Buscar

1 Atividade 1 Ano - Sociologia - 3 Bimestre - 02 á 13 de Agosto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SUMARÉ
E.E. PROFESSOR ANTONIO ZANLUCHI
Rua Primavera Nº 450 - Pq. Do horto - Hortolândia - SP
CEP: 13.183-692 Fone: (019) 3897-1446/3819-1455
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
e917965a@educacao.sp.gov.br
	COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia
	NOME DO(A) ESTUDANTE:
	ANO: 1º SÉRIE: BIMESTRE:1º DATA:
	PROFESSOR(A): Ronaldo 
	TIPO DE AVALIAÇÃO: Revisão do 1º e 2º Bimestre
3º Bimestre
Iniciamos o 3º Bimestre, e para a continuidade do ano letivo iremos propor para um primeiro momento os conteúdos de revisão das aulas realizadas nas duas primeiras semanas de aula, o objetivo neste momento é o aluno ter no caderno o conteúdo, os alunos que estiverem indo no presencial o professor irá olhar em sala de aula, os demais que não estiverem no presencial mandará foto do conteúdo no email: ronaldobraganca@prof.educacao.sp.gov.br
Aula de Sociologia 1º Ano do Ensino Médio- Revisão do 1º e 2º Bimestre
Senso Comum  
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente 
Senso Crítico : significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. 
Desnaturalização: Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. ... Significa considerar que os fenômenos sociais não são imediatamente conhecidos.
Padrão: Podemos entender normas e padrões sociais como os costumes, as regras e as concepções de uma determinada sociedade. Elas são o comportamento que a sociedade “espera” de nós.
Socialização: Socialização é um processo pelo qual passamos e passaremos durante toda nossa vida.
Socialização Primária: Como o próprio nome sugere, é a primeira etapa do processo de socialização. Nesta etapa, aprendemos a nos comunicarmos e temos os primeiros aprendizados das regras sociais e modelos de comportamento.
Socialização Secundária: Essa é a segunda etapa da socialização e a que dura pelo resto da nossa vida, já que é nela que aprendemos a nos relacionarmos com os diversos ambientes e grupos sociais com os quais entramos em contato durante a vida.
Instituições Sociais: As instituições sociais fazem parte da sociedade e possuem conjuntos de regras que são transmitidos aos indivíduos ao longo de sua formação nas fases da infância, da adolescência e da vida adulta. 
Grupos Sociais: Os grupos sociais podem ser os mais diversos, mas vamos falar daqueles que estabelecemos por afinidade. Os grupos sociais estabelecidos por afinidade são aqueles dos quais você e seus amigos participam e que, muitas vezes, fazem parte de diferentes nichos.
Poder: Para Foucault, o poder não está na mão de uma pessoa, mas sim nas nossas relações, de maneira coercitiva. Estas são as microesferas do poder e como funciona a coerção
Cidadania: A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição de poder nele intervir e realizar transformações.
Racismo: O racismo pode ser definido como qualquer forma de discriminação baseada no conceito que defende a existência de uma raça superior a outra. Esse tipo de preconceito define que algumas raças seriam superiores a outras em razão da cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças religiosas ou culturais.
Minorias Sociais: As minorias não se tratam apenas de um grupo social que partilha características em comum, mas sim que tem em comum as DIFERENÇAS desse grupo, construídas ao longo da história, e que colocam um determinado agrupamento de pessoa em uma relação de desvantagem, vulnerabilidade e risco em relação a OUTROS GRUPOS que possuem uma representação dominante dentro de uma sociedade.
Aculturação: é o conjunto das mudanças resultantes do contato de dois ou mais grupos de pessoas. Estas vêm de culturas diferentes e são colocadas em contato direto e contínuo.
O termo assimilação é usado para definir o processo de mudança na “personalidade” das pessoas que estão envolvidas no processo de aculturação.
Aculturação direta: quando o choque de culturas acontece por colonização, guerras, imigração forçada, entre outros.
Aculturação indireta: quando esse processo acontece de maneira indireta (“Ah, vá!”), como, por exemplo, pelos meios de comunicação (televisão, redes sociais, jornais e outros), já que eles nos afetam de maneira indireta, além do modo de agir das pessoas.
Hibridismo cultural: O hibridismo cultural é um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando esses deslocamentos resultaram em contatos permanentes entre grupos distintos.
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Manipulação: A manipulação da mídia ou manipulação da informação veiculada pela mídia refere-se ao uso de táticas ou técnicas de apresentação da informação transmitida pelos meios de comunicação, de modo a favorecer interesses de determinada parte.
“Fake News” em tradução literal significa notícia falsa. O uso corrente que essas palavras têm tido atualmente não é, porém, uma relação direta entre notícia falsa e mentira. Alguns intelectuais apontam que estamos sob o domínio do “pós-verdade”, isto é, um momento em que notícias falsas são difundidas – principalmente com o advento da internet – importando muito mais as crenças que se pretendeu solidificar do que a veracidade dos fatos em si.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. Cultura de Massa, portanto, se refere ao processo de mercantilização da cultura por parte dos esforços de toda uma Indústria Cultural. 
Cultura popular são as tradições, crenças e costumes construídos e compartilhados por um povo. A cultura popular pode ser nacional ou regional.
A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo. Dessa forma, para manter as pessoas “inferiorizadas” à parte da literatura, música, artes plásticas e tantas outras produções, a aristocracia usava esse argumento para excluir os mais pobres do acesso aos bens culturais.
Vídeo Aula sobre os Conceitos acima
Vídeo Aula 1: Senso Comum até Instituições Sociais 
https://www.youtube.com/watch?v=3iHU1sT9CYc&ab_channel=ProfessorRonaldosociologia81
Vídeo Aula 2: Instituições Sociais até Minorias Sociais:
https://www.youtube.com/watch?v=UMGRT4E0udI&ab_channel=ProfessorRonaldosociologia81

Continue navegando