Buscar

Avaliação à Introdução à Psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Psicopedagogia Clínica
Disciplina: Introdução à Psicopedagogia
NOME DO ALUNO: LUCIMARA CRISTINA DO SANTOS
 ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Redigir um texto dissertativo de 15 até 25 linhas que exemplifique como devem ser as avaliações nas clinicas e instituições, como funciona a intervenção psicopedagógica e sua importância.
REDAÇÃO:
	A psicopedagogia é uma área do conhecimento e lida com as dificuldades de aprendizagem, investiga as relações dos indivíduos, o processo de aprendizagem humana, suas características, como se aprende, como a aprendizagem evolui, como reconhecer, tratar e prevenir essas alterações. 
Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades, dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação (BOSSA, 2000, p. 23).	
	Engloba a entrevista inicial com pais ou responsáveis pela criança, análise do material escolar, aplicação de diversas modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas. 
A intervenção psicopedagógica pode ser entendida como estratégias que visam à recuperação de conteúdos escolares avaliados como falho nos pacientes. Durante a avalição podem ser realizados na intervenção, proposta de atividades como brincadeiras, jogos de regras e dramatizações, com o objetivo de promover a plena expressão dos afetos e o desenvolvimento da personalidade de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem.			Por meio da intervenção psicopedagógica as lacunas no nível dos conteúdos escolares são preenchidas, o que pode ser muito útil para a criança, se a razão de sua dificuldade for de natureza pedagógica. Instrumentos de diagnóstico e intervenção psicopedagógica, como atividades e testes tendem a ser muito eficazes e permitem uma abordagem mais ampla das necessidades particulares de cada sujeito.
Referencias:
BOSSA, Nádia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
BOSSA, Nádia Aparecida. Intervenção Psicopedagógica. Disponível em: https://nadiabossa.com.br/web/o-que-e-intervencao-psicopedagogica/. Acesso em: 10. Dez. 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina