Buscar

Resumo das lesões ligamentares laterais do tornozelo - para apresentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A maioria das lesões ligamentares laterais do tornozelo resolve-se espontaneamente com tratamento conservador. O programa denominado "tratamento funcional" inclui a aplicação do princípio RICE (Rest - repouso, Ice - gelo, Compression - compressão e Elevation - elevação) imediatamente após a lesão, um curto período de imobilização e proteção com bandagens elásticas ou inelásticas e exercícios de mobilização precoce seguidos de carga precoce e treinamento neuromuscular precoce. Treinamento de propriocepção com pranchas de inclinação é iniciado assim que possível, usualmente após três a quatro semanas. Seu objetivo é melhorar o equilíbrio e controle neuromuscular do tornozelo.
O tratamento das lesões ligamentares laterais agudas do tornozelo, em todos os casos, pode realizar-se com medidas não operatórias. O programa denominado "tratamento funcional" inclui a aplicação do princípio RICE (Rest- repouso, Ice - gelo, Compression - compressão, Elevation - elevação) imediatamente após a lesão, um pequeno período de imobilização e proteção com bandagem ou enfaixamento elástico ou inelástico e exercícios de mobilização precoce, seguidos de carga precoce e treinamento neuromuscular do tornozelo. Treinamento proprioceptivo com uma prancha de inclinação é iniciado assim que possível, geralmente após três a quatro semanas. O objetivo é melhorar o equilíbrio e o controle neuromuscular do tornozelo. A eficiência do treinamento com uma prancha de inclinação tem sido mostrada em estudos prospectivos randomizados, com o efeito máximo ocorrendo em aproximadamente dez semanas. Mobilidade adicional e exercícios musculares, especialmente o fortalecimento dos músculos peroneiros, são recomendados. 
Porém Thorstensson (2006) afirma que para controlar a dor e a integridade articular na fase de proteção é importante a utilização de exercícios pendulares sem pesos para causar uma separação articular que iniba a dor e os movimentos de oscilação. A preservação do complexo do ombro depende em parte, do movimento articular. Os exercícios de amplitude de movimento passivo, ativa simples e ativo-assistido tem por finalidade garantir que o ombro se movimente através de toda a amplitude que dispõe. A cinesioterapia passiva diminui as restrições capsulares. Os exercícios isométricos são ideais principalmente na fase aguda, uma vez que a ausência do movimento articular reduz os riscos de sobrecarga mecânica na articulação, evita dor e permite o ganho do trofismo e força muscular

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes