Buscar

Fases da Gestação e suas Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
O processo da gestação é uma fase de muitas novidades e descobertas para a mãe e as pessoas que estão a sua volta. Tal processo implica em mudanças ligadas ao corpo e ao comportamento da mãe e à formação do corpo do bebê, mudando de tamanho, por exemplo. Quando observamos o processo gestacional, identificamos, em quase todas as mulheres, comportamentos e sinais característicos de cada fase para a maioria das mulheres que passam por esse processo. Durante a disciplina, compreendemos como todo o processo de gestação e pós-parto é importante para a mulher, entendendo quais são os impactos biopsicossociais dessas fases na vida da mulher (RÉ, 2011).
Referencia:
RÉ, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, v. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300008. Acesso em: 13 maio. 2020.
Considerando os aspectos estudados, escreva um texto sobre as fases da gestação, elencando os seguintes tópicos:
· fases da gestação que a mulher vivencia;
· características de cada fase da gestação.
A gestação tem início com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, seus primeiros sinal são a ausência do ciclo menstrual, enjoos e vômitos, também ocorre o aumento dos seios, da fome, do cansaço e do sono. A gravidez modifica quase todos os sistemas da mãe, o gastrointestinal, o hepatobiliar, o endócrino e o tegumentar. Tais alterações acontecem ao longo das fases da gestação, em torno de 42 semanas. As quais são estruturadas em três fases, denominadas de trimestres. O primeiro trimestre é o início da gestação; o segundo trimestre corresponde aos três meses que vão do terceiro ao sexto mês; e o terceiro trimestre seria o final da gestação, que se encerra com o nascimento da criança.
O primeiro trimestre, quando na maioria das vezes ocorre a descoberta da gestação, podem surgir enjoos e náuseas, bem como inchaço das mamas, sonolência, assim como o desejo ou repulsa por alguns alimentos e cheiros.
No segundo trimestre os enjoos e náuseas são mais amenos. É uma fase mais tranquila, que se foca no desenvolvimento do bebê. A vontade de urinar a todo momento diminui, porém o intestino pode sofrer com constipação.
No terceiro e último semestre há o maior crescimento da barriga da mãe, quanto mais perto do nascimento da criança, o que pode causar dores na coluna, desconforto no quadril, pois o corpo da mãe está se preparando para o parto e o bebê se colocando na posição para o nascimento. Nessa fase pode surgir falta de ar e dificuldade para respirar devido ao tamanho da criança e seus movimentos dentro da barriga.
Ao durante todo esse período, o corpo da gestante muda e se adapta às necessidades de formação e conforto do bebê, que está evoluindo na formação de seu corpo e no crescimento, que irão culminar no nascimento de uma criança saudável, na maioria das vezes.	Comment by PATRICIA CONCEICAO BORGES FRANCA FIALHO CERQUEIRA:

Outros materiais