Buscar

AVALIAÇÃO BACTERIOLOGIA E DIAGNÓSTICOS LABORATORIAIS

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – BACTERIOLOGIA E DIAGNÓSTICOS LABORATORIAIS
· Em 1840, depois dos primeiros trabalhos de Pasteur, Friedrich Gustav Jacob Henle (1809-1885), em uma notável publicação, expôs as suas ideias, estabelecendo condições básicas para que um agente microscópico particular pudesse ser considerado causador de uma doença infecciosa ou infectocontagiosa. Estas condições correspondem aos postulados de Henle.
Observe as sentenças e em seguida, marque a alternativa correta.
1.O agente causador da infeção deve ser encontrado com constância no corpo do doente
2.Deve ser possível isolá-lo e, com tal agente isolado, reproduzir experimentalmente a doenças.
3.Um microrganismo específico nem sempre, pode ser encontrado em associação com uma dada doença.
4.A cultura pura produzirá a doença quando administrada em animal sensíveis.
Resposta Marcada :
As alternativas 1 e 2 estão corretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Há diferentes tamanhos e formas para as bactérias. A maioria varia de 0,2 a 2,0 µm de diâmetro e de 2 a 8 µm de comprimento e apresenta algumas formas básicas, como esféricas, cilíndricas e espiraladas. Marque a alternativa
Resposta Marcada :
Células cilíndricas ou em forma de bastão – chamadas de bastonetes;
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A transferência horizontal de DNA entre bactérias pode ocorrer por três mecanismos: conjugação, transformação e transdução. Julgue as alternativas a seguir.
( )Transformação: é o mecanismo em que a bactéria capta DNA livre (desnudo) estranho ou exógeno, proveniente de outra bactéria, incorporando novos marcadores genéticos em seu genoma.
( ) Transdução: é o mecanismo em que o DNA de uma bactéria (doadora) é transferido para outra (receptora) por meio de um bacteriófago.
( ) Conjugação: considerado um acasalamento bacteriano, este é o mecanismo de troca de material genético (transferência de plasmídeo ou de cromátides) de uma bactéria para outra por intermédio da formação do pílus sexual.
( )Transformação: Esse processo pode ocorrer naturalmente em algumas espécies, apesar de a maioria das linhagens e espécies bacterianas não ser capaz de realizar transformação de forma natural ou poder ser induzida em laboratórios por métodos químicos ou biológicos.
( )Conjugação: É necessário que haja contato direto entre uma bactéria doadora e uma bactéria receptora, sendo que a primeira tem o plasmídeo de fertilidade e a segunda não.
Resposta Marcada :
V,V,F,F,V.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· As bactérias são seres procarióticos, ou seja, desprovidos de membrana nuclear (também chamada de carioteca). Elas não possuem todas as estruturas internas das células eucarióticas, sendo mais simples em todos os níveis, menos no seu envoltório celular.
Sobre a estrutura bacteriana, marque a alternativa correta.
Resposta Marcada :
Membrana celular ou membrana citoplasmática bacteriana: sua estrutura é semelhante à dos organismos procarióticos, todavia, com exceção dos grupos bacterianos dos micoplasmas, possuem esteróis.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· O crescimento bacteriano não é o aumento de tamanho celular, mas, sim, o aumento do número de células, as quais se acumulam em colônias, que podem ser visualizadas em meios de cultura mesmo sem o uso de microscópio.
Marque a alternativa correta.
1.Fase de latência ou fase lag: período em que ocorre intensa divisão celular;
2.Fase exponencial ou fase log: período em que as bactérias estão se adaptando ao novo ambiente e ocorre intensa atividade metabólica
3.Fase estacionária: há a diminuição do crescimento bacteriano e um equilíbrio entre células novas e células mortas mantendo o número de bactérias constante.
4.Fase de morte ou fase logarítmica de declínio: ocorre um declínio no número de bactérias viáveis (vivas).
Resposta Marcada :
As alternativas 1 e 2 estão incorretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· É a temperatura de incubação, que possibilita o mais rápido crescimento, durante menor tempo de acordo com o período de geração de cada gênero bacteriano. Marque a alternativa INCORRETA.
Resposta Marcada :
Bactérias microaerófilas: Sempre crescem em atmosfera terrestre contendo concentrações de calor maiores que as encontradas no ar ambiente.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A patogenicidade é a capacidade que os microrganismos têm de causar doenças ao superarem o sistema imunológico do hospedeiro, enquanto a virulência se refere ao grau ou à extensão da patogenicidade. Existem algumas propriedades que indicam que um microrganismo tem potencial de patogenicidade.
Marque V para verdadeiro e F para falso
( ) Adesão: É a capacidade de as bactérias se multiplicarem nas células epiteliais do hospedeiro ou a superfícies, formando biofilmes.
( ) Invasão: É a capacidade que o microrganismo tem de penetrar nas células ou nos tecidos do hospedeiro, de forma a permitir a sua disseminação e a propagação da doença
( ) Toxicidade: Os microrganismos podem produzir exotoxinas, que são as proteínas tóxicas liberadas pelos patógenos enquanto eles crescem
( ) Resistência a antimicrobianos e a desinfetantes: Microrganismos com resistência menor a antimicrobianos e desinfetantes que são mais utilizados, são menos virulentos e têm menor chance de causar doença.
Resposta Marcada :
F,V,V,V
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· Assinale a alternativa que preencha corretamente as frases a seguir:
Algumas espécies de bactérias _________ têm enzimas β-lactamases no espaço periplásmico, que degradam antibióticos da classe β-lactâmicos,
Algumas bactérias__________, como Neisseria meningitidis, gonorrhoeae, Haemophilus influenzae e H. ducreyi, não têm LPS na membrana externa
Apenas as bactérias _________contêm ácidos teicoicos (presente na maioria das espécies de bactérias gram-positivas), que são polímeros hidrossolúveis de poliol fosfatos situados na camada externa da parede celular.
Os ácidos teicoicos são antígenos de superfície das bactérias __________que favorecem a ligação com outras bactérias e receptores específicos de células de mamíferos.
Resposta Marcada :
Gram-negativas/ gram-negativas/ gram-positivas/ gram-positivas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A família das Enterobacteriaceae compreende um largo número de espécies bacterianas de importância médica. Estas espécies respondem por mais de 70% dos isolados bacterianos na rotina do laboratório clínico.
Marque a alternativa INCORRETA.
Resposta Marcada :
Membros desta família são as principais causas de infecções oportunistas (incluindo septicemias, pneumonia, meningite e infecções do trato urinário).
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· As ITUs são síndromes infecciosas que afetam pacientes da comunidade e pacientes hospitalares.
Marque a alternativa correta, que contenha o termo para as seguintes infecções:
1)Infecção dos ureteres.
2)Infecção da bexiga.
3)Infecção dos rins.
Resposta Marcada :
Ureterite/Cistite/pielonefrite.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
Total7 / 10

Outros materiais