Buscar

APG 4 - CORAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APG 4: Coração
Objetivos:
1. Descrever a anatomia fisiológica do coração;
2. Identificar as células e tecidos cardíacos;
3. Explicar o mecanismo de contração e relaxamento cardíaco;
MARIA FERNANDA S. ANDRADE – MEDICINA 1º PERÍODO
4. Citar os principais fatores que alteram a frequência cardíaca.
3
DESCREVER A ANTOMIA FISIOLÓGICA DO CORAÇÃO
É um órgão muscular, oco. Formado por quatro espaços, que nós chamamos de câmaras cardíacas. O musculo que compõe a parede interna do coração é chamado de miocárdio, e é um musculo que só encontra no coração. As câmaras cardíacas são chamadas de átrios e ventrículos. As duas câmaras superiores são átrios, e as câmaras inferiores são os ventrículos. Entre o átrio direito e ventrículo direito temos uma valva chamada tricúspide, formada por três partes, por três válvulas. Ela impede o refluxo do sangue, impede que o sangue vá para o lado contrário que ele deveria ir. Entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar, nós temos a valva pulmonar. No lado esquerdo, entre o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo temos a valva mitral ou bicúspide, com duas partes. Na saída do lado esquerdo do coração entre o ventrículo esquerdo e a aorta temos a válvula aórtica ou semilunar. O coração tem essa conformação, espaços internos, valvas internas, para quando o coração contrair o sangue não espirrar para todos os lados ao mesmo tempo. O sangue precisa de um fluxo, o coração precisa receber o sangue e propulsioná-lo ao seu destino. 
· Faz parte de um sistema cardiovascular. É composto de coração, sangue e vasos sanguíneos. Que são veias e artérias. As artérias são sempre vasos sanguíneos que estão saindo do coração, e as veias são vasos sanguíneos que estão chegando ao coração, trazendo o sangue de volta para o coração.
Do lado direito, os vasos sanguíneos que chegam ao átrio direito são as veias cavas, a veia cava inferior que traz o sangue desoxigenado da parte inferior do corpo e a veia cava superior que traz o sangue oxigenado da parte superior do corpo, ainda do lado direito do coração o vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito é a artéria pulmonar, e é responsável por redirecionar esse sangue para os pulmões, para receber oxigênio e eliminar os CO2.
 Algumas pessoas tem a concepção errada de que nas artérias sempre temos sangue oxigenado e nas veias sempre sangue desoxigenado, mas no coração temos essa exceção. A artéria pulmonar carrega sangue desoxigenado porque ela encaminha o sangue que veio do corpo e chegou até o coração para os pulmões.
Já do lado esquerdo do coração, os vasos sanguíneos que chegam ao átrio esquerdo são as veias pulmonares, que estão chegando ao coração com o sangue oxigenado, e finalmente saindo do coração pelo ventrículo esquerdo, temos o maior vaso sanguíneo do corpo que é a aorta, que possui ramificações e é responsável por conduzir sangue oxigenado para todas as células do corpo.
IDENTIFICAR AS CÉLULAS E TECIDOS CARDIÁCOS 
As paredes do coração são constituídas de três túnicas: a interna, ou endocárdio; a média, ou miocárdio; e a externa, ou pericárdio. A região central fibrosa do coração, comumente chamada de esqueleto fibroso, serve de ponto de apoio para as válvulas, além de ser também o local de origem e inserção das células musculares cardíacas.
O endocárdio corresponde aos vasos sanguíneos e é constituído por endotélio, que repousa sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo frouxo que contém fibras elásticas e colágenas, bem como algumas células musculares lisas. Conectando o miocárdio à camada subendotelial, existe uma camada de tecido conjuntivo (frequentemente chamada de camada subendocardial) que contém veias, nervos e ramos do sistema de condução do impulso do coração (células de Purkinje).
O miocárdio é a mais espessa das túnicas do coração e consiste em células musculares cardíacas organizadas em camadas que envolvem as câmaras do coração como uma espiral complexa. Grande parte dessas camadas se insere no esqueleto cardíaco fibroso. O arranjo dessas células musculares é extremamente variado, de modo que, mesmo em um corte histológico de uma área pequena, são vistas células orientadas em muitas direções.
O coração está coberto externamente por um epitélio pavimentoso simples (mesotélio), o qual se apoia em uma fina camada de tecido conjuntivo, que constitui o epicárdio. A camada subepicardial de tecido conjuntivo frouxo contém veias, nervos e gânglios nervosos. O tecido adiposo que geralmente envolve o coração se acumula nessa camada. O epicárdio corresponde ao folheto visceral do pericárdio, membrana serosa que envolve o coração. Entre o folheto visceral (epicárdio) e o folheto parietal, existe uma quantidade pequena de líquido que facilita os movimentos do coração
O esqueleto cardíaco é composto de tecido conjuntivo denso. Seus principais componentes são o septo membranoso, o trígono fibroso e o ânulo fibroso. Essas estruturas são formadas por um tecido conjuntivo denso, com fibras de colágeno grossas orientadas em várias direções. Nódulos de cartilagem fibrosa são encontrados em determinadas regiões desse esqueleto fibroso.
As válvulas cardíacas consistem em um arcabouço central de tecido conjuntivo denso (contendo colágeno e fibras elásticas), revestido em ambos os lados por uma camada de endotélio. As bases das válvulas são presas aos anéis fibrosos do esqueleto cardíaco.
EXPLICAR O MECANISMO DE CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO CARDÍACO 
Sarcômeros são compartimentos onde se organizam as principais proteínas musculares que estão envolvidas no processo de contração muscular: actina e miosina. No repouso a miosina e a actina não se tocam, mas querem se encostar. Esse lugar de atração se chama sitio de ligação. E nós temos um complexo proteico que não permite essa ligação entre essas proteínas, que são: tropomiosina e troponina. 
Mas para que a contração aconteça, é necessário que a actina e a miosina se liguem, e isso acontece quando o complexo proteico sai do sitio de ligação, ou seja, saia do meio entre elas.
Pra que isso aconteça a troponina precisa se ligar a uma molécula de cálcio, pois quando ocorre essa ligação o complexo proteico muda a sua conformação e sai do caminho. 
Mas nem sempre o cálcio está disponível o suficiente. Assim, o músculo precisa de um impulso, que vem do sistema nervoso, pra mudar a sua composição, liberar moléculas de cálcio pra que essas se liguem ao complexo tropomiosina e troponina para que eles saiam do sitio de ligação e a actina e a miosina consigam se ligar para que ocorra a contração.
E pra que essa miosina se ligue, ela precisa estar energizada, e ela possui um mecanismo que consegue quebrar o ATP, e se energizar, assim ela se liga na actina.
Dessa forma tem os tracionamento de actina. Outra molécula de ATP se liga a miosina, pra voltar a conformação normal. Isso acontece até quando tem cálcio disponível.
Sístole e Diástole
A sístole é a contração e a diástole é o relaxamento. Os átrios e ventrículos não podem se contrair simultaneamente, porque assim o sangue ia espirrar pra todos os lados e não haveria um fluxo. Assim, tem a contração atrial e depois a contração ventricular. 
Pelo átrio direito o sangue chega pela veia cava e pelo átrio esquerdo o sangue chega pela veia pulmonar. O coração recebe sangue pelos dois átrios. Cerca de 70 do sangue escoa dos átrios para os ventrículos. Depois do enchimento passivo, sem a contração, ocorre a contração atrial, e o restante do sangue que estava dentro dos átrios passa para os ventrículos. Com o início da contração dos ventrículos, a pressão intraventricular sobe provocando o fechamento das valvas atrioventriculares. O fechamento é importante para que não haja o refluxo do sangue. essas valvas se fecham ou se abrem dependendo da pressão. Quando as valvas atrioventriculares se fecham e se inicia a contração ventricular a pressão intraventricular precisa subir acima das grandes artérias pra que haja a abertura das valvas semilunares. Chamada de contração isovolumétrica. Porque não existe alteração volume de sangue dentro dos ventrículos.Em um determinado momento a pressão dentro dos ventrículos supera a pressão das grandes artérias, e a valva semilunar abrem permitindo a ejeção do sangue dos ventrículos para as grandes artérias. E a pressão dos ventrículos vai diminuindo gradativamente. Até o momento que ela fica inferior à da pressão das grandes artérias e as valvas semilunares se fecham. E aí se inicia o relaxamento isovolumétrico. Onde os ventrículos estão relaxando e ainda não há a entrada de sangue dentro eles. Conforme a diástole ventricular continua, a pressão dentro dos ventrículos é menor que a dos átrios, assim permite a abertura das valvas atrioventriculares. E aí o processo se repete com o escoamento do sangue para os ventrículos
O barulho que escutamos ao escultar o coração com estetoscópio é chamado de bulhas cardíacas. E acontece porque o fechamento das valvas do coração produz som.
Bulhas Cardíacas
As bulhas cardíacas são os sons que ocorrem após o fechamento das válvulas. Dois sons são auscultáveis com um estetoscópio.
· 1º TUM: quando o sangue é transferido dos átrios para os ventrículos, com o fechamento das válvulas atrioventricular – bicúspide e tricúspide.
· 2º TÁ: quando o sangue é transferido dos ventrículos para as artérias pulmonar e aorta, com o fechamento das válvulas semilunares.
CITAR OS PRINCIPAIS FATORES QUE ALTERAM A FREQUENCIA CARDÍACA
A frequência cardíaca é representada pela quantidade de vezes que o coração bate no período de um minuto. “A frequência considerada normal é de 60 bpm a 100 bpm. Menor que isso = bradicardia, maior que isso = taquicardia.” É avaliada com o auxílio do estetoscópio. Há ainda alguns monitores que são colocados na orelha ou ponta de dedo. Verificamos então que, a variabilidade da frequência cardíaca, em pessoas normais, está relacionada com o género, posição corporal, capacidade funcional, respiração e que, com o avançar da idade essa variabilidade vai sendo diminuída, situação que se caracterizada como bastante perigosa em termos de saúde, pois pode provocar complicações arrítmicas consequência de um enfarte do miocárdio e até de mortalidade.
Referências:
· Silverthorn – Fisiologia Humana, Grupo A, 2016.
· Fisiologia Humana – Guyton.
· Histologia Básica – Junqueira e Carneiro.

Outros materiais