Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
paper parafuso de Arquimedes

Pré-visualização | Página 1 de 1

O parafuso de Arquimedes é um dispositivo inicialmente criado para transporte de água entre recipientes em níveis distintos. Composto por um eixo principal onde se dispõem flancos de hélices em torno do mesmo, os quais se revestem de uma carcaça totalmente ou parcialmente em volta da rosca formada, aonde as aberturas nas extremidades deixam fluir de forma contínua e proporcional ao movimento radial imposto ao eixo.
Com o passar dos tempos e o avanço da engenharia, foi possível fazer melhorias consideráveis no parafuso de Arquimedes. É notório, que na atualidade os processos de bombeamento de água e outros líquidos são muito mais eficientes, inclusive, com outros métodos de bombeamento, no entanto os equipamentos para movimentações de grãos e substâncias amorfas e viscosas diversas são feitos através deste equipamento denominado hoje como “transportadores helicoidais ou transportadores contínuos helicoidais”, que nada mais são o parafuso de Arquimedes.
“...o transportador helicoidal pode ter a função agregada de misturador ou de separador dos materiais transportados.”
(http://www.transportedegraneis.ufba.br/Apostila/CAP9_TH.pdf acesso em 21-11-2021))
Embora a invenção deste tipo de equipamento seja atribuída a Arquimedes, há controvérsias na literatura sobre a criação do invento.
Embora sua invenção tenha sido sempre atribuída ao filósofo e matemático grego Arquimedes, que viveu entre 287 e 212 a.C., é bem possível que este dispositivo já fosse conhecido pelos egípcios antes desta época. A furadeira em forma de parafuso utilizada nos serviços de carpintaria, que funciona de maneira semelhante, já era conhecida na Grécia antes do século III a.C.
(Parafuso de Arquimedes, Invenções, Funcionamento Parafuso de Arquimedes (portalsaofrancisco.com.br) acessado em 21-11-2021)
Assim como Arquimedes o famoso Leonardo da Vinci também fez uma grande melhoria para a época dele neste invento, transformando uma simples rosca de flancos (figura 1) em uma tubulação em forma espiral (figura 2) eliminando a perca de líquido entre os flancos da rosca e sua respectiva calha/duto proporcionando um maior escoamento do mesmo.
Figura 1 parafuso de Arquimedes
1fonte: https://historia-do-brasil-e-do-mundo.hi7.co/parafuso-de-arquimedes-56c536824af79.html
acessado em 21-11-2021
Figura 2 projeto de Leonardo da Vinci
2fonte: https://fineartamerica.com/featured/archimedes-screws-and-water-wheels-leonardo-da-vinci.html
Acessado em 21-11-2021
 Estudiosos têm desenvolvido vários outros propósitos integrados a esse tipo de transportador, como por exemplo, misturar, separar, resfriar e aquecer. Nota se também que há várias opiniões quanto restrição na aplicação, porém, encontra se transportadores para várias finalidades, aplicações e demandas. Nas (figura 3 e 4) podemos verificar essa desproporção.
Figura 3 transportador helicoidal vertical de pó
3 https://www.youtube.com/watch?v=ULueoQmL3Uc
Acessado em 21-11-2021
Figura 4 lavador de sal
4 https://web.facebook.com/JC-Projetosdesenhos-510663429269926/photos/512878715715064
Acessado em 21-11-2021
Referências
http://br.geocities.com/saladesica
http://www.esrp.pt/departam/g04/textos/cientistas/arquimedes/arquimedes.html
http://www.eradeciencias.com.br/sala25/25-C03.asp
http://www.hidrovector.com.br/ebook-carneiro-hidraulico.asp
br.geocities.com/www.the-business-of-atents.com/www.moodle.ufba.br
http://www.apequipamentos.com.br/equipamentos/transportadores-helicoidais
http://www.transportedegraneis.ufba.br/Apostila/CAP9_TH.pdf