Buscar

Prova I - Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Legislação Trabalhista e Previdenciária
01 - A jornada de trabalho é tema previsto no capítulo II da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), do artigo 57 ao 75, que consiste no período diário e semanal em que o empregado permanece à disposição do empregador, seja aguardando ou executando ordens, conforme disposto no artigo 4º da CLT. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas categorias que possuem jornada diferenciada constante de sua legislação especial:
A - Advogados, secretária, aeronautas e atendente comercial.
B - Advogados, bancários, jornalista e professores.
C - Bancários, professores e atendente comercial.
D - Bancários, professores e atendente comercial.
02 - Os aprendizes, nesta época, trabalhavam a partir dos 12 ou 14 anos, e em alguns países já se observava a prestação de serviços em idade inferior, com longas jornadas de trabalho, que podiam chegar a 18 horas diárias. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA:
A - Período Neolítico.
B - Período Industrial.
C - Revolução Industrial.
D - Período pré-industrial.
03 - Américo Plá Rodrigues, uruguaio, foi um dos autores que melhor analisou esses princípios e os definiu, possuindo como regra compensar a superioridade econômica do empregador sobre o empregado, conforme atesta em sua obra, Direito do Trabalho. Sobre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
A - In dubio pro operário, condição mais benéfica e norma mais favorável.
B - In dubio operário, condição mais benéfica e norma mais favorável.
C - In dubio pro operário, condição mais benéfica e norma favorável.
D - In dubio pro operário, condição benéfica e norma mais favorável.
04 - Sobre o Contrato Individual do Trabalho, há várias questões envolvidas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A - Ao empregador, é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, sendo considerada transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.
B - Ao empregado afastado do emprego, não são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
C - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, pode ser estipulado por período superior a 1 mês, inclusive no que concerne a comissões, porcentagens e gratificações.
D - As anotações apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado não geram presunção absoluta, mas apenas presunção relativa.
05 - O dissídio coletivo é instaurado quando não ocorre um acordo na negociação direta entre trabalhadores, sindicatos e empregadores. Portanto, consiste no procedimento de solução de conflitos coletivos de trabalho perante a jurisdição. Sendo assim, sobre as naturezas dos dissídios coletivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os dissídios coletivos podem possuir as naturezas econômica ou jurídica. 
( ) Os dissídios coletivos podem possuir as naturezas econômica, jurídica e social. 
( ) Os dissídios de natureza jurídica têm por finalidade a interpretação ou aplicação de incluem a interpretação da lei. 
( ) Os dissídios socias nascem do meio social, dos valores que envolvem aqueles que precisam ser protegidos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - V - V - F - F.
B - V - F - V - F.
C - F - V - V - V.
D - V - V - F - V.
06 - Todos que aplicam sua força de trabalho em alguma atividade são genericamente chamados de trabalhadores, alguns são empregados por deterem características específicas do vínculo de emprego, portanto, constituem relação de emprego, enquanto os demais trabalhadores (autônomo, eventual, voluntário e demais) prestam serviços, mas não possuem todas as características relacionadas àquele, mas nem por isso deixam de possuir proteção jurídica pelas relações estabelecidas. Sobre o trabalho em home office, assinale a alternativa CORRETA:
A - Considera-se trabalho home office a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, ou de assistência social, inclusive mutualidade.
B - O trabalho home office veio a ser regulamentado pela nova legislação trabalhista, que visa a assegurar que todas as atividades desenvolvidas pelo empregado deverão constar no contrato, bem como os custos com equipamentos, controle de produtividade, gastos de energia e demais aspectos referentes à relação de trabalho.
C - O trabalho home office poderá ser contratado (por escrito) para trabalhar por períodos (de forma não contínua), recebendo pelas horas, dias ou meses trabalhados, sendo-lhe assegurado o pagamento de férias, 13º salário e previdência social ao final de cada período de prestação de serviços. 
D - O trabalho home office não é subordinado, pode prestar serviços, habitualmente, por conta própria a uma ou a mais de uma pessoa, assumindo os riscos de sua atividade econômica.
07 - Há diversas formas de interrupção e suspensão dos contratos de trabalho. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Há a interrupção do contrato de trabalho: na licença remunerada, aviso prévio indenizado, licença paternidade, suspensão disciplinar, participação em greve sem salário. 
( ) A suspensão ocorre quando o empregado fica afastado não recebendo salários, nem contando seu tempo de serviço. 
( ) Na interrupção do contrato de trabalho, a cessação deve ser temporária ou parcial dos efeitos do contrato de trabalho. 
( ) Na suspensão do contrato de trabalho, são suspensas as obrigações e direitos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F – V – V – V.
B - V – V – F – V.
C - F – F – V – V.
D - V – V – V – F.
08 - Os princípios são considerados os alicerces do Direito do Trabalho. Compreendê-los é de suma importância para a aplicação de suas regras. Na ausência de norma trabalhista para a situação concreta, ou seja, para a ação trabalhista em discussão naquele momento, o Poder Judiciário ou outros órgãos competentes farão uso dos princípios trabalhistas para respaldar suas decisões. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê os valores sociais, da dignidade da pessoa humana, que inclui o trabalhador. Eis a importância do respeito aos princípios elencados como a máxima para que o trabalho do homem seja valorizado. Sobre ao que se refere o princípio da proteção ao trabalhador in dubio pro operário, assinale a alternativa CORRETA:
A - Em caso de dúvida do aplicador da lei (juiz), deve sempre proteger o hipossuficiente, que é o empregado. 
B - Em caso de dúvida do aplicador da lei (juiz), deve sempre proteger o hipossuficiente, que é o Sindicato.
C - Em caso de dúvida do aplicador da lei (juiz), deve sempre proteger o hipossuficiente, que é o Estado.
D - Em caso de dúvida do aplicador da lei (juiz), deve sempre proteger o hipossuficiente, que é o empregador. 
09 - Na Idade Média, sobre o período pré-industrial, em que as relações de trabalho perduraram ora como escravidão, ora como servidão, surgiram as corporações de ofício. Essas corporações eram formadas, em geral, por três personagens. Sobre esses três personagens, assinale a alternativa CORRETA:
A - Senhores feudais, mestres e servos.
B - Mestres, clero e aprendizes.
C - Mestres, escravos e servos.
D - Mestres, companheiros e aprendizes.
10 - A palavra “princípios” está relacionada às regras, preceitos morais e informações significativas que fundamentam uma seção de saberes. Em relação ao Direito do Trabalho, os princípios são considerados verdadeiros alicerces, e compreendê-los é de suma importância para a aplicação de suas regras. Na ausência de norma trabalhista para a situação concreta, ou seja, para a ação trabalhista em discussão em determinado momento, o Poder Judiciário - ou outros órgãos competentes - farão uso dos princípios trabalhistas pararespaldar suas decisões. A Constituição Brasileira de 1988 prevê os valores sociais e da dignidade da pessoa humana, que inclui o trabalhador. Eis a importância do respeito aos princípios elencados como a máxima para que o trabalho do homem seja valorizado. Entre os princípios postos, está aquele em que há uma presunção de que o contrato de trabalho seja por tempo indeterminado, ou seja, cabe ao empregador provar que a relação de emprego terminou, porque se entende que não seria lógico um empregado encerrar com tal relação, pois é do trabalho que este tira o sustento de sua família. A esse princípio, dá-se um nome específico. Sobre esse nome, assinale a alternativa CORRETA:
A - Princípio da irrenunciabilidade ou inalterabilidade contratual.
B - Princípio da continuidade da relação do emprego.
C - Princípio da primazia da realidade.
D - Princípio da primazia da irrealidade.

Continue navegando

Outros materiais