Buscar

Atividade Avaliativa - Farmacologia dos sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSO DE FARMÁCIA 
	PERÍODO: 2021/01
	DISCIPLINA: Farmacologia dos sistemas – 
PROFESSOR: L. M. O
	DATA: 
	ALUNO: Victória M. R. Alves.
	VALOR:
700 Pontos
	INSTRUÇÕES AOS ALUNOS:
1. Leia atentamente as questões antes de respondê-las.
2. As questões devem ser respondidas à caneta sendo somente de cor preta ou azul.
3. Revise sua prova antes de entregá-la ao professor.
4. Dissertar as questões quando solicitado.
5. Todas as questões foram baseadas nos assuntos estudados em sala de aula e no programa de disciplina abordado até o presente momento.
6. Esta avaliação é em Equipe e sem consulta.
Celular é proibido ser usado durante a execução da prova
01. O que é Farmacodinâmica?
R= É o estudo e a análise da ação do fármaco sobre o organismo, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco e também os efeitos desejáveis ou colaterais.
02. O que é Farmacocinética?
R= É o estudo do caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. 
03. Conceitue receptor agonista e antagonista.
R= o fármaco agonista é aquele capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica. já o fármaco antagonista são aqueles que se ligam a certos receptores neurológicos porém sem ativá-los, ou seja, bloqueiam a ação do agonista.
04. O que é biodisponibilidade e bioequivalência?
A biodisponibilidade é definida como: porcentagem de uma dose administrada de medicamento inalterado que atinge a corrente sanguínea. É um termo que se refere à velocidade e quantidade com a qual um fármaco é absorvido e atinge seu ponto de ação no organismo.
Em outras palavras, a biodisponibilidade refere-se ao tempo e à fração com que o ingrediente ativo alcança seu alvo terapêutico. Essa biodisponibilidade se reflete na medição no sangue dos parâmetros do medicamento em questão, a partir dos níveis atingidos na circulação sistêmica. 
Já a bioequivalência é um termo utilizado para avaliar a equivalência biológica esperada in vivo de duas preparações diferentes de um medicamento. Se dois medicamentos são ditos ser bioequivalentes, isso significa que se espera que eles sejam, para todas as intenções e propostas, iguais. Segundo o Ministério da Saúde, condição que se dá entre dois produtos farmacêuticos que são equivalentes farmacêuticos entre si, e que mostram uma mesma ou similar biodisponibilidade segundo uma série de critérios. 
05. Quais as vias de administração dos medicamentos? Quais vantagens e desvantagens de cada uma?
Via oral- Vantagens: absorção rápida, fáceis para deglutir. Desvantagens: Algumas substâncias do medicamento podem irritar o trato digestivo, Não pode ser usado em pacientes inconscientes. 
Via pulmonar- Vantagens: Pode utilizar pequenas doses para rápida ação, Ausência de perda hepática de primeira passagem. Desvantagens: Precisa ser utilizado com cuidado, para que o paciente receba a quantidade certa do medicamento, Método de administração pouco prático, Alguns fármacos causam irritação do epitélio pulmonar. 
Via injetável: Vantagens: Efeito Mais Rápido, A administração é possível mesmo sem a colaboração do paciente, Possibilidade de liberação controlada do medicamento no paciente. Desvantagens: Sua aplicação costuma ser dolorida, A pessoa não consegue se medicar sozinha, Não aceita todos os tipos de medicamento.
Via Retal: Vantagens: Pode ser usado em pacientes não colaboradores, Boa absorção para uso pediátrico, Não produz irritação gástrica. Desvantagens: É desconfortável, Pode lesionar a mucosa, Absorção irregular ou incompleta. 
VIA ENDOVENOSA: VANTAGENS: Efeito farmacológico imediato, Há o controle da dose, Admite grandes volumes. DESVANTAGENS: Há maior facilidade de intoxicação, Pode haver irritação no local da aplicação, Acidente tromboembólico.
 
VIA INTRAMUSCULAR: Vantagens: Efeito rápido com segurança, Via de depósito ou efeitos sustentados, Fácil aplicação, Utilizado quando há necessidade de administração de maior quantidade de volume. Desvantagens: Dolorosa, Substâncias irritantes ou com pH diferente, Não suporta grandes volumes.
06. Diferencie Efeito toxico de efeito farmacológico.
Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em consequência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco, por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose. É um efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento. Já o efeito farmacológico é um local em que as substâncias endógenas ou fármacos interagem com o objetivo de promover uma resposta fisiológica. 
07. Defina:
A) Droga 
Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias.
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga é uma substância que é, ou pode ser, incluída numa farmacopeia.
B) Fármaco 
Medicamento; qualquer remédio, substância ou produto desenvolvido e preparado para fins farmacêuticos, fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedades farmacológicas. Em termos correntes, a palavra fármaco designa todas as substâncias utilizadas em Farmácia e com ação farmacológica, ou, pelo menos, de interesse médico.
C) Eficácia
Qualidade daquilo que alcança os resultados planejados; característica do que produz os efeitos esperados, do que é eficaz. Capacidade de desenvolver tarefas ou objetivos de modo competente; produtividade.
D) Potência
A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial.
E) Concentração plasmática da droga
A concentração plasmática do fármaco aumenta com a extensão da absorção; a máxima (pico) é alcançada quando a taxa de eliminação do fármaco iguala-se à taxa de absorção.
F) Efeito adverso 
Denomina-se efeito adverso, ou reação adversa ao medicamento (RAM), como um efeito diferente e indesejado daquele considerado como principal por um fármaco. Ou, segundo definição da Anvisa: "É qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica.”
G) Efeito colateral
Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distinguido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal.
Efeito colateral é a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
H) Índice terapêutico
Índice terapêutico é uma comparação entre a quantidade de um agente terapêutico necessária para causar um efeito terapêutico desejado e a quantidade que causa efeitos tóxicos. Quantitativamente, é a proporção dada entre a dose tóxica dividida pela dose terapêutica.
I) Concentração máxima
A concentração do fármaco que induz metade do efeito máximo (EC50) refere-se à concentração na qual uma droga, anticorpo ou toxina induz uma resposta na metade entre a taxa inicial e a máxima após um tempo especificado de exposição..
J) Janela Terapêutica
a janela terapêutica é a medida de concentração plasmática de um fármaco que se encontra entre a faixa de efeito terapêutico e a faixa de efeito adverso. Abaixo da faixa de efeito terapêutico, temos efeitos subterapêuticos, em contrapartida, acima da faixa de reação adversa, temos efeitos tóxicos potencialmente nocivos.
08. Qual o mecanismo de ação dos anestésicos?
R= Os anestésicos locais bloqueiam a ação doscanais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. Assim, causando o efeito desejado da perda de sensibilidade. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.
09. Como agem os fármacos bloqueadores musculares na placa motora?
R= Os bloqueadores neuromusculares atuam em receptores colinérgicos nicotínicos da junção neuromuscular, de forma a prejudicar a transmissão do impulso nervoso, resultando no relaxamento da musculatura. Assim, não promovem o alívio da dor, nem possuem propriedade amnésica, ou seja, não afetam o nível da consciência.
010. Qual a função do sistema nervoso?
R= o sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias e involuntárias que o corpo realiza. Ele representa uma rede de comunicações do organismo. 
011. Conceitue sistema nervoso simpático e parassimpático, e diga quais o neurotransmissores envolvidos nos dois processos.
R= SNS= O sistema nervoso simpático atua de modo oposto ao parassimpático, preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão.
SNP= O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.
O neurotransmissor principal envolvido no Sistema Nervoso Simpático é a noradrenalina. Já no Parassimpático é a Acetilcolina.

Outros materiais