Buscar

aol 1 saude e nutricao (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Pergunta
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz em seu contexto a educação inclusiva. Ao prever a inclusão de necessidades de todos os tipos no campo da educação, temos a alimentação inserida. Ao promover a inclusão, avançamos enquanto sociedade no âmbito da justiça, liberdade e emancipação de todos os cidadãos para uma vida digna.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nutrição das crianças, pode-se afirmar que uma alimentação adequada pode contribuir para:
o crescimento, desenvolvimento, formação da personalidade e hábitos alimentares de todas as crianças
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“A complexidade do quadro epidemiológico da saúde da população brasileira, que congrega problemas de tão grande diversidade no nível dos determinantes e no da intervenção, coloca enormes desafios para o sistema de saúde. [...] entendendo que os serviços de saúde devem ser vistos como aliados da vida e do bem-estar das populações, há que se esperar e prever um aumento dos custos, decorrente da maior complexidade que o aumento da sobrevida traz.”
Fonte: A Epidemiologia nos serviços de saúde. Inf. Epidemiol. Sus, Brasília, v. 6, n. 3, p. 7-14, set. 1997. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731997000300002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as funções e definição da epidemiologia, é correto afirmar que:
a epidemiologia participa na observação, interpretação e sistematização de dados coletados sobre os processos de saúde-doença nas populações
3. Pergunta 3
Do nascimento até a fase da adolescência peso e altura aumentam em um grau gigantesco. Se ao nascer podemos variar em torno de 2 a 4 quilos, esse peso ao final da adolescência pode chegar a mais de 60 kg. Enquanto isso, a altura dobra nos primeiros dois anos de vida e segue aumentando até o final da juventude.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o crescimento, desenvolvimento e maturação ocorridos na infância e adolescência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O crescimento é medido de acordo com dados antropométricos.
II. ( ) O desenvolvimento é a fase que ocorre a partir dos 2 anos.
III. ( ) A maturação digestiva ocorre na fase da puberdade.
IV. ( ) Crescimento e desenvolvimento são um binômio na avaliação da criança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, F, V.
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“Seu objetivo geral é facilitar o progresso no monitoramento e análise das situações e tendências de saúde. Medir e monitorar indicadores de saúde são importantes para fornecer uma base para medir as desigualdades e orientar a tomada de decisão baseada em evidências em saúde pública.”
Fonte: OMS/OPAS. Indicadores de Saúde. Considerações operacionais e conceituais. Washington: OPAS, 2018. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/49056>. Acesso em: 29 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores de saúde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os indicadores de saúde são um dos componentes importantes da epidemiologia.
Porque: 
II. São um meio de coleta de dados que abrange um público maior do que os demais métodos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
5. Pergunta 5
Ainda que a fase pré-escolar possa se desenvolver no ambiente familiar, muitas crianças frequentam berçários, creches e escolinhas na formação escolar prévia. Ao adentrar no ambiente educacional, a alimentação pode sofrer influências positivas ou negativas. O manejo correto dessa fase pode construir hábitos alimentares e ser promotor de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentação escolar, quais as principais contribuições do ambiente escolar na alimentação infantil?
Socialização no campo da alimentação
6. Pergunta 6
A caixa de ferramentas é uma expressão metafórica para diversas situações e conteúdos. Ao desenvolver um trabalho ou ação podemos recorrer a uma “caixa de ferramentas” de conceitos e métodos que poderão contribuir para melhores resultados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentação infantil, em relação às principais ferramentas no planejamento de ações de alimentação inclusiva, é correto afirmar que:
educação alimentar e nutricional e os guias alimentares para uma alimentação saudável e adequada são ferramentas da alimentação inclusiva.
7. Pergunta 7
Nosso corpo depende dos nutrientes para alimentar, manter e construir estruturas necessárias à vida. Na infância, temos um grande número de processos de crescimento e desenvolvimento, com grande gasto de calorias e requerimento de nutrientes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o comportamento alimentar, analise as asserções a seguir:
I. O comportamento alimentar define escolhas alimentares relacionadas com questões corporais e ambientais.
Porque:
II. Questões fisiológicas e mentais colaboram nas escolhas alimentares, assim como o ambiente em que se vive.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I
8. Pergunta 8
Ao falarmos de nutrição, podemos elencar que comer é uma forma de garantir nutrientes essenciais para a manutenção da vida. Essa definição está relacionada a um dos fatores inerentes à alimentação, a dos nutrientes e suas funções biológicas. O comportamento alimentar ainda engloba outras questões, que vão além da mera ingestão de alimentos e seus nutrientes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentação infantil, pode-se afirmar que:
o comportamento alimentar tem como componentes as práticas alimentares em indivíduos ou grupos, na esfera social e cultural.
9. Pergunta 9
Do nascimento até a fase pré-escolar as mudanças na alimentação são intensas. Ao nascer, nos alimentamos primordialmente de líquidos, sendo a principal recomendação o leite materno. Em seguida, essa alimentação evolui de acordo com fatores múltiplos, dada a complexidade do ato de se alimentar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentação infantil, pode-se afirmar que um dos fatores que colaboram para nossa alimentação e escolha alimentar, passando pelo convívio social e familiar, é denominado:
cultura alimentar
10. Pergunta 10
A fase pré-escolar é assim entendida por se estender dos primeiros anos do nascimento até a entrada na fase escolar. O principal marcador dessa fase é a introdução alimentar, ou seja, a saída da amamentação para a alimentação do cotidiano familiar. As relações com os alimentos nessa fase poderão ter reflexos epidemiológicos por toda vida, sendo necessário em ambiente promotor de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fase pré-escolar, é correto afirmar que a faixa etária que corresponde ao período pré-escolar é:
de 2 a 6 anos.

Outros materiais