Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Online Pontuada 04 - Biossegurança

User badge image
Daiane Tesch

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A saúde ambiental compreende a área da saúde pública, afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade.
Analise as afirmativas a seguir. Estão corretos os itens:
I. O Sistema de Vigilância em Saúde Ambiental em todo o País, implementado pelo ministério da saúde visa aprimorar um modelo de atuação no âmbito do SUS.
II. O ministério da saúde vem constituindo com competências que objetivam a implementação de ações em que é constatada a relação entre saúde humana, degradação e contaminação ambiental.
III. A Vigilância em Saúde Ambiental, consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
IV. O conceito de saúde ambiental é trabalhado de forma ampliada e pensado a partir da Reforma Sanitária, sendo entendido como um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional em um contexto de democratização.
a. II, III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, III e IV.
e. I, II, III

A criação do SUS, feita pela Constituição Federal, foi posteriormente regulamentada através das Leis 8080/90, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e 8142/90. Estas leis definem as atribuições dos diferentes níveis de governo com a saúde; estabelecem responsabilidades nas áreas de vigilância sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador; regulamentam o financiamento e os espaços de participação popular; formalizam o entendimento da saúde como área de “relevância pública” e a relação do poder público com as entidades privadas com base nas normas do direito público; dentre outros vários princípios fundamentais do SUS.
Em relação ao SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. O SUS foi fruto de um amplo debate democrático. Mas a participação da sociedade não se esgotou nas discussões que deram origem ao SUS. Esta democratização também deve estar presente no dia a- dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que têm como função formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
II. Os Conselhos de Saúde, que devem existir nos três níveis de governo, são órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Sua composição deve ser paritária, com metade de seus membros representando os usuários e a outra metade, o conjunto composto por governo, trabalhadores da saúde e prestadores privados. Os conselhos devem ser criados por lei do respectivo âmbito de governo, onde serão definidas a composição do colegiado e outras normas de seu funcionamento.
III. O SUS se constrói no cotidiano de todos aqueles interessados na mudança da saúde no Brasil. Entendê-lo é uma boa forma de fortalecer a luta pela sua construção.
a. I, II,
b. I, APENAS
c. II, APENAS
d. I, II, III
e. I, III

O Decreto nº 7.508, de 28 de julho de 2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, define que "o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada".
De acordo com Decreto acima, analise as afirmativas.
I. Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais;
II. Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
III. Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.
IV. Atua como o centro de comunicação entre em alguns pontos específicos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários nestes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a gestão única da atenção integral. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas, comunitárias e sociais.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
e. I, II, III e IV.

A lei 8.080 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Marque a alternativa que apresenta os itens corretos.
I O “Art. 2º da Lei 8080 diz que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
II O dever do Estado é garantir saúde e a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
IV A Lei 8.080 do Sistema Único de Saúde SUS tem como objetivo a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
a. I, II e IV
b. II, III e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
e. I e IV

Analise as afirmativas a seguir.
Escolha uma:
I - É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. algumas atitudes são: evitar o consumismo desnecessário; Diminuir o desperdício de água; adquirir produtos biodegradáveis; evitar os produtos descartáveis; utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo; realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.
II - Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; preservar o meio ambiente para as próximas gerações; conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental;- Redução do consumo de energia; desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis; Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
III - Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza.
IV - O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
a. II, III e IV.
b. I, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, II, III , IV
e. I, II, III

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais. Se isso não for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do desenvolvimento — analisou na CRE, em março passado, Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos preparativos da Conferência Rio+20.
II O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de que as responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela construção de um convívio equilibrado com o planeta são diferentes.
III Na Rio-92, ficou acordado, que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem outro modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a redução dos padrões de consumo — especialmente de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
IV A união entre meio ambiente e desenvolvimento fracassou, tendo conflitos registrados nas reuniões patrocinadas pela ONU, como na Conferência de Estocolmo, em 1972.
a. I, II, III
b. II, III, IV
c. I, II, III, IV
d. I, IV
e. I, III, IV

A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento Sustentável marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I - Durante a conferência, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharão dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
II - Uma das grandes discussões da conferência será sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.
III - Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demonstraram o contrário.
IV - Na conferencia foram realizados diversos acordos e ações foram estabelecidos entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. I, II e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II, III e IV.

Pegada Ecológica é um indicador de medir o quanto usamos da natureza para manter o nosso estilo de vida, ou seja, o quanto degradamos o planeta Terra para sustentar nossa forma de viver, morar, de alimentar, de vestir e de locomover.
Em relação a Pegada Ecológica, analise as afirmativas a seguir:
I A pegada ecológica mede, em termos qualitativos, os elementos naturais que são necessários para manter o nosso estilo de vida e o da sociedade em geral. Portanto, se o nosso nível de consumo for maior do que aquilo que pode ser reposto pela natureza, significa que estamos vivendo em uma sociedade sustentável, representando uma ameaça à manutenção da vida no nosso planeta.
II A Pegada Ecológica nos ajudara a ter por mais tempo os recursos naturais para atender as suas necessidades e as da geração futura.
III A quantidade de resíduos que produzimos em relação aos limites de quanto o planeta consegue absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo.
IV A Pegada Ecológica vai apenas lhe mostrar como você impacta com seu estilo de vida e, que quando você muda, conscientemente, pequenos hábitos/atitudes.
a. I, II, e IV.
b. I, II, e III
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A saúde ambiental compreende a área da saúde pública, afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade.
Analise as afirmativas a seguir. Estão corretos os itens:
I. O Sistema de Vigilância em Saúde Ambiental em todo o País, implementado pelo ministério da saúde visa aprimorar um modelo de atuação no âmbito do SUS.
II. O ministério da saúde vem constituindo com competências que objetivam a implementação de ações em que é constatada a relação entre saúde humana, degradação e contaminação ambiental.
III. A Vigilância em Saúde Ambiental, consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
IV. O conceito de saúde ambiental é trabalhado de forma ampliada e pensado a partir da Reforma Sanitária, sendo entendido como um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional em um contexto de democratização.
a. II, III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, III e IV.
e. I, II, III

A criação do SUS, feita pela Constituição Federal, foi posteriormente regulamentada através das Leis 8080/90, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e 8142/90. Estas leis definem as atribuições dos diferentes níveis de governo com a saúde; estabelecem responsabilidades nas áreas de vigilância sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador; regulamentam o financiamento e os espaços de participação popular; formalizam o entendimento da saúde como área de “relevância pública” e a relação do poder público com as entidades privadas com base nas normas do direito público; dentre outros vários princípios fundamentais do SUS.
Em relação ao SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. O SUS foi fruto de um amplo debate democrático. Mas a participação da sociedade não se esgotou nas discussões que deram origem ao SUS. Esta democratização também deve estar presente no dia a- dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que têm como função formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
II. Os Conselhos de Saúde, que devem existir nos três níveis de governo, são órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Sua composição deve ser paritária, com metade de seus membros representando os usuários e a outra metade, o conjunto composto por governo, trabalhadores da saúde e prestadores privados. Os conselhos devem ser criados por lei do respectivo âmbito de governo, onde serão definidas a composição do colegiado e outras normas de seu funcionamento.
III. O SUS se constrói no cotidiano de todos aqueles interessados na mudança da saúde no Brasil. Entendê-lo é uma boa forma de fortalecer a luta pela sua construção.
a. I, II,
b. I, APENAS
c. II, APENAS
d. I, II, III
e. I, III

O Decreto nº 7.508, de 28 de julho de 2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, define que "o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada".
De acordo com Decreto acima, analise as afirmativas.
I. Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais;
II. Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
III. Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.
IV. Atua como o centro de comunicação entre em alguns pontos específicos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários nestes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a gestão única da atenção integral. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas, comunitárias e sociais.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
e. I, II, III e IV.

A lei 8.080 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Marque a alternativa que apresenta os itens corretos.
I O “Art. 2º da Lei 8080 diz que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
II O dever do Estado é garantir saúde e a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
IV A Lei 8.080 do Sistema Único de Saúde SUS tem como objetivo a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
a. I, II e IV
b. II, III e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
e. I e IV

Analise as afirmativas a seguir.
Escolha uma:
I - É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. algumas atitudes são: evitar o consumismo desnecessário; Diminuir o desperdício de água; adquirir produtos biodegradáveis; evitar os produtos descartáveis; utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo; realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.
II - Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; preservar o meio ambiente para as próximas gerações; conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental;- Redução do consumo de energia; desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis; Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
III - Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza.
IV - O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
a. II, III e IV.
b. I, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, II, III , IV
e. I, II, III

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais. Se isso não for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do desenvolvimento — analisou na CRE, em março passado, Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos preparativos da Conferência Rio+20.
II O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de que as responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela construção de um convívio equilibrado com o planeta são diferentes.
III Na Rio-92, ficou acordado, que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem outro modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a redução dos padrões de consumo — especialmente de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
IV A união entre meio ambiente e desenvolvimento fracassou, tendo conflitos registrados nas reuniões patrocinadas pela ONU, como na Conferência de Estocolmo, em 1972.
a. I, II, III
b. II, III, IV
c. I, II, III, IV
d. I, IV
e. I, III, IV

A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento Sustentável marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I - Durante a conferência, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharão dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
II - Uma das grandes discussões da conferência será sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.
III - Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demonstraram o contrário.
IV - Na conferencia foram realizados diversos acordos e ações foram estabelecidos entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. I, II e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II, III e IV.

Pegada Ecológica é um indicador de medir o quanto usamos da natureza para manter o nosso estilo de vida, ou seja, o quanto degradamos o planeta Terra para sustentar nossa forma de viver, morar, de alimentar, de vestir e de locomover.
Em relação a Pegada Ecológica, analise as afirmativas a seguir:
I A pegada ecológica mede, em termos qualitativos, os elementos naturais que são necessários para manter o nosso estilo de vida e o da sociedade em geral. Portanto, se o nosso nível de consumo for maior do que aquilo que pode ser reposto pela natureza, significa que estamos vivendo em uma sociedade sustentável, representando uma ameaça à manutenção da vida no nosso planeta.
II A Pegada Ecológica nos ajudara a ter por mais tempo os recursos naturais para atender as suas necessidades e as da geração futura.
III A quantidade de resíduos que produzimos em relação aos limites de quanto o planeta consegue absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo.
IV A Pegada Ecológica vai apenas lhe mostrar como você impacta com seu estilo de vida e, que quando você muda, conscientemente, pequenos hábitos/atitudes.
a. I, II, e IV.
b. I, II, e III
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. I e II.

Prévia do material em texto

Início Minhas disciplinas Biossegurança e Saúde Ambiental Atividades Pontuadas e Prova Atividade Online Pontuada 04
Questão 1
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
Iniciado em domingo, 1 nov 2020, 14:50
Estado Finalizada
Concluída em domingo, 1 nov 2020, 15:38
Tempo
empregado
48 minutos 7 segundos
Avaliar 1,50 de um máximo de 1,50(100%)
A saúde ambiental compreende a área da saúde pública,
afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas
públicas e às correspondentes intervenções (ações)
relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores
do meio ambiente natural e antrópico que a determinam,
condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade
de vida do ser humano sob o ponto de vista da
sustentabilidade.
 Analise as afirmativas a seguir.
 I O Sistema de Vigilância em Saúde Ambiental em todo o País,
implementado pelo ministério da saúde visa aprimorar um
modelo de atuação no âmbito do SUS.
 II O ministério da saúde vem constituindo com competências
que objetivam a implementação de ações em que é
constatada a relação entre saúde humana, degradação e
contaminação ambiental.
 III A Vigilância em Saúde Ambiental, consiste em um conjunto
de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de
mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do
meio ambiente que interferem na saúde humana, com a
finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle
dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a
outros agravos à saúde.
IV O conceito de saúde ambiental é trabalhado de forma
ampliada e pensado a partir da Reforma Sanitária, sendo
entendido como um processo de transformação da norma
legal e do aparelho institucional em um contexto de
democratização.
Estão corretos os itens:
Escolha uma:
a. I, II, III  e IV.
b. I, III  e IV.
c. I, II, III
d. II, III  e IV.
e. I, e IV.



https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/course/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/course/view.php?id=423&section=2
https://cead.uvv.br/graduacao/mod/quiz/view.php?id=62460
https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 2
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
A criação do SUS, feita pela Constituição Federal, foi
posteriormente regulamentada através das Leis 8080/90,
conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e 8142/90. Estas leis
definem as atribuições dos diferentes níveis de governo com a
saúde; estabelecem responsabilidades nas áreas de vigilância
sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador;
regulamentam o financiamento e os espaços de participação
popular; formalizam o entendimento da saúde como área de
“relevância pública” e a relação do poder público com as
entidades privadas com base nas normas do direito público;
dentre outros vários princípios fundamentais do SUS.
Em relação ao SUS, analise as afirmativas a seguir. 
I O SUS foi fruto de um amplo debate democrático. Mas a
participação da sociedade não se esgotou nas discussões que
deram origem ao SUS. Esta democratização também deve
estar presente no dia a- dia do sistema. Para isto, devem ser
criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que têm
como função formular estratégias, controlar e avaliar a
execução da política de saúde. 
II Os Conselhos de Saúde, que devem existir nos três níveis de
governo, são órgãos deliberativos, de caráter permanente,
compostos com a representatividade de toda a sociedade.
Sua composição deve ser paritária, com metade de seus
membros representando os usuários e a outra metade, o
conjunto composto por governo, trabalhadores da saúde e
prestadores privados. Os conselhos devem ser criados por lei
do respectivo âmbito de governo, onde serão definidas a
composição do colegiado e outras normas de seu
funcionamento.
III O SUS se constrói no cotidiano de todos aqueles interessados
na mudança da saúde no Brasil. Entendê-lo é uma boa forma
de fortalecer a luta pela sua construção.
 
Escolha uma:
a. I, APENAS
b. I, III
c. I, II,
d. II,  APENAS
e. I, II, III



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 3
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
O Decreto nº 7.508, de 28 de julho de 2011, que regulamenta a
Lei nº 8.080/90, define que "o acesso universal, igualitário e
ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas
de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e
hierarquizada".
De acordo com Decreto acima, analise as afirmativas.
I Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de
saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de
cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica
ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções
clínicas e sanitariamente efetivas, na perspectiva de
ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos
sociais;
II Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos
terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o
fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
III - Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde
da população sob sua responsabilidade, organizando as
necessidades desta população em relação aos outros pontos
de atenção à saúde, contribuindo para que a programação
dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos
usuários.
 IV - Atua como o centro de comunicação entre em alguns
pontos específicos de atenção, responsabilizando-se pelo
cuidado dos usuários nestes pontos através de uma relação
horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a
gestão única da atenção integral. Articulando também as
outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas,
comunitárias e sociais.
Marque a opção que apresente os itens corretos.
Escolha uma:
a. I, II, III  e IV.
b. I, II e IV.
c.  I e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II e III.



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 4
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
Questão 5
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
A lei 8.080 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições
para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a
organização e o funcionamento dos serviços correspondentes
e dá outras providências.
I O “Art. 2º da Lei 8080 diz que a saúde é um direito
fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as
condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
II O dever do Estado é garantir saúde e a redução de riscos de
doenças e de outros agravos e no estabelecimento de
condições que assegurem acesso universal e igualitário às
ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e
recuperação.
III O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das
empresas e da sociedade.
IV A Lei 8.080 do Sistema Único de Saúde SUS tem como
objetivo a identificação e divulgação dos fatores
condicionantes e determinantes da saúde. 
Marque a alternativa que apresenta os itens corretos.
Escolha uma:
a. I, II e IV
b. II, III e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
e. I e IV
O Sistema Único De Saúde (SUS) foi criado em 1988, pela
constituição federal. Atualmente é um dos maiores sistemas
públicos de saúde do mundo.
 I - A integralidade é principio do SUS que pressupõe a
articulação da saúde com outras políticas públicas, como
forma de assegurar uma atuação intersetorial entre asdiferentes áreas que tenham repercussão na saúde e
qualidade de vida dos indivíduos.
 II - A universalidade é principio do SUS que proporciona
atendimento a todo cidadão independente de raça, sexo,
religião ou qualquer outra forma de discriminação.
 III - Deve assegurar o direito de participação com o Sistema de
Saúde apenas os prestadores de serviços e trabalhadores na
área de saúde.
 IV - Equidade é a mesma coisa que igualdade.
Marque a alternativa que apresenta os itens corretos.
Escolha uma:
a. II, III  e IV
b. I e II.
c. I, III  e IV
d. I, II, III  e IV
e. I, II, III



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 6
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as
necessidades da geração atual, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas
próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas,
agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de
desenvolvimento social e econômico e de realização humana
e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos
recursos da terra e preservando as espécies e os habitats
naturais.
Analise as afirmativas a seguir
I - É de fundamental importância que haja uma mudança
comportamental individual para que ocorra uma mudança em
outras escalas. algumas atitudes são: evitar o consumismo
desnecessário; Diminuir o desperdício de água; adquirir
produtos biodegradáveis; evitar os produtos
descartáveis; utilização de iluminação natural ou lâmpadas de
baixo consumo; realizar a conscientização ambiental em seu
ciclo social.
II - Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento
sustentável estão: implantação de políticas públicas para o
desenvolvimento econômico e social aliado à preservação
ambiental; preservar o meio ambiente para as próximas
gerações;  conscientizar a população para que se trabalhe em
conjunto; elaboração de projetos de educação e
conscientização ambiental;- Redução do consumo de energia;
desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes
energéticas renováveis; Utilização planejada e consciente dos
recursos naturais.
III - Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável
depende de planejamento e do reconhecimento de que os
recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento
socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais
racionais de exploração da natureza.
IV - O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e
os recursos naturais são de fundamental importância nesse
processo, no entanto, devem ser utilizados com
responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras
gerações. 
 
Escolha uma:
a. II, III  e IV.
b. I, III  e IV.
c. I, e IV.
d. I, II, III , IV 
e. I, II, III 



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 7
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e
Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro,
marcou a forma como a humanidade encara sua relação com
o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política
internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o
desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos
recursos da natureza.
 
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as
afirmativas.
I Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar
os componentes econômicos, ambientais e sociais. Se isso não
for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do
desenvolvimento — analisou na CRE, em março passado, Luiz
Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos
preparativos da Conferência Rio+20. 
II O ambiente político internacional da época favoreceu a
aceitação pelos países desenvolvidos de que as
responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela
construção de um convívio equilibrado com o planeta são
diferentes.
III Na Rio-92, ficou acordado, que os países em
desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e
tecnológico para alcançarem outro modelo de
desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a
redução dos padrões de consumo — especialmente de
combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). 
IV A união entre meio ambiente e desenvolvimento fracassou,
tendo conflitos registrados nas reuniões patrocinadas pela
ONU, como na Conferência de Estocolmo, em 1972. 
 
Escolha uma:
a. I, II, III
b. II, III, IV
c. I, II, III, IV
d. I, IV
e. I, III, IV



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 8
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento
Sustentável marcou o vigésimo aniversário da Conferência das
Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que
aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou
conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula
Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em
Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as
afirmativas.
I - Durante a conferência, chefes de Estado e de Governo,
ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150
países trabalharão dois temas principais: “A economia verde
no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação
da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o
desenvolvimento sustentável”.
II - Uma das grandes discussões da conferência será sobre o
papel de uma instância global que seja capaz de unir as
metas de preservação do meio ambiente com as
necessidades contínuas de progresso econômico, isto é,
progredir sem agredir o meio ambiente.
III - Embora tenha sido construído com a união de diversos
países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade
mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados
após o evento demonstraram o contrário.
IV - Na conferencia foram realizados diversos acordos e ações
foram estabelecidos entre os países participantes de forma
que os temas abordados geraram sucessos efetivos
(diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito
estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo
desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas. 
 
 
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b.  I e IV.
c. I, II e IV.
d. I, II e III.
e. I, II, III  e IV.



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 9
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
Pegada Ecológica é um indicador de medir o quanto usamos
da natureza para manter o nosso estilo de vida, ou seja, o
quanto degradamos o planeta Terra para sustentar nossa
forma de viver, morar, de alimentar, de vestir e de locomover. 
Em relação a Pegada Ecológica, analise as afirmativas a seguir:
I A pegada ecológica mede, em termos qualitativos, os
elementos naturais que são necessários para manter o nosso
estilo de vida e o da sociedade em geral. Portanto, se o nosso
nível de consumo for maior do que aquilo que pode ser reposto
pela natureza, significa que estamos vivendo em uma
sociedade sustentável, representando umaameaça à
manutenção da vida no nosso planeta. 
II A Pegada Ecológica nos ajudara a ter por mais tempo os
recursos naturais para atender as suas necessidades e as da
geração futura.
III A quantidade de resíduos que produzimos em relação aos
limites de quanto o planeta consegue absorvê-los e
transformá-los em recursos ao longo do tempo. 
IV A Pegada Ecológica vai apenas lhe mostrar como você
impacta com seu estilo de vida e, que quando você muda,
conscientemente, pequenos hábitos/atitudes.
 
Escolha uma:
a. I, II, e IV.
b. II, III  e IV.
c. I, II, e III 
d. I, II, III  e IV.
e. I e II.



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my
Questão 10
Completo
Atingiu 0,15 de
0,15
O desenvolvimento sustentável tem dimensões ambientais,
econômicas, sociais, políticas e culturais, o que
necessariamente traduz várias preocupações: com o presente
e o futuro das pessoas, com a produção e o consumo de bens
e serviços; com as necessidades básicas de subsistência, com
os recursos naturais e o equilíbrio ecossistêmico; com as
práticas decisórias e a distribuição do poder e com os valores
pessoais e a cultura.
De acordo com desenvolvimento sustentável. Analise as
afirmativas a seguir.
I O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e
do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
II O desenvolvimento sustentável é capaz de atender
ás necessidades da geração atual sem comprometer a
capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.
III O desenvolvimento sustentável, busca agregar o
crescimento econômico com a preservação ambiental, porém
não consegue diminuir a pobreza no mundo. 
IV O desenvolvimento sustentável tem como meta a
preservação do ambiente de modo que as gerações futuras
tenham a chance de viver bem. 
 
Escolha uma:
a. I, III e IV
b. II, III e IV.
c. I, II e IV.
d.  I e III
e. I, II e III.



https://cead.uvv.br/graduacao/blocks/mchat/view.php?id=423
https://cead.uvv.br/graduacao/my/
https://cead.uvv.br/graduacao/calendar/view.php?view=month&course=423
javascript:void(0);
https://cead.uvv.br/graduacao//course/view.php?id=182&sesskey=Vq86gTjAcq&edit
https://aluno.uvv.br/Aluno/Dashboard
https://cead.uvv.br/graduacao/my

Mais conteúdos dessa disciplina