Buscar

Toxoplasmose: Conscientização e Prevenção

Prévia do material em texto

Curso de Medicina Veterinária
2 período
Lavínia Reis Nascimento de Souza
Laysa Matias Costa
Lucas Guidini Dias Machado
PORTIFÓLIO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR - PEI
INTRODUÇÃO
O Toxoplasma gondii é um protozoário oportunista de fácil transmissão para vertebrados inclusive para o homem, a qual ocorre especialmente pelas fezes dos gatos, ingestão de carnes cruas e transmissão congênita. Portanto, a atenção especial deve ser dispensada às gestantes, uma vez que o acometimento fetal pode ser a causa de danos irreversíveis (NEVES, 2011). 
Alta distribuição geográfica mundial, com altas taxas de prevalência sorológica, podendo atingir mais de 70% da população em determinados países
PROBLEMA 
Em muitos casos clínicos são apontados diversas patologias referente á toxoplasmose, onde o felino é o fator principal de transmissão. De que forma podemos conscientizar a sociedade para esse alerta?
OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo fornecer informações de fontes contes confiáveis e de fácil comunicação sobre a toxoplasmose, visto que, a doença é vista de uma forma ruim pela sociedade taxando como o gato um vilão.
RELATO DE EXPERIÊNCIA/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na disciplina de Práticas de Extensão Interdisciplinar utilizamos as redes sociais @toxoplasmose_peii com a finalidade de informar a população sobre a doença desvendando os mitos e verdades da doença. Finalizamos com 4 postagens. Afim de aprimorar e alcançar mais ao público, criamos um vídeo didático fornecendo informações claras e objetivas sobre a Toxoplasmose em formato de reels postado em nosso Instagram pessoal.
É de suma importância a disseminação de informações, visto que, se trata de uma zoonose.
Vídeo didático em formato de reels
(capa do vídeo)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes