Buscar

N2 Legislação Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Gestão de Pessoas de uma empresa tem, como uma de suas atividades, a gerência do cartão-ponto dos trabalhadores, visando que observem o horário estabelecido no contrato de trabalho. Nesse sentido, aos trabalhadores que laboram mais de seis horas ininterruptas é devido intervalo para descanso. A partir do que foi apresentado, analise as afirmativas a seguir. I. Jéssica é estagiária e tem jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, das 09 horas às 15 horas, com 10 minutos para almoçar. II. Jackson, técnico de enfermagem, trabalha de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 19h30min, com 15 minutos de intervalo, e aos sábados, das 08 horas às 12 horas, sem intervalo. III. Raimundo, empregado de uma multinacional, labora de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 12 horas e das 13h30min às 17h30min; IV. Eduardo, servente de pedreiro em uma construtora, trabalha das 07h00 às 12 horas e das 12h40m às 18h00, de segunda a sexta-feira. Está correto sobre o gozo no intervalo intrajornada o que se afirma em: 
Resposta: III apenas
Um dos temas mais importantes em Direito do Trabalho e que impacta severamente na rotina das empresas é a duração do trabalho ou a jornada de trabalho. A Constituição Federal e a CLT impõem limites diários e semanais que devem ser observados pelas empresas quando da contratação dos seus funcionários. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir, com informações de cargas horárias realizadas pelos trabalhadores. I. Guilherme realizou carga horária semanal de 50 horas, devido à realização de muitas horas extras. II. Patrícia trabalhou, na segunda-feira, 12 horas diárias, tendo em vista a necessidade de cumprir seus prazos. III. Vagner trabalhou, na segunda semana de janeiro, 40 horas semanais. IV. Renato, devido à chegada do Natal, intensificou a produção de canecas personalizadas e colocou seus funcionários para trabalhar 56 horas semanais. V. William, operador de retroescavadeira, trabalha 7 horas diárias, de segunda a sábado. De acordo com a legislação, é correto o que está descrito em: 
Resposta III e IV apenas
No Direito do Trabalho, o vínculo de emprego é considerado um instituto elementar, por meio do qual há uma relação contratual estabelecida entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica, geralmente para prestação de determinados serviços, devendo observar um horário predeterminado e outras características. Nesse sentido, conforme a CLT, analise os itens e veja quais elementos são requisitos para configuração do vínculo de emprego.  I - Subordinação; II - Não eventualidade; III - Pessoa física; IV - Onerosidade; V - Pessoalidade. Está correto o que se afirma em:
Resposta: I, II, III, IV e V
Analise a situação hipotética: Gilmar trabalhava em uma concreteira, cortando tábuas para fazer os moldes das estruturas pré-moldadas. Realizava cortes com uma serra durante 6 horas por dia, ininterruptamente. O barulho da serra era muito alto, mas era consideravelmente menor quando colocava o protetor auricular tipo plug fornecido pela empresa a título de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Gilmar, que não recebia adicional de insalubridade, questiona a empresa se não faria jus ao adicional. A empresa afirma que, como ele utiliza o EPI fornecido que elide o agente insalubre ruído, não tem direito ao adicional. A informação fornecida pelo RH da empresa está correta? 
Resposta: Sim, pois foi entregue EPI ao trabalhador, elidindo exposição ao agente insalubre.
Com a Reforma Trabalhista, emblemada na Lei 13467/17, novas formas de contratação de trabalho foram regulamentadas, com o objetivo de acompanhar as inovações do mundo moderno, movido pelas novas tecnologias. As relações de emprego e os futuros empregados também estão adquirindo um novo perfil. Nesse sentido, sobre Teletrabalho, analise as afirmativas a seguir. I. Noah é servidor da Justiça Federal e realiza as movimentações processuais, atos e despachos sob sua responsabilidade da sua residência, uma vez que mora em Marcelino Ramos/RS e está lotado no município de Carazinho/RS. II. Airton foi contratado, sob regime da CLT, pela empresa XPTO, para realizar serviços de manutenção predial, sendo que as atividades podem durar horas, dias ou meses. III. Lucas trabalha em uma startup de tecnologia e o horário em que mais consegue desenvolver os produtos é durante a madrugada. Nesse aspecto, a empresa decide contratar Lucas para que trabalhe em sua residência, no momento em que for mais produtivo. IV. José foi contratado como pedreiro por tempo determinado de um ano para construir ginásio de esportes na cidade de Casca/RS pela empresa CTUI. Está correto o que se afirma em:
Resposta: I e III apenas
Analise o caso hipotético a seguir: Joana é garçonete e atualmente está desempregada. Na busca de um emprego em algum bar ou restaurante de São Paulo, consegue uma vaga na casa noturna Dama da Noite, para servir pizzas. No ajuste dos termos do contrato de trabalho, ficou acertado que a jornada seria das 18 horas às 02 horas, com intervalo de 1 hora. Joana questionou o empregador sobre o Adicional Noturno, contudo, fora dito que não faria jus ao adicional. Preocupada e com dúvida, Joana procura esclarecimentos. Nesse sentido, Joana possui direito ao Adicional Noturno? 
Resposta: Si, tendo em vista que o labor abarcará o período entre 22horas e 05 horas da manhã.
A gestão das empresas que possuem turnos de trabalhos diversos pode gerar certa complexidade ao setor de gestão de pessoas, principalmente em relação aos colaboradores que realizam jornada de trabalho no período das 22 horas às 05 horas da manhã, tendo em vista que nesse interregno opera a hora reduzida. Nesse sentido, analise as jornadas de trabalho das pessoas a seguir indicadas: I. Guilherme - de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 12 horas e das 13h30min às 18h00; II. Vanessa - de segunda a sexta-feira, das 11 horas às 17 horas e das 18 horas às 22 horas; III. João Cleber - de segunda a sexta-feira, das 12 horas às 18 horas e das 19 horas às 23 horas; IV. Jussara - de terça a sábado, das 17 horas às 21 horas e das 22 horas à 01 hora; V. Jair - de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Sobre o instituto da hora reduzida, está correto o que se afirma em: 
Resposta: III e IV apenas
Analise a situação hipotética a seguir: João está chateado com sua jornada de trabalho. Ele trabalha em um supermercado e vem realizando jornada de trabalho das 14:00 às 18:00 e das 19:00 às 23:00, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, João trabalha das 09:00 às 13:00. Ele reclama que deveria iniciar nos sábados às 10:00, em razão da necessidade de descanso entre as jornadas que foi defendida por lei. A partir do que foi apresentado, identifique o intervalo que o trabalhador está reclamando para o Setor de Gestão de Pessoas da empresa.
Resposta: intervalo interjornada 
Analise o caso hipotético a seguir: Guilherme é motoboy de uma pizzaria e entrega as pizzas durante as noites, de segunda a sexta-feira, das 18:00 à 01:00 hora, com salário de R$ 1.150,00, sem quaisquer adicionais ou acréscimos. Guilherme é amigo de Marcelo, que é advogado, e, uma conversa usual, Guilherme relatou a situação do seu trabalho e de seus vencimentos e Marcelo apontou que o trabalhador fazia jus a um adicional, tendo em vista o fato de trabalhar em motocicleta. Nesse sentido, Guilherme deve receber algum adicional por trabalhar em motocicleta?
Resposta: Guilherme deve receber adicional de periculosidade.

Outros materiais