Buscar

RELATÓRIO DE PRÁTICA SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA HOMOGÊNEA DESTILAÇÃO SIMPLES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA - ACADÊMICO 
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Cleiton Regmar Barreto
	2. Matrícula: 3092290
	3. Curso: Engenharia Mecânica
	5. Disciplina: Química Instrumental
	6. Tutor(a) Externo(a): Paulo Welter
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Separação de uma Mistura Homogênea: Destilação Simples
	2. Local: Laboratório Virtual AVA
	3. Período: Noturno
	4. Semestre: 2º
	5. Data: 29/11/2021
	INTRODUÇÃO
	O presente relatório tem como objetivo descrever e explicar as atividades e os experimentos propostos durante o laboratório experimental de física do dia vinte e nove de novembro de dois mil e vinte e um.
Foram realizados cinco diferentes tipos de experimento, neste relatório irei trata sobre a Separação de uma Mistura Homogênea: Destilação Simples.
O processo de destilação tem o objetivo de separar as substâncias que compõem uma mistura homogênea e também separar dois líquidos miscíveis através de um método muito simples onde o liquido é levado à ebulição tornando-se vapor, o qual é, então, condensando e retornado ao estado líquido, depois este é coletado e armazenado para seu devido fim. A técnica de destilação é a combinação sucessiva dos processos de vaporização e de condensação visa dois fins: purificação de substâncias ou separação dos componentes de mistura.
	OBJETIVOS
	Este experimento teve como objetivo explora o processo de separação de misturas homogêneas de H2O e CuSO4 através da destilação simples, observar as diferenças entre estado liquido, solido e gasoso. 
	MATERIAIS
	· Aparato de destilação; 
· Pérolas de vidro; 
· Espátula de aço inox; 
· Solução aquosa de Sulfato de Cobre II (CuSO4); 
· Proveta de capacidade volumétrica de 50mL; 
	METODOLOGIA
	
Para a correta realização do experimento foram distribuídas orientações iguais a todos os alunos. O método se deu da seguinte forma:
Foi realizada a destilação de H2O e CuSO4, a fim de distinguir os pontos de ebulição do sulfato de cobre e da água. Após aproximadamente 9 minutos de aquecimento constante do CuSO4 partir da manta de aquecimento, numa temperatura em torno de 85°C, foi possível a observação da evaporação a partir de gotículas formadas no interior da vidraria. Com vários minutos após o início do experimento, o CuSO4 começou a pingar do condensador e foi coletado num Erlenmeyer. O processo de destilação foi possível devido à diferença entre os pontos de ebulição das substâncias envolvidas, onde o CuSO4 é mais volátil que a água, tendo como temperatura de ebulição 85,4°C enquanto a da água é de 100°C. 
	FOTOS
	
	Legenda
	Sulfato de Cobre II na proveta
	
	Legenda
	Acionando manta aquecedora 
	
	Legenda
	Visão do balão de destilação no processo. 
· AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Qual a função das pérolas de vidro no balão de destilação? 
Resposta: Possui a função de em caso de ebulição equilibram a energia cinética, vão se soltando e contém a ebulição, evitando que ocorra o derrame do líquido para fora do frasco.
2. A solução de Sulfato de Cobre II é preparada com quais substâncias? 
Resposta: Sulfato de Cobre ou Sulfato de Cúprico é um composto químico com fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4 5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele e azul brilhante A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado). Arcaicamente era chamado de vitríolo azul, caparrosa azul e pedra-azul.
3. Com base nos seus conhecimentos, justifique o porquê desta mistura ser denominada como homogênea e se o processo de destilação simples é ideal para efetuar a separação entre os componentes. 
Resposta: A mistura é considerada homogênea, pois não é possível distinguir superfície de separação entre os componentes o sulfato de cobre e as pérolas de vidro, nem mesmo com os mais aperfeiçoados equipamentos de aumento, como o ultramicroscópio e o microscópio eletrônico, método de separação de misturas homogêneas que separa o sólido dissolvido em um líquido. É um método utilizado para separar os componentes de uma mistura homogênea (apresenta uma única fase) formada por um componente sólido dissolvido em um líquido.
4. Com base nos seus conhecimentos, por que é necessário aquecer a mistura para que ocorra o processo?
Resposta: Emprega um aquecimento ao balão, para que aconteça a destilação. Ligado ao balão está o tudo de vidro, chamado de cabeça de destilação. O tubo de vidro liga-se a um condensador, que servirá para condensar os vapores ao estado líquido, que então serão recolhidos em recipientes separados A montagem será preparada de modo a que o condensador fique inclinado para que o líquido escorra para o vaso de recolha. Na extremidade superior da cabeça de destilação está um termómetro para s e poder controlar as temperaturas do processo. Os recipientes de recolha podem ser vasos de Erlenmeyer ou balões
5. Em seu entendimento do processo, por que é necessário possuir um termômetro no balão?
Resposta: É necessário para permitir o acompanhamento da temperatura durante o processo de destilação.
6. Com base nos seus conhecimentos, como irá ocorrer o processo de condensação? 
Descreva. 
Resposta: A condensação é o processo à vaporização, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.
7. Caso não houvesse água circulando no condensador, ocorreria o processo de condensação? Justifique. 
Resposta: Não, pois o condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.
8. Descreva o comportamento da mistura dentro do balão. 
Resposta: O balão é o equipamento de vidro que recebe a mistura para o início da destilação simples, quando a mistura atinge a uma certa temperatura dentro do balão, a mistura começa a borbulhar e a solução começa a sair do balão para o Erlenmeyer.
9. Qual o ponto de ebulição da água pura? 
Resposta: A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar.
 
10. Em seu entendimento, qual a substância que irá permanecer no balão e qual irá para o Erlenmeyer? Justifique.
Resposta: O sulfato de cobre, permanece no balão de destilação, pois a água, é totalmente separada do sólido e já no estado líquido, sai do condensador, sendo recolhida no Erlenmeyer colocado no final do aparelho. 
11. Os estados físicos destas duas substâncias em condições ambientes influenciaram nos resultados? Explique. 
Resposta: Sim, pois as pérolas de vidro possuem a função de em caso de ebulição equilibram a energia cinética, vão se soltando e contém a ebulição, evitando que ocorra o derrame do líquido para fora do frasco.
12. Caso estivéssemos trabalhando com duas substâncias líquidas onde os pontos de ebulição fossem próximos, seria possível utilizar a destilação simples para realizar o processo de separação da mistura? Explique. 
Resposta: Não, pois para soluções compostas por materiais com temperaturas de ebulição próximas, a destilação simples não é um método eficaz
13. Justifique com base nos seus conhecimentos possíveis perdas ocorridas no processo. 
Resposta: De um modo geral, o vapor que sai de um estágio acha-se enriquecido nos componentes mais voláteis. O líquido por sua vez, sai com menor quantidade de voláteis do que o líquido alimentado.
	REFERÊNCIAS
	Autor ALGETEC Laboratórios Virtuais - Física Instrumental –. Local AVA. Disponível em https://www.virtuaslab.net/ualabs/ualab/7/61a2150b175e0.html. Acesso em: 28 de novembro de 2021.

Outros materiais