Buscar

Avaliacao 4 - Virologia Enfermagem 131021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
IMPG - INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES 
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA E – IMW-239
PERÍODO: 2021.1 - Coordenador: Profa. Marinella Silva Laport
BLOCO DE VIROLOGIA - Responsável: Prof. Maulori Curié Cabral
AVALIAÇÃO 4 - Data: 13.10.2021
Seu Nome: 
_____________________________________________________________________________
Avisos:
1. Esta quarta avaliação síncrona do tópico de Virologia, vale dois pontos, dos 10 pontos da nota deste tópico, e abrangerá os temas das atividades XVIII, XX e XXII. Ficará aberta no período das 7:30h às 9:15 h, do dia 13/10/21, na nossa sala do Class Room.  Respostas enviadas fora do prazo serão avaliadas descontando-se 0,2 pontos, para cada período de cinco minutos transcorrido, após o tempo hábil da avaliação.   
2. Caso ocorra algum imprevisto que impeça a sua participação na atividade, está aberta a possibilidade de uma segunda chamada. Para isto, você deve apresentar, na sala do Class Room, o pedido com a justificativa, para ser avaliada pela Coordenação da Disciplina. Sendo aprovada, a segunda chamada será oferecida como uma avaliação oral, via “Meeting”, a ser realizada no período das 12 às 13 h, no dia 15/10/21, ou seja, próximo dia de aula após a avaliação conjunta da turma.
3. Antes de começar a responder as perguntas, salve esse arquivo identificando-o com o seu nome completo. Após finalizar as respostas, você deve converter o arquivo para PDF e enviá-lo, dentro do prazo, por upload, para a caixa de respostas da Avaliação 4, nossa sala no Class Room. Ao todo são três questões, cada uma com duas perguntas, portanto vocês têm, em média, 11 minutos para responder cada uma das perguntas.  
4. Para iniciar a responder as perguntas desta prova, saiba que este é um tipo de prova que permite consulta. Mas, as respostas devem ser elaboradas com suas próprias palavras. Caso seja detectado plágio no seu texto, a nota atribuída, a esta avaliação do conhecimento, será Zero. 
5. Recomendamos que, caso tenha consultado alguma bibliografia durante a elaboração das respostas, cite a referência.
 
Questão 1 (vale 0,7pontos): Infecções por Herpesvírus
Analise as duas narrativas descritas abaixo e responda as perguntas a elas relacionadas. 
I) Numa anamnese, uma mulher de 23 anos, está acometida de lesões vesiculares e ulceradas, dolorosas, na genitália externa e foi perguntada sobre a atividade sexual. Como resposta, ela reporta ter tido apenas um parceiro sexual, com o qual faz sexo desprotegido. Ainda informou que o parceiro não apresentava lesões semelhantes na genitália. 
2) Mulher, 57 anos, hipertensa e com doença renal crônica, apresenta intensa dor cutânea, em forma de faixa, na parte posterior do dorso esquerdo. No exame clínico, nenhuma lesão cutânea visível é encontrada, mesmo após 5 dias de dor. A ela é dado o diagnóstico de neuralgia, com a recomendação que retorne uma semana depois. Na segunda consulta, a mulher chega apresentando lesões avermelhadas e vesiculares, sem pus, que ela acredita serem alérgicas, na mesma região da dor. Exame de sangue demonstra presença de linfócitos atípicos e quantidade normal de células relacionadas ao fenômeno de alergia. O médico recomenda o descanso, reposição de fluidos, e que evite contato com outras pessoas, especialmente aquelas que nunca tiveram uma determinada doença da infância.
a. Cite o nome dos tipos virais envolvidos em cada uma das duas narrativas descritas acima?
Resposta:
b. Considerando apenas o caso da narrativa 1 e com base nos seus conhecimentos em Virologia, explique como a mulher pôde ter adquirido a infecção genital.
Resposta:
c. Considerando a patogenia da infecção viral descrita na narrativa 2, explique como a doença viral, ocorrida na infância, pode se manifestar no adulto, mesmo após várias décadas.
Resposta:
Questão 2 (vale 0,7 pontos): Raiva 
A raiva é uma encefalomielite aguda progressiva e fatal decorrente da infecção pelos Lyssavirus, comumente chamados de vírus da raiva. A infecção pelos vírus da raiva apresenta neurotropismo e, quando sintomas clínicos de raiva se estabelecem, o quadro neuropatológico é característico e a evolução da doença é o óbito. Felizmente, medidas profiláticas pós-exposição à infecção pelos vírus rábicos são eficazes na prevenção da raiva clínica. A respeito desse tema, responda:
a. Quais são as formas de transmissão do vírus da raiva?
Resposta:
b. Como a infecção pelo vírus da raiva provoca as alterações clínicas nos pacientes acometidos de raiva?
Resposta:
c. Analise o seguinte incidente: uma criança de 10 anos foi mordida na panturrilha pelo próprio cachorro, após ela ter pisado acidentalmente na cauda dele. Diante do enunciado e em função do seu conhecido sobre a profilaxia pós-exposição disponível para prevenção da Raiva:
c1- Classifique a gravidade do incidente, em relação ao risco de raiva. 
Resposta:
 
c2- Indique que procedimentos devem ser adotados, em relação à criança.
Resposta:
Questão 4 (vale 0,6 pontos): Hepatites virais 
Uma menina de 8 anos, moradora da periferia de São Gonçalo – um dos municípios com pior Índice de Desenvolvimento Humano do país – é levada ao pronto socorro após alguns dias de apatia, corpo mole, falta de apetite e febre. A mãe leva a criança à atenção em saúde após notar o inchaço abdominal e o amarelamento da pele e dos olhos. Considerando os fatores socioculturais descritos, responda:
a. Qual é ou quais são os potenciais tipos de agentes virais envolvidos no quadro de hepatite da citada criança?
Resposta:
b. Explique se este agente viral é capaz de produzir infecção persistente do tipo crônica.
Resposta:
c. Todas as infecções por vírus que causam as 4 principais hepatites virais podem ser prevenidas da mesma forma? Justifique.
Resposta:

Continue navegando