Buscar

ATIVIDADE 3 - AJE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
TURMA: 2P – BAC. EM ENGENHARIA CIVIL
ASPECTOS JURÍDICOS DA ENGENHARIA
ALUNO: Gustavo Freire de Sá Carvalho Lopes
1. Defina contrato e suas partes constituintes.
Um contrato é um vínculo jurídico entre duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, assinado por expressão da vontade das partes, resguardado pela segurança jurídica. Além disso, ele possuiu constituintes, são eles: caracterização das partes; objeto do contrato e cláusulas contratuais. 
2. Quais os documentos necessários para início da execução de um contrato?
	Registro do imóvel, Alvará de construção, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
3. Defina as etapas de execução do contrato e descreve brevemente cada uma delas.
	Inicialmente, a partir da formalização do contrato e da observância irrestrita das documentações exigidas para o início dos serviços/obra, assina-se a ordem de serviço, que atesta que o prazo de vigência de execução do contrato está iniciado.
	A etapa seguinte é a fiscalização e acompanhamento da obra, consta na verificação da execução correta não só dos serviços, mas também do contrato. 
	Por fim, o recebimento provisório ou definitivo da obra, executado o contrato, o objeto será recebido (Art. 73). Assim, o recebimento provisório é feito pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado. Outrossim, o recebimento definitivo é executado por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei.
4. Por que fiscalizar um contrato/obra?
	É de suma importância fiscalizar uma obra, desde a verificação da execução correta dos serviços ao seguimento justo do contrato realizado. No tocante a execução correta do serviço, faz-se necessário o acompanhamento do mesmo, para que não aconteça acidentes iminentes e futuros, sobretudo, má qualidade do objeto construído podendo gerar problemas contratuais e caso seja imperceptível apresentar máculas de construção que venha gerar gastos. Além disso, no que tange a fiscalização do seguimento correto do contrato, é importante mapear a obra de forma que fique tudo claro conforme o que foi projetado no contrato. 
5. É possível fazer modificações nos contratos? Quais modificações são permitidas?
	É possível, desde que com as devidas justificativas, nos seguintes casos: 
I. Unilateralmente pela Administração:
a. quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos;
b. quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.
II. Por acordo das partes:
a. quando conveniente a substituição da garantia de execução;
b. quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários;
c. quando necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipação do pagamento, com relação ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço;
d. para restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição da administração para a justa remuneração da obra, serviço ou fornecimento, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, na hipótese de sobrevirem fatos imprevisíveis, ou previsíveis porém de consequências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução do ajustado, ou, ainda, em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe, configurando álea econômica extraordinária e extracontratual.

Outros materiais