Logo Passei Direto
Buscar
User badge image
Avani Reis

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Há um posicionamento dos simbolistas sobre o real e o belo, influenciado pelo progresso tecnológico e científico. Este avanço deixa o homem em uma posição de individualismo e busca por resposta a questionamentos até filosóficos sobre a existência humana, o conceito de verdade e realidade e o surgimento da vida.
O Simbolismo enquanto escola literária se posiciona: Escolha uma opção:
A. Pactuante ao Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
B. Pactuante ao Romantismo subjetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
C. Pactuante do Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
D. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Parnasianismo positivista.
E. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Romantismo subjetivo.

Numa concepção naturalista, Zola (1995, p. 24) afirma que é preciso 'colocar em pé criaturas vivas, representando diante dos leitores a comédia humana com a maior naturalidade possível'. Ainda que haja esse pensamento, o Realismo/Naturalismo encontra no início do século XX seu declínio.
O que se percebe é que o movimento realista/naturalista:
A. Manteve-se incólume até mesmo a forma como o Modernismo se apresenta como novo movimento literário.
B. Conseguiu destituir o Romantismo e se solidificar por propor conhecer a realidade da classe social menos abastada.
C. Toca, desde o início do movimento literário, a figura humana da mesma forma que os desenhos com traços geométricos são representados. Tanto as formas geométricas quanto os traços e as cores são pintadas de forma linear, mantendo os preceitos da Escola Literária Classicista.
D. Parece não mais querer tocar na vida, pois, como a 'realidade' se mostrava insuportável.

Considera-se que o movimento literário realista foi um forte movimento, ainda que tenha sido alvo de severas críticas. Conquistou valoroso número de apreciadores, até porque a leitura de seus objetos é acessível mesmo a quem não é iniciado em arte. Ainda assim o realismo sofreu uma dura acusação quando se considerou que ele não seria arte. Esta foi uma das acusações sofridas pelo realismo do final do século XIX. Para tanto foram apontadas várias justificativas:
Sobre as afirmativas a cima, são verdadeiras:
I - A arte é um trabalho de criação humana, e os artistas realistas não criavam, apenas descreviam a vida tal como ela se mostrava;
II - O realismo retratava a vida ordinária, o homem comum, assuntos que não eram tidos como temas da arte (de acordo com as hierarquias das poéticas);
III - As descrições que não estavam intimamente ligadas à narração, bem como as digressões, transgrediam as regras aristotélicas;
IV - As leis de causa e efeito não eram respeitadas no realismo;
V - As condutas imorais (ou a-morais) dos personagens realistas violavam os valores da sociedade católica;
VI - O realismo apresentava a vida "como ela é", portanto, não fazia ficção, que seria o "próprio" da arte.
A. II, III, IV, V e VI
B. I, II, III, IV, V e VI
C. I, II, IV, V e VI
D. I, II, III, IV e V
E. I, II, III, V e VI

O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo, analisar as afirmativas abaixo.
Assinalar a opção que contém a única afirmativa correta.
( I ) Os autores simbolistas buscaram manter a mesma estética do Realismo, inclusive seu apego ao cientificismo e a objetividade daquela época;
( II ) É considerado como característica primordial do Simbolismo o apego às características do Classicismo, ou seja, a arte metódica e métrica perfeita.
( III ) O Simbolismo busca traduzir múltiplas dimensões de realidades exclusivamente burguesas a partir de diferentes concepções de beleza e espaço.
( IV ) Os artistas simbolistas tinham como preocupação renegar a razão como princípio organizador do mundo.
( V ) As pautas dos simbolistas era a corte e as questões não geográficas.
A. I apenas.
B. V apenas.
C. II apenas.
D. III apenas.
E. IV apenas.

O homem e a sociedade do Século XIX e XX passaram por importantes transformações. Todo esse processo se rompe com o estopim da Primeira Guerra Mundial que deu, ao mundo, novos desenhos e rearranjos. Este período experimentou a vivência do Simbolismo.
Sobre o primeiro autor simbolista, assinar a opção correta:
A. Para Charles Baudelaire, primeiro autor simbolista, autor da obra Oaristos, a missão do simbolismo foi de reestruturar a sociedade burguesa do século XVII.
B. É, didaticamente, reconhecido como Cesário Verde, com a obra Dom Casmurro, onde o enredo trata de um jovem padre que desvela a igreja católica;
C. Rompeu com as formas harmoniosas e precisas dos versos, considerava necessário extrair beleza da miséria, do feio, da coisa ordinária.
D. Sua importante obra busca manter a estética classicista com versos de métrica extremamente padronizada e rimas apuradas.
E. Apesar do momento de elevado avanço científico, o primeiro autor simbolista buscou expressar de forma exemplar a estética do romantismo do século XIX.

O Simbolismo, estética literária do Século XIX tem como expoente Charles Baudelaire com sua obra as Flores do Mal. Esta obra causa um frisson na sociedade da época visto ter aflorado a discussão sobre temáticas que eram, para aquela época, consideradas tabus.
Além dessa, assinalar a outra característica do Simbolismo:
A. Para o Simbolismo o caráter científico é o que mais ideal há, na perspectiva de constituição do sujeito.
B. O Simbolismo vai na contramão dos princípios da ciência e da objetividade da Escola Literária Realista;
C. O Simbolismo enquanto estética literária apoia-se na perspectiva de perceber o sujeito burguês;
D. Há intenso embate entre o Simbolismo, o Romantismo e o Parnasianismo.
E. O Simbolismo busca omitir todos os 'lixos' e 'sujos' da humanidade, opondo-se as percepções da estética romântica.

Sobre a Escola Realista/Naturalista, analisar as assertivas abaixo:
Apresenta a sequência correta o item:
( ) Um forte indicativo de como a arte se aliou ao pensamento vigente aparece no realismo/naturalismo, em que o caráter científico sofre apagamento em muitos romances.
( ) Os casos de histeria e os diagnósticos médicos são narrados e descritos exclusivamente nos romances de Madame Bovary, Flaubert; A Normalista, Adolfo Caminha, O mulato, Aluísio Azevedo.
( ) Uma característica importante da arte realista/naturalista é que esta acompanhou todos os estudos científicos e sociais que lhe antecederam e lhe sucederam e se tornou adepta deles, deixando de lado os ideais e subjetivismos românticos.
( ) É importante destacar que no Século XIX, com a ascensão da burguesia, muitas pessoas viviam em condições deploráveis e com intenso sentimento de desilusão e desamparo, e as artes mostram isso, principalmente o Realismo/Naturalismo.
( ) O Realismo/Naturalismo vem em consecução ao Romantismo, época que fora marcada pelo nacionalismo exacerbado, constituído na imagem do herói nacional e o retorno à subjetividade.
A. V - V - F - F - F.
B. F - F - F - V - V.
C. V - F - F - F - V.
D. F - F - V - V - F.

O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo, três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo.
Assinalar a afirmativa abaixo cujo autor e obra marcam o início da estética simbolista.
A. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Cesário Verde e sua obra As flores do mal.
B. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra As flores do mal.
C. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Madame Bovary.
D. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Flaubert e sua obra As flores do mal.
E. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Oaristos.

Há intensa rejeição da estética Realista por um importante filósofo. Na percepção dele, os desencadeamentos utópicos do Realismo/Naturalismo podem ser comparados a um rio que se passa sempre da mesma forma, sem mudanças que não sejam catastróficas.
Esse pensador foi:
A. Sterlling
B. Luckás
C. Hegel.
D. Sartre.
E. Hörling

A literatura baseada na observação e descrição elimina sempre, em medida crescente, o intercâmbio entre práxis e a vida interior. A partir desse mapeamento da arte do final do século XIX, e talvez entendendo que a partir daí e por causa do realismo/naturalismo houve uma "decadência" na literatura, Lukács faz um diagnóstico do momento. Essa "estética ideológica" do final do século é tida como um "mal" da literatura brasileira, que exterminou o romantismo e ainda teve a audácia de retornar em outros momentos do século XX.
Essa percepção foi feita por:
A. Cesário Verde
B. Luckás
C. Hörling
D. Flora Süssekind
E. Hegel

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Há um posicionamento dos simbolistas sobre o real e o belo, influenciado pelo progresso tecnológico e científico. Este avanço deixa o homem em uma posição de individualismo e busca por resposta a questionamentos até filosóficos sobre a existência humana, o conceito de verdade e realidade e o surgimento da vida.
O Simbolismo enquanto escola literária se posiciona: Escolha uma opção:
A. Pactuante ao Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
B. Pactuante ao Romantismo subjetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
C. Pactuante do Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
D. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Parnasianismo positivista.
E. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Romantismo subjetivo.

Numa concepção naturalista, Zola (1995, p. 24) afirma que é preciso 'colocar em pé criaturas vivas, representando diante dos leitores a comédia humana com a maior naturalidade possível'. Ainda que haja esse pensamento, o Realismo/Naturalismo encontra no início do século XX seu declínio.
O que se percebe é que o movimento realista/naturalista:
A. Manteve-se incólume até mesmo a forma como o Modernismo se apresenta como novo movimento literário.
B. Conseguiu destituir o Romantismo e se solidificar por propor conhecer a realidade da classe social menos abastada.
C. Toca, desde o início do movimento literário, a figura humana da mesma forma que os desenhos com traços geométricos são representados. Tanto as formas geométricas quanto os traços e as cores são pintadas de forma linear, mantendo os preceitos da Escola Literária Classicista.
D. Parece não mais querer tocar na vida, pois, como a 'realidade' se mostrava insuportável.

Considera-se que o movimento literário realista foi um forte movimento, ainda que tenha sido alvo de severas críticas. Conquistou valoroso número de apreciadores, até porque a leitura de seus objetos é acessível mesmo a quem não é iniciado em arte. Ainda assim o realismo sofreu uma dura acusação quando se considerou que ele não seria arte. Esta foi uma das acusações sofridas pelo realismo do final do século XIX. Para tanto foram apontadas várias justificativas:
Sobre as afirmativas a cima, são verdadeiras:
I - A arte é um trabalho de criação humana, e os artistas realistas não criavam, apenas descreviam a vida tal como ela se mostrava;
II - O realismo retratava a vida ordinária, o homem comum, assuntos que não eram tidos como temas da arte (de acordo com as hierarquias das poéticas);
III - As descrições que não estavam intimamente ligadas à narração, bem como as digressões, transgrediam as regras aristotélicas;
IV - As leis de causa e efeito não eram respeitadas no realismo;
V - As condutas imorais (ou a-morais) dos personagens realistas violavam os valores da sociedade católica;
VI - O realismo apresentava a vida "como ela é", portanto, não fazia ficção, que seria o "próprio" da arte.
A. II, III, IV, V e VI
B. I, II, III, IV, V e VI
C. I, II, IV, V e VI
D. I, II, III, IV e V
E. I, II, III, V e VI

O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo, analisar as afirmativas abaixo.
Assinalar a opção que contém a única afirmativa correta.
( I ) Os autores simbolistas buscaram manter a mesma estética do Realismo, inclusive seu apego ao cientificismo e a objetividade daquela época;
( II ) É considerado como característica primordial do Simbolismo o apego às características do Classicismo, ou seja, a arte metódica e métrica perfeita.
( III ) O Simbolismo busca traduzir múltiplas dimensões de realidades exclusivamente burguesas a partir de diferentes concepções de beleza e espaço.
( IV ) Os artistas simbolistas tinham como preocupação renegar a razão como princípio organizador do mundo.
( V ) As pautas dos simbolistas era a corte e as questões não geográficas.
A. I apenas.
B. V apenas.
C. II apenas.
D. III apenas.
E. IV apenas.

O homem e a sociedade do Século XIX e XX passaram por importantes transformações. Todo esse processo se rompe com o estopim da Primeira Guerra Mundial que deu, ao mundo, novos desenhos e rearranjos. Este período experimentou a vivência do Simbolismo.
Sobre o primeiro autor simbolista, assinar a opção correta:
A. Para Charles Baudelaire, primeiro autor simbolista, autor da obra Oaristos, a missão do simbolismo foi de reestruturar a sociedade burguesa do século XVII.
B. É, didaticamente, reconhecido como Cesário Verde, com a obra Dom Casmurro, onde o enredo trata de um jovem padre que desvela a igreja católica;
C. Rompeu com as formas harmoniosas e precisas dos versos, considerava necessário extrair beleza da miséria, do feio, da coisa ordinária.
D. Sua importante obra busca manter a estética classicista com versos de métrica extremamente padronizada e rimas apuradas.
E. Apesar do momento de elevado avanço científico, o primeiro autor simbolista buscou expressar de forma exemplar a estética do romantismo do século XIX.

O Simbolismo, estética literária do Século XIX tem como expoente Charles Baudelaire com sua obra as Flores do Mal. Esta obra causa um frisson na sociedade da época visto ter aflorado a discussão sobre temáticas que eram, para aquela época, consideradas tabus.
Além dessa, assinalar a outra característica do Simbolismo:
A. Para o Simbolismo o caráter científico é o que mais ideal há, na perspectiva de constituição do sujeito.
B. O Simbolismo vai na contramão dos princípios da ciência e da objetividade da Escola Literária Realista;
C. O Simbolismo enquanto estética literária apoia-se na perspectiva de perceber o sujeito burguês;
D. Há intenso embate entre o Simbolismo, o Romantismo e o Parnasianismo.
E. O Simbolismo busca omitir todos os 'lixos' e 'sujos' da humanidade, opondo-se as percepções da estética romântica.

Sobre a Escola Realista/Naturalista, analisar as assertivas abaixo:
Apresenta a sequência correta o item:
( ) Um forte indicativo de como a arte se aliou ao pensamento vigente aparece no realismo/naturalismo, em que o caráter científico sofre apagamento em muitos romances.
( ) Os casos de histeria e os diagnósticos médicos são narrados e descritos exclusivamente nos romances de Madame Bovary, Flaubert; A Normalista, Adolfo Caminha, O mulato, Aluísio Azevedo.
( ) Uma característica importante da arte realista/naturalista é que esta acompanhou todos os estudos científicos e sociais que lhe antecederam e lhe sucederam e se tornou adepta deles, deixando de lado os ideais e subjetivismos românticos.
( ) É importante destacar que no Século XIX, com a ascensão da burguesia, muitas pessoas viviam em condições deploráveis e com intenso sentimento de desilusão e desamparo, e as artes mostram isso, principalmente o Realismo/Naturalismo.
( ) O Realismo/Naturalismo vem em consecução ao Romantismo, época que fora marcada pelo nacionalismo exacerbado, constituído na imagem do herói nacional e o retorno à subjetividade.
A. V - V - F - F - F.
B. F - F - F - V - V.
C. V - F - F - F - V.
D. F - F - V - V - F.

O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo, três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo.
Assinalar a afirmativa abaixo cujo autor e obra marcam o início da estética simbolista.
A. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Cesário Verde e sua obra As flores do mal.
B. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra As flores do mal.
C. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Madame Bovary.
D. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Flaubert e sua obra As flores do mal.
E. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Oaristos.

Há intensa rejeição da estética Realista por um importante filósofo. Na percepção dele, os desencadeamentos utópicos do Realismo/Naturalismo podem ser comparados a um rio que se passa sempre da mesma forma, sem mudanças que não sejam catastróficas.
Esse pensador foi:
A. Sterlling
B. Luckás
C. Hegel.
D. Sartre.
E. Hörling

A literatura baseada na observação e descrição elimina sempre, em medida crescente, o intercâmbio entre práxis e a vida interior. A partir desse mapeamento da arte do final do século XIX, e talvez entendendo que a partir daí e por causa do realismo/naturalismo houve uma "decadência" na literatura, Lukács faz um diagnóstico do momento. Essa "estética ideológica" do final do século é tida como um "mal" da literatura brasileira, que exterminou o romantismo e ainda teve a audácia de retornar em outros momentos do século XX.
Essa percepção foi feita por:
A. Cesário Verde
B. Luckás
C. Hörling
D. Flora Süssekind
E. Hegel

Prévia do material em texto

Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
· 
1
· 
·  
	Iniciado em
	Monday, 29 Nov 2021, 11:36
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Monday, 29 Nov 2021, 11:56
	Tempo empregado
	19 minutos 54 segundos
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 10,00(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Há um posicionamento dos simbolistas sobre o real e o belo, influenciado pelo progresso tecnológico e científico. Este avanço deixa o homem em uma posição de individualismo e busca por resposta a questionamentos até filosóficos sobre a existência humana, o conceito de verdade e realidade e o surgimento da vida.
O Simbolismo enquanto escola literária se posiciona:
Escolha uma opção:
A. Pactuante ao Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
B. Pactuante ao Romantismo subjetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
C. Pactuante do Realismo racional e objetivo e oposto ao Parnasianismo positivista.
D. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Parnasianismo positivista.
E. Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Romantismo subjetivo. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 21 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: Oposto ao Realismo racional e objetivo e ao Parnasianismo positivista.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Numa concepção naturalista, Zola (1995, p. 24) afirma que é preciso "colocar em pé criaturas vivas, representando diante dos leitores a comédia humana com a maior naturalidade possível". Ainda que haja esse pensamento, o Realismo/Naturalismo encontra no início do século XX seu declínio. O que se percebe é que o movimento realista/naturalista:
Escolha uma opção:
A. Conseguiu destituir o Romantismo e se solidificar por propor conhecer a realidade da classe social menos abastada.
B. Toca, desde o início do movimento literário, a figura humana da mesma forma que os desenhos com traços geométricos são representados. Tanto as formas geométricas quanto os traços e as cores são pintadas de forma linear, mantendo os preceitos da Escola Literária Classicista.
C. Parece não mais querer tocar na vida, pois, como a “realidade” se mostrava insuportável. 
D. Manteve-se incólume até mesmo a forma como o Modernismo se apresenta como novo movimento literário.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: Parece não mais querer tocar na vida, pois, como a “realidade” se mostrava insuportável.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considera-se que o movimento literário realista foi um forte movimento, ainda que tenha sido alvo de severas críticas. Conquistou valoroso número de apreciadores, até porque a leitura de seus objetos é acessível mesmo a quem não é iniciado em arte. Ainda assim o realismo sofreu uma dura acusação quando se considerou que ele não seria arte. Esta foi uma das acusações sofridas pelo realismo do final do século X
IX___ Para tanto foram apontadas várias justificativas:
I - A arte é um trabalho de criação humana, e os artistas realistas não criavam, apenas descreviam a vida tal como ela se mostrava;
II - O realismo retratava a vida ordinária, o homem comum, assuntos que não eram tidos como temas da arte (de acordo com as hierarquias das poéticas);
III - As descrições que não estavam intimamente ligadas à narração, bem como as digressões, transgrediam as regras aristotélicas;
IV - As leis de causa e efeito não eram respeitadas no realismo;
V - As condutas imorais (ou a-morais) dos personagens realistas violavam os valores da sociedade católica;
VI - O realismo apresentava a vida "como ela é", portanto, não fazia ficção, que seria o "próprio" da arte.
Sobre as afirmativas a cima, são verdadeiras:
Escolha uma opção:
A. II, III, IV, V e VI
B. I, II, III, IV, V e VI 
C. I, II, IV, V e VI
D. I, II, III, IV e V
E. I, II, III, V e VI
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: I, II, III, IV, V e VI
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo, analisar as afirmativas abaixo.
( I ) Os autores simbolistas buscaram manter a mesma estética do Realismo, inclusive seu apego ao cientificismo e a objetividade daquela época;
( II ) É considerado como característica primordial do Simbolismo o apego às características do Classicismo, ou seja, a arte metódica e métrica perfeita.
( III ) O Simbolismo busca traduzir múltiplas dimensões de realidades exclusivamente burguesas a partir de diferentes concepções de beleza e espaço.
( IV ) Os artistas simbolistas tinham como preocupação renegar a razão como princípio organizador do mundo.
( V ) As pautas dos simbolistas era a corte e as questões não geográficas.
Assinalar a opção que contém a única afirmativa correta.
Escolha uma opção:
A. I apenas.
B. IV apenas.
C. III apenas. 
D. II apenas.
E. V apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 15 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: IV apenas.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O homem e a sociedade do Século XIX e XX passaram por importantes transformações. Todo esse processo se rompe com o estopim da Primeira Guerra Mundial que deu, ao mundo, novos desenhos e rearranjos. Este período experimentou a vivência do Simbolismo.
Sobre o primeiro autor simbolista, assinar a opção correta:
Escolha uma opção:
A. Para Charles Baudelaire, primeiro autor simbolista, autor da obra Oaristos, a missão do simbolismo foi de reestruturar a sociedade burguesa do século XVII.
B. É, didaticamente, reconhecido como Cesário Verde, com a obra Dom Casmurro, onde o enredo trata de um jovem padre que desvela a igreja católica;
C. Rompeu com as formas harmoniosas e precisas dos versos, considerava necessário extrair beleza da miséria, do feio, da coisa ordinária.
D. Sua importante obra busca manter a estética classicista com versos de métrica extremamente padronizada e rimas apuradas.
E. Apesar do momento de elevado avanço científico, o primeiro autor simbolista buscou expressar de forma exemplar a estética do romantismo do século XIX. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 14 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: Rompeu com as formas harmoniosas e precisas dos versos, considerava necessário extrair beleza da miséria, do feio, da coisa ordinária.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Simbolismo, estética literária do Século XIX tem como expoente Charles Baudelaire com sua obra as Flores do Mal. Esta obra causa um frisson na sociedade da época visto ter aflorado a discussão sobre temáticas que eram, para aquela época, consideradas tabus. Além dessa, assinalar a outra característica do Simbolismo:
Escolha uma opção:
A. Para o Simbolismo o caráter científico é o que mais ideal há, na perspectiva de constituição do sujeito.
B. O Simbolismo vai na contramão dos princípios da ciência e da objetividade da Escola Literária Realista;
C. O Simbolismo enquanto estética literária apoia-se na perspectiva de perceber o sujeito burguês; 
D. Há intenso embate entre o Simbolismo, o Romantismo e o Parnasianismo.
E. O Simbolismo busca omitir todos os 'lixos' e 'sujos' da humanidade, opondo-se as percepções da estética romântica.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 13 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: O Simbolismo vai na contramão dos princípios da ciência e da objetividade da Escola Literária Realista;
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Escola Realista/Naturalista, analisar as assertivas abaixo:
( ) Um forte indicativo de como a arte se aliou ao pensamento vigente aparece no realismo/naturalismo, em que o caráter científicosofre apagamento em muitos romances.
( ) Os casos de histeria e os diagnósticos médicos são narrados e descritos exclusivamente nos romances de Madame Bovary, Flaubert; A Normalista, Adolfo Caminha, O mulato, Aluísio Azevedo.
( ) Uma característica importante da arte realista/naturalista é que esta acompanhou todos os estudos científicos e sociais que lhe antecederam e lhe sucederam e se tornou adepta deles, deixando de lado os ideais e subjetivismos românticos
( ) É importante destacar que no Século XIX, com a ascensão da burguesia, muitas pessoas viviam em condições deploráveis e com intenso sentimento de desilusão e desamparo, e as artes mostram isso, principalmente o Realismo/Naturalismo
( ) O Realismo/Naturalismo vem em consecução ao Romantismo, época que fora marcada pelo nacionalismo exacerbado, constituído na imagem do herói nacional e o retorno à subjetividade.
Apresenta a sequência correta o item:
Escolha uma opção:
A. V - V - F - F - F.
B. F - F - V - V - F.
C. F - F - F - V - V V - V - V - F - F. 
D. V - F - F - F - V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: F - F - F - V - V V - V - V - F - F.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Simbolismo surge no cenário europeu no epicentro do confronto entre o absolutismo, o liberalismo e o naturalismo, três correntes ideológicas que defendiam interesses e estratos sociais diferentes. Sobre esta nova escola literária, sucessora do Realismo.
Assinalar a afirmativa abaixo cujo autor e obra marcam o início da estética simbolista.
Escolha uma opção:
A. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Oaristos.
B. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Flaubert e sua obra As flores do mal.
C. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra As flores do mal. 
D. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra Madame Bovary.
E. O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Cesário Verde e sua obra As flores do mal.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: O Simbolismo enquanto estética literária surge na segunda metade do Século XIX tendo como precursor Charles Baudelaire e sua obra As flores do mal.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Há intensa rejeição da estética Realista por um importante filósofo. Na percepção dele, os desencadeamentos utópicos do Realismo/Naturalismo podem ser comparados a um rio que se passa sempre da mesma forma, sem mudanças que não sejam catastróficas. Esse pensamento, além de mostrar a posição e o juízo de valor de Lukács, aponta também, como identificou Flora Süssekind (1984), para a repetição do realismo/naturalismo na década de 30. Esse pensador foi:
Escolha uma opção:
A. Hegel. 
B. Hörling
C. Luckás
D. Sterlling
E. Sartre.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 9 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: Luckás
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A literatura baseada na observação e descrição elimina sempre, em medida crescente, o intercâmbio entre práxis e a vida interior. A partir desse mapeamento da arte do final do século XIX, e talvez entendendo que a partir daí e por causa do realismo/naturalismo houve uma "decadência" na literatura, Lukács faz um diagnóstico do momento. Essa "estética ideológica" do final do século é tida como um "mal" da literatura brasileira, que exterminou o romantismo e ainda teve a audácia de retornar em outros momentos do século XX.
Essa percepção foi feita por:
Escolha uma opção:
A. Cesário Verde
B. Flora Süssekind
C. Hörling
D. Luckás 
E. Hegel
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 8 - LITERATURA PORTUGUESA II
A resposta correta é: Flora Süssekind
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
ATIVIDADE ANTERIOR
Avaliação Formativa I
PRÓXIMA ATIVIDADE
AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP)
Parte superior do formulário
Seguir para...                     Seguir para...                     Avisos                     Conheça o seu material didático                     Orientações sobre Avaliações                     Fórum - Café Virtual                     Fórum de dúvidas com o Professor                     Avaliação do Material Didático                     Avaliação Formativa I                     AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP)                     Atividade Discursiva                     Fórum temático I                     AP3.3 - Autoavaliação do Fórum - Online (vale 10% da MAP)                     NAF                     Bloco de Notas                     Partilhando ideias                     Contribua com um documento                     Bloco de Notas                     Partilhando ideias                     Contribua com um documento                      Bloco de Notas                     Partilhando ideias                      Contribua com um documento                      Bloco de Notas                     Partilhando ideias                      Contribua com um documento         
Parte inferior do formulário
Pular Navegação do questionário
Navegação do questionário
Questão1Esta páginaQuestão2Esta páginaQuestão3Esta páginaQuestão4Esta páginaQuestão5Esta páginaQuestão6Esta páginaQuestão7Esta páginaQuestão8Esta páginaQuestão9Esta páginaQuestão10Esta página
Terminar revisão
 Contatos
Mostrar todos

Mais conteúdos dessa disciplina