Buscar

Prova Estágio Clinica Médica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA ESTÁGIO CLINICA MÉDICA
 (
Nota:
______
)
Curso de Fisioterapia -
Objetivos: avaliação da compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Conteúdo: Rotina diária do estágio, discussões realizadas no horário de estudo 
Procedimentos: sem consulta; resolução entre e ; a nota será atribuída pela exatidão e qualidade da linguagem nas respostas.
Valor das questões: esta avaliação vale: 10.0 pontos; cada questão recebeu um valor relativo à profundidade da abordagem. Vide valor específico de cada questão.
Fórmula: 													
Primeira Parte
O total de pontos desta parte da avaliação é igual a 6.0 pontos. Cada questão vale 2.0 pontos
1. Paciente 50 anos, com histórico de Traumatismo Cranio Encefálico. Ficou por aproximadamente 3 meses internado no hospital. Dos quaIs 2 meses em uti. Apresenta-se na clinica de fisioterapia em A.A em uso de TOT, SNE, deficit no controle de esfincter anal e urinário. Apresenta comprometimento motor em hemicorpo E, deficit de equilibrio, consegue realizar ortotatismo e marcha com ajuda de terceiros. Espasticidade grau 3 principalmente em MSE, Babinsk +, clônus +, triplice flexão +. Desenvolva um programa de tratamento com foco no equilibrio e marcha independente deste paciente, visando também a melhora do condicionamento fisico.
R: Na barra paralela com obstáculos como cones treina a marcha frontal e lateral sempre lembrando o paciente de fazer bastante flexão de joelho. Com auxilio de degraus fazer subir e descer com caneleira caso o paciente consiga. Utilizar o balancim com apoio unipodal, disco proprioceptivo primeiro com dois apoios, depois unipodal, fazer flexão e extensão de joelho em cima do disco com um MI de cada vez. Com auxilio de uma bola pequena fazer rotação de tronco entregando essa bola para os terapeutas que estarão um de cada lado, sempre na hora de entregar mudando a direção que a bola estará. 
2. Para um paciente tetraplégico ou paraplégico, a aquisição ou realização de posturas mais altas fica prejudicado muitas vezes devido a gravidade da lesão. Então posições de sentar ou ficar em ortostatismo muitas vezes deixam de ser realizadas e isso pode trazer graves conseguencias a este paciente, com alterações vasculares, encurtamentos, deformidades e osteoporose. Um dos recursos que podemos usar para minimizar estes problemas é a utilização da prancha ortostática. Sendo assim descreva a maneira como utilizamos a prancha ortostática neste tipo de paciente.
 O terapeuta com auxilio coloca o paciente em d.d na prancha, prende todos os cintos de segurança, é importante não deixar o paciente muito na ponta, pois quando a prancha fica em pé o paciente desce mais, se começa de maneira lenta toda vez subindo 15 graus sempre perguntando se o paciente esta confortado. E parar de subir a prancha quando o paciente não se sentir bem. Tem que se a tentar as extremidades se não estão com sinais de cianose. Tem que deixar mais ou menos 45 minutos o paciente lá.
3. Ainda em se tratando de lesão medular, mais especificamente de um paciente paraplégico, a utilização dos mmss passa a ser de suma importância, para a realização das mudanças de decubito, mudanças transposturais e para tocar a cadeira de rodas. Desta forma descreva 2 exercícios de fortalecimento muscular para o triceps e 2 exercícios de fortalecimento muscualar para o biceps.
Tríceps
Paciente deitado em d do terapeuta vai pegar um elástico e segurar uma ponta e deixar a outra com o paciente que vai estar com as mãos em cima da cabeça. O paciente vai puxar para cima o elástico o máximo que poder. Se o terapeuta quiser ele pode facilitar ou dificultar
Paciente sentado com o terapeuta dando apoio no tronco e os pés apoiados ele vai colocar as mão apoiadas na maca e tentar levantar o corpo.
Bíceps
Paciente sentado pode ser tanto na cadeira como na maca com apoio de tronco e dos pés.
O paciente com um halter vai fazer flexão e extensão de cotovelo
Paciente com um elástico preso na cadeira na parte da frente segura o elástico pela frente e fazer flexão extensão de cotovelo
Segunda Parte
O total desta parte da avaliação é igual a 4.0 pontos, cada questão vale 0.80 pontos.
1- Contração muscular onde não há movimentação articular, cujo o objetivo é a melhora da resistência muscular e é normalmente utilizada na presença de quadro álgico no inicio do tratamento. Estamos relatando uma contração do tipo: 
(	) isocinética
(	) isotônica concentrica
(	) isotônica excentrica
(	) ativa
(X) isométrica
2-Exercícios realizados ativamente através de movimentos pendulares, com ou sem o auxilio de peso, com objetivo de melhorar a decoaptação. Exercício indicado para patologias do ombro. Exercício de :
(	) Nicholas
(	) Kegel
( X) Codman
(	) Frenkel
(	) Passivo
3- Exercício realizado pelo terapeuta com objetivo de ganho de ADM, melhora da mobilidade produção de liquido sinovial. Exercício:
(	) Ativo
(	) Ativo assistido
(X) Passivo
(	) Resisitdo
(	) Ativo resistido
4- Pacientes acometidos por patologias neurológicas em sua grande maioria desenvolve um comprometimento em relação aos movimentos, força muscular e coordenação motora. Em se tratando de coordenação motora foi desenvolvido uma série de exercícios que visam através da repetição, orientação, comando de voz a melhora no padrão de coordenação deste paciente. Estes exercícios são denominados:
( X) Frenkel
( ) Feldenkrais 
( ) Kegel
( ) Codman
( ) Tide
5-Patologias relacionadas ao joelho são muito comuns em nossa rotina de trabalho. Normalmente são pacientes que apresentam fraqueza muscular, dor aos movimentos e diminuição da resistência muscular. Diante destes fatos existe um grupo de exercícios específicos denominado:
(	) Frenkel
(X) Nicholas 
(	) Kegel
(	) Codman
(	) Tide
Muito boa Sorte!!!!

Outros materiais