divulgação do ato convocatório é de 8 dias úteis em qualquer caso.

Outros materiais