Buscar

Amostrar utilizadas em imunodiagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Amostrar utilizadas em imunodiagnóstico
A validação de um teste imuniensaio é feita com base nosparâmetros de:
· Sensibilidade;
· Especificidade;
· Reprodutibilidade;
· Repetitividade;
· Estabilidade.
Orgãos que padronizam e normatizam:
Controle pré analítico 
· tem objetivo de padronizar uma rotina baseada na orientação do paciente: orientação do paciente pra obter um resultado confiável, de acordo com as recomendações necessárias pra um exame determinado.
· Otimizar a qualidade dos resultados obtidos em determinados exames: um pciente orientado terá um resultado de qqualidade;
· Prever alguns resultados baseados em informações colhidas pelo recepcionista devidamente treinado: as perguntas são feitas pra poder garantir a confiabilidade.
Possíveis interferentes
O Jejum e alguns exames não é um pré-requisito, mas em alguns sim porque por exemplo:
· Hiperlipedimia: quando o indivíduo faz o consumo de muita gordura antes da coleta, essa amostra pode ficar hiperlipemica e pode acontecer uma reação no teste, a amostra será densa e impede ate hemaglutinação.
· O tempo minimo recomendado é de 8 horas.
· Colestero, triglicérides o minimo recomendado é 12 horas.
· A água não invalida jejum.
Ciclo menstrual e ritmo cicardiano
· Deve conter no laudo o dia do ciclo mestrual;
· O cortisol é parâmetro mais afetado ao longo do dia pois preconiza-se coleta entre7h e 9h da manhã porque é um hormonio que se altera ao longo do dia.
Gravidez
· Muda parâmetros hormonais e proteicos porque há alterações do B-HCG, lactogênio, placentário, cortisol, hormonios tireoidianos;
· Alterações inespecíficas de detecção de AC com frequentes resultados falso-positivos.
· Por isso é importante perguntar a semana gestacional, principalmnte pra determinação de hormônios.
Exercicios físicos
· Exercicios muito intensos pode acontecer perda de água, alteram resultados bioquimicos e concentração de alguns hormônios.
· Albumina, glucagon, somatotropina, cortisol e ACTH sobem;
· E insulina pode diminuir.
Idade
· Interfere na concentração de hormonios, proteinas e imunoglobulinas.
· Crianças muitos pequenas tem parâmetros diferentes porque o corpo dessa crinaça está em adaptação. Ex: tipagem direta e reversa pra buscar AC e Ag, no recém nascido não se faz porque recém nascidos ainda não possuem esses Ac.
· Idosos podem ter ativação policlonal de linfócito B, hipergamaglobulinemia podendo levar a resultados falso positivos, pois a pessoa tem muito anticorpo.
· Os idosos ao pssar do anos podem ter uma diminuição fisiológica de AC então também podemter resultados falsamente negativo. Ex: resultados da tipagem ABO na tipagem reversa.
Tempo de realização da coleta
· Dosagem hormonais: cortisol, por causa da sua função catabólica no equilibrio eletrolítico e no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipideos, além de possuir um potente efeito antinflamatório portanto tem que coletar entre 7h e 9h da manha pois ele dimui ao passar do dia.
· Marcadores cardíacos após infarto, é importante saber o tempo pra diagnosticar a nível cardíaco.
· Proteínas de fase aguda após lesão tecidual que se elevam algumas horas.
· Ensaios de monitoramento da concentração plasmática de drogas.
· Janela imunológica muito importante, é quando tempo o patógeno fica de adaptando no corpo, ainda sem detecção dos testes.
Amostras realizadas em imunodiagnóstico
Soro: obtido atraves da centrifugação de sangue coletado sem anticoagulante (tubo seco).
E os exames realizados são pesquisas de anticorpos em geral, proteína C reativa, fator reumatóide e VDRL.
Plasma: obtenção atraves do sangue coletado com a anticoagulante, não é usado em imunodiagnósticos porque pode ocasionar alguns interferentes: ensaios de aglutinação e imunoprecipitação, interfere na pesquisa de proteínas do siatema complemento, em heparina na pesquisa de crioglobulinas. (tubo azul).
Sangue total: edta tubo de tampa roxa, mas pode ser usado em imunofenotipagem, teste rapido de imunoenzio para triagem como anticorpos anti-HIV ou hepatite C.
Urina: coleta algumas determinações hormonais, pesquisa e drogas que sãi feitas por imunoensaios em amostra de urina. Ex: beta-HCG, exames anti-dopping.
Liquido cefalorraquidiano (LCR): usa muito imunoensaio aplicado em estudo do LCR, pesquisa antígenos bracterianos, virais, parasitários e antígenos fungicos, não é comum fazer a pesquisa anticorpos das diversas infecções que acometem o sistema nervoso central, células em formas gerais porque as vezesnão deu tempo do sistema imune produzir os anticorpos.
Liquido amniótico: obtido atraves da punção após a 16° semana de gestaçãp e o imuno ensio mais utilizado é a pesquisa de alfa-fetoproteína.
Liquido sinovial: é liquido que preenche as articulações e pode aumentar por patologias, como processos inflamatórios como artites autoimune e etc e daí a presença exacerbada pode idicar que o sistema infático não esta dano conta de reabsorvere é precido drenar. Os imunoensaios realizados são pesquisas e proteínas do sistema complemento, dosagem proteínas de fase aguda, fator reumatóide e auto anticorpos antinucleares (em caso de ação do sistema imune decorrente do Lúpus).
Fezes: pode ser realizada para pesquisar parasitas e em imuno diagnóstico é para a pesquisa de antígenos de microorganismos nas fezes, que podem resultar problemas entéricos, ex: retrovirus giardia lamblia, que usam muito o teste do sabonetinho. E ensaios de glutinação em microparticulas de poliestireno, de menor custo e com maior frequência de reatividade inespecífica.
Saliva: utilizada para pesquisar alguns hormonios, drogas e IgA apesar de não ser usual
Sêmem: o médico solicita quando há uma dificuldade de gravidez, e daí há pesquisa de anticorpos anti-espermatozóies, imunofluorescencia direta, pesquisa de anticorpos ou proteinas o complemento na sua membrana.

Outros materiais