Buscar

Aula 4 Tecido muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 4: Tecido muscular
· Definição:
O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.
· Constituição:
O tecido muscular é constituído por células alongadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas em feixes. Essas células são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).
O grau de contração muscular segue, a princípio, dois fatores: 
1. O primeiro relacionado à intensidade do estímulo;
2. O segundo à quantidade de fibras estimuladas;
Dessa forma, somente ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.
· Funções do tecido muscular:
· Movimento do corpo: depende do funcionamento integrado de ossos, articulações e músculo esquelético;
· Movimento de substâncias dentro do corpo: sangue, alimentos, etc;
· Estabilização das posições do corpo e regulação do volume dos órgãos: os músculos do pescoço parcialmente contraídos mantém a cabeça ereta; contrações sustentadas dos músculos lisos impedem o refluxo do conteúdo de um órgão oco;
· Produção de calor: Quando o músculo esquelético se contrai pra realizar trabalho, um subproduto é o calor.
· Tipos de tecido muscular:
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado ,sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
· Tecido Muscular liso:
O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.
O intestino delgado apresenta uma camada muscular bem desenvolvida, constituídas de duas camadas de músculo liso, uma circular interna e outra longitudinal externa. Em um corte transversal pode-se observar que as células musculares lisas da camada interna estão dispostas longitudinalmente, enquanto que as da camada externa estão dispostas transversalmente.
· Tecido muscular estriado:
O musculo estriado se caracteriza por tem estriações e é dividido em: tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.
- Tecido muscular estriado esquelético: As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática. Os núcleos têm cromatina clara e são elípticos tendo uma forma que lembra um charuto. Além de seus núcleos periféricos, outra importante característica é a presença de estriações transversais no citoplasma. As estriações só podem ser observada em células vistas longitudinalmente e a posição periférica dos núcleos é melhor observada em cortes transversais.
- Tecido muscular estriado cardíaco: Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração involuntária, além de ser também uma contração é vigorosa e rítmica. Essas células musculares são menores e ramificadas, unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca denominado discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Quando uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai. Essa transmissão do estímulo é feita por canais de passagem de água e íons entre as células, que facilita a difusão do sinal iônico entre uma célula e outra, determinando a onda rítmica de contração das células. Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca.
· Nomeclatura do tecido muscular:
O tecido muscular tem nomenclatura celular especial:
· Fibra : célula muscular.
· Sarcoplasma: citoplasma.
· Sarcolema: membrana plasmática.
· Miofibrilas: fibrilas contráteis (actina e miosina).
· Organização do tecido muscular estriado esquelético:
As fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes, sendo o conjunto de feixes envolvidos por tecido conjuntivo denso
• Epimísio: É uma membrana de tecido conjuntivo que envolve o músculo.
• Perimísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve um feixe de fibras.
• Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.

Outros materiais