Buscar

Prova de Administração Pública - Concursos - Políticas Públicas - Leis orçamentárias - Orçamento Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Administração Pública
Compreendendo que a estrutura do aparelhamento estatal perpassa pela delimitação das leis orçamentárias e das políticas públicas demonstre como estas duas frentes da Administração Pública são pensadas no Brasil, articule os dois temas. Na resposta deve constar todo processo e entrelaçamentos das leis orçamentárias, bem como todo processo das políticas públicas, em relação às políticas públicas identifique uma política pública real que o Estado brasileiro tenha implementado e busque identificar como ela poderia ser pensada dentro do ciclo estudado.
As leis orçamentárias e as políticas públicas são temas que estão estritamente conectados e que acabam fazendo parte do cotidiano das pessoas, independentemente se elas tenham consciência a respeito ou não. A cada eleição, ao votarem nos candidatos, estão confiando que esses irão os representar e vão transformar as propostas apresentadas em políticas públicas, sejam relacionadas à área da saúde, educação, segurança e entre outros setores. 
Entretanto, primeiramente, para que cada proposta seja executada, o Estado necessita de capital, o qual provém de tributos pagos pela sociedade. Com base nisso, para que seja feita uma boa gestão do dinheiro público, é essencial o planejamento orçamentário. No Brasil, existe um modelo orçamentário a ser seguido para isso, o qual é dividido em Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
A gestão do erário público inicia-se pelo PPA, o qual descreve estratégias, diretrizes, objetivos e metas para o período de quatro anos. Nele são descritas as políticas públicas de cada área, de modo que o PPA entra em vigor a partir do segundo mandato do presidente, desde que aprovado pelo Congresso, são incluídas grandes obras, gastos necessários para manutenção permanente de serviços públicos, como transporte e saúde. Em suma, o PPA diz respeito à parte estratégica do orçamento, de modo que cada esfera federal, estadual e municipal, possuem suas PPA’S.
Anualmente, são elaboradas a LDO e a LOA. A primeira visa estabelecer as prioridades governamentais, como também orientar a construção da LOA, com base no PPA. Ela traz regras para elaboração e execução do orçamento no ano seguinte, definindo também o que pode ou não ser gastos. Basicamente, a LDO faz a conexão entre o plano estratégico previsto a médio prazo do PPA, com o plano operacional a curto prazo da LOA.
Em relação à segunda, a LOA, objetiva mensurar as receitas e fixar as despesas detalhadamente, além de definir o meio e a quantia necessária para arrecadação e gastos do erário público. Ademais, caso durante a execução do orçamento, o número previsto se revele baixo e necessite de mais capital, é feito o acréscimo de créditos adicionais à LOA.
Desse modo, para que uma política pública seja realizada, ela deve ser anteriormente planejada e estar prevista de acordo com o modelo orçamentário brasileiro. Um exemplo real é o Programa Brasil Alfabetizado, o qual desde 2003 estimula a alfabetização e a universalização do ensino fundamental no país, se destinando aos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos analfabetos. Essa política pública, dentro do ciclo estudado, foi elaborada no Plano Plurianual da época, de maneira que foi colocada como foco principal, estabelecendo a meta de garantir o direito constitucional à educação universal, definindo de onde os recursos seriam retirados e como seriam repassados aos estados e municípios, além de descrever a utilização dos recursos e ações a serem realizadas, como formação dos voluntários, aquisição de materiais, transporte para os alunos, produção de certificados e entre outros. E nesse caso, com o PPA feita, a LDO estabeleceria as prioridades e metas necessárias para a implantação do programa em cada ano, ao longo dos anos previstos no PPA, de forma que cada ano vai ter uma parte que vai ser executada, e a LOA definiria as fontes do capital e quanto vai ser gasto executando essas metas da LDO.

Outros materiais

Perguntas Recentes