Buscar

GABARITO Avaliação II - Individual FLEX

Prévia do material em texto

1A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 000, assinale a alternativa CORRETA:
A
Filosofia.
B
Literatura.
C
História.
D
Generalidades.
2O sistema de classificação decimal de Dewey (CDD) é uma ferramenta organizacional de conhecimento geral que é continuamente revisada para acompanhar o conhecimento. O sistema foi concebido por Melvil Dewey, em 1873, e publicado pela primeira vez em 1876. Com relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), assinale a alternativa INCORRETA:
A
Possui uma notação mista.
B
Tomou como base o sistema de classificação de Harris.
C
O grupo dos três primeiros algarismos é separado por um ponto.
D
Foi a primeira classificação bibliográfica propriamente dita a utilizar números arábicos decimais.
3Na Classificação Decimal de Dewey existem as tabelas principais e as auxiliares. As tabelas principais, ou esquemas, consistem em uma extensa tabela de todos os números da CDD, indicando seus assuntos e notas explicativas para o uso. Para utilizá-los de forma correta e eficiente, é necessário conhecer e entender suas divisões (sumários) e suas instruções e notas explicativas nas classes principais e nas tabelas auxiliares. Dentre as notas explicativas, existem princípios para a escolha notacional. Sobre os princípios notacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ordem de preferência e citação não devem ser consideradas quando vários aspectos, ou características de um assunto, são fornecidos na classificação.
(    ) Regra de aplicação: quando ocorre um assunto na mesma disciplina.
(    ) Tratamento completo: mais de um assunto na mesma disciplina, ou seja, uma obra sobre dois assuntos é classificada no assunto que recebeu o tratamento maior.
(    ) Regra do primeiro de dois: quando há mais de um assunto na mesma disciplina, ou seja, uma obra que apresenta dois assuntos com grau de igualdade é classificada no segundo número (assunto), na ordem em que aparece na classe principal, nos esquemas. Vale mencionar que há exceções em alguns casos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - F.
4A Classificação Decimal de Dewey é organizada em quatro volumes, sendo que um desses volumes compreendem todas as 7 tabelas auxiliares da CDD. Estas tabelas são denominadas assim porque representam conceitos que podem, virtualmente, ocorrer associados a qualquer assunto das dez classes principais. A tabela 3, é subdividida em 3-A, 3-B e 3-C e são referentes à subdivisão de artes e às literaturas específicas. Sobre esta tabela, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem como finalidade proporcionar números que representem os diversos detalhes próprios da literatura, como os gêneros, os períodos, as escolhas e as pessoas envolvidas com a criação literária.
(    ) A Tabela 3 não é de uso exclusivo da Classe 800.
(    ) A Tabela 3-C é destinada a complementar a Tabela 3-B, quando autorizado pelo sistema, proporcionando detalhes de natureza especial.
(    ) A tabela 3-A aborda dois ou mais autores e a retórica de formas literárias específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
5A CDD foi construída sobre princípios sólidos que a tornam ideal como ferramenta geral de organização do conhecimento: notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópicos. Na CDD, as classes básicas são organizadas por disciplinas ou campos de estudo. A estrutura principal da CDD é apresentada nos sumários. Para que servem os sumários na CDD?
A
Para o entendimento do processo de síntese (entre as tabelas).
B
Para o entendimento do recurso mnemônico (repetições frequentes).
C
Para o entendimento da estrutura notacional (princípio hierárquico).
D
Para o entendimento da ordem de citação.
6A ordem de Citação e preferência é outro recurso apresentado pela Classificação Decimal de Dewey e devem ser consideradas quando existirem múltiplos aspectos de um assunto e esses forem apresentados na classificação e o assunto tratar de mais de um tema. A sua utilização será informada pela CDD, quando não o fizer, existe uma ordem padrão. Com relação à sequência correta da ordem de citação padrão, ordene os itens a seguir:
I- Forma (se é dicionário, periódico etc.).
II- Aspecto geográfico (o uso da tabela).
III- Assunto específico (a notação das classes).
IV- Aspecto temporal (período histórico).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - I - IV.
B
IV - I - II - II.
C
III - II - IV - I.
D
II - III - I - IV.
7Na Classificação Decimal de Dewey existe um recurso chamado Síntese, esse processo é empregado pela CDD para a formação de notações que representam assuntos compostos ou aspectos de assuntos em que não há números prontos nas tabelas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As sínteses visam formar classificações (notações) complexas que não existem nas classes principais.
(    ) O classificador deve observar atentamente onde constam, nos sistemas, notas com diretrizes para o emprego desse recurso.
(    ) As sínteses objetivam construir um número que não há pronto na tabela e a utilização das tabelas objetiva complementar uma notação.
(    ) O uso das sínteses e das tabelas deve ser realizado conforme a demanda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
V - V - V - V.
D
F - V - V - V.
8A Classificação Decimal de Dewey está ordenada por disciplinas e assuntos, que englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem, mantendo uma relação hierárquica entre si. Sobre a hierarquia e a notação da CDD, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As disciplinas não são encaradas como grandes ramos do conhecimento, que englobam conceitos ou ideias menores.
(    ) É um sistema de classificação decimal.
(    ) É o oposto das classificações analítico-sintética proporcionando listas fechadas e não facetas.
(    ) É um sistema de classificação, primordialmente bibliográfica, destinado a servir de base à organização de documentos e de seus sucedâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - F.
D
F - V - F - V.
9Na Classificação Decimal de Dewey existem as tabelas principais e as auxiliares. As tabelas principais ou esquemas, consistem em uma extensa tabela de todos os números da CDD, indicando seus assuntos e notas explicativas para o uso. Para utilizá-los de forma correta e eficiente, é necessário conhecer e entender suas divisões (sumários) e suas instruções e notas explicativas nas classes principais e nas tabelas auxiliares. Sobre as tabelas principais e os esquemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Números entre "[ ]" (colchetes) estão em desuso.
(    ) Números entre "( )" (parênteses) não são opcionais.
(    ) Números assinalados por "*" (asterisco) ou "+" (cruz), observar nota no pé da página, quando for necessária alguma complementação.
(    ) Números e notas entre parênteses fornecem opções para a prática de classificação padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - F - V.
10O propósito da classificação em unidades de informação é organizar o conhecimento contido em qualquer tipo de documento. Para classificar, precisamos de um instrumento que nos ajude a separar por assunto: são os sistemas de classificação bibliográfica, sendo que a Classificação Decimal de Dewey - CDD - é um desses sistemas. Sobre a CDD, analise as sentenças a seguir:
I- Para a construçãoda CDD, Dewey se amparou para a construção de seu sistema em vários filósofos da antiguidade.
II- A CDD abrange o mapa parcial das áreas do conhecimento, mostrando os seus conceitos e suas relações.
III- Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.

Outros materiais