Buscar

av final discursiva bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A figura que segue denota uma artéria normal e uma artéria estreitada por uma placa de gordura. No caso de uma alimentação composta por elevadas quantidades de açúcar, alta ingestão de gorduras saturadas e de alimentos refinados, aumenta ou diminui as chances de um indivíduo desenvolver arteriosclerose? Qual a relação desta questão com as concentrações de lipoproteínas, LDL e de HDL?
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2016.
Resposta esperada
A ingestão destes alimentos pode levar a um aumento na concentração de LDL (baixa densidade), considerada como colesterol ruim. Já na HDL (alta densidade) predomina a concentração de proteínas sendo conhecida como colesterol bom. Deste modo, pode-se aferir que o risco da ocorrência de arterioesclerose aumenta com a elevação da concentração de LDL.
Minha resposta
Aumenta. Ldl transposta o colesterol do fígado as células. Já o hdl faz o inverso. Retira o excesso de colesterol e levando de volta ao fígado pra eliminar do corpo.
2As pontes de hidrogênio são encontradas em compostos polares, que contêm o hidrogênio ligado a um átomo muito eletronegativo. Estas ligações são biologicamente importantes, devido à sua capacidade de doar e receber elétrons. Com base nessa informação, disserte sobre a importância das pontes de hidrogênio para as moléculas de DNA, RNA e proteínas.
Resposta esperada
As pontes de hidrogênio conferem estabilidade ao DNA, RNA e às proteínas. Graças a este tipo de ligação, o DNA apresenta a estrutura helicoidal. Para as proteínas, a diferença de conformação das pontes é responsável por estruturas proteicas distintas.
Minha resposta
DNA e RNA ambas são ligadas por pontes de hidrogênio. A interação ocorre nas bases nitrogenadas (Adenina . TiminA. Guanina. UraciLA e citosina. Que se juntam e formam pares.

Outros materiais