Buscar

Atividade Final - Planejamento Escolar e Engajamento Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Final - Planejamento Escolar e Engajamento Profissional – NOTA 10
1 - Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta a cerca das argumentações sobre planejamento:
I - Em uma perspectiva tradicional de planejamento, ao realizar o planejamento de ensino de sua disciplina, o professor deve traçar objetivos gerais e específicos, devendo estes ser alcançáveis em menor tempo que aqueles e explicitar desempenhos observáveis.
II - O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.
III - O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
IV - Cabem ao planejamento educativo as seguintes funções: diagnóstico e análise da realidade; definição de objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema; determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades.
V - Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.
VI - No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.
A sequência correta encontra-se apresentada na alternativa:
 A) F- F- V- V- F- V
 B) V- F- V- V- F- F
 C) V- F- F- V- V- F
 D) F- F- F- V- V- V
 E) V- V- F- F- V- V
 
2 - O processo de planejamento participativo da escola vem ganhando importância na literatura acadêmica entre pesquisadores que defendem a descentralização do sistema educacional como um caminho para a democratização da gestão da educação e a melhoria da qualidade do ensino.
Nesse sentido, é correto afirmar:
1. A construção do planejamento participativo da escola está ancorada fundamentalmente nas relações de poder estabelecidas entre a comunidade escolar e os dirigentes do sistema educacional.
2. O planejamento participativo tem por função modernizar os tempos e os espaços da escola, tendo como referência uma realidade em constante transformação social.
3. A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências.
4. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas.
5. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identificação destes na escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
 A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
 B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
 C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
 D) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
 E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
 
3 - O planejamento educacional se organiza em três planos:
I. Marco Referencial;
II. Diagnóstico;
III. Programação.
Cada plano se desdobra em dimensões. Considerando o marco referencial como o nível macro do planejamento, afirma-se que ele se subdivide em três dimensões.
Assinale-as.
 A) Situacional, política e pedagógica.
 B) Organizativa, dos objetivos e das estratégias.
 C) Pedagógica, dos programas e das normas.
 D) Intenções educativas, curriculares e pedagógicas.
 
4 - Segundo Libâneo (2013, p. 221), há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Considerando tais modalidades, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
( ) Constitui a previsão do desenvolvimento do conteúdo.
( ) Expressa a ligação da instituição de ensino com o sistema escolar.
( ) Constitui a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente.
( ) É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
( ) Constitui um documento escrito que, além de orientar as ações do professor, possibilita revisões e aprimoramentos.
1. Plano da escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
 A) 1, 1, 2, 1, 3.
 B) 3, 1, 2, 3, 3.
 C) 2, 3, 2, 1, 2.
 D) 2, 2, 1, 3, 1.
 E) 3, 1, 2, 1, 3.
 
5 - Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Segundo o que foi debatido em aula assinale a opção que melhor define a característica do Ensino brasileiro:
 A) A Educação Infantil é responsável pleno desenvolvimento do educando: no processo de desenvolver suas capacidades nas dimensões afetiva, social e motora, exceto a cognitiva, pois não é responsabilidade da Educação Infantil alfabetizar e estimular o letramento na criança.
 B) A Lei garante que é obrigatório e gratuito o Ensino Fundamental I, em todas as esferas governamentais, pois a LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental I, cabendo ao estado supervisionar apenas o Ensino Fundamental II.
 C) A Lei diz que o Ensino Médio é responsável pela formação integral do educando atuando no âmbito de preparação para o mercado de trabalho, garantindo o prosseguimento para o Ensino Superior.
 D) A Educação Profissional Técnica deverá ser desenvolvida respeitando a organização em três anos consecutivos, respeitando a passagem de alunos que cursou o Ensino Fundamental I, II e Médio.
 
Parte inferior do formulário
Painel ICS da UniPlena Educacional
Finalizar e Enviar Re
s
postas

Outros materiais