Buscar

Prova Online metodologia do trabalho cientifico

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100774 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Uma das definições mais simples de propriedade intelectual que encontramos no meio acadêmico é: o direito do autor sobre a sua obra intelectual. Aqui são incluídos os trabalhos artísticos, literários, científicos e até mesmo invenções, descobertas científicas e modelos industriais, publicitários e de serviço. A propriedade intelectual divide-se em 3 grupos: direito industrial, direito autoral e proteção sui generis.
Sobre o direito autoral pode-se afirmar que:
I - A lei 9.610 de 1998 específica que textos de obras literárias, artísticas ou científicas, projetos, obras audiovisuais, fotográficas, musicais, conferências etc., estão protegidas e preservam os direitos aos autores.
II - É vedada a utilização de qualquer trecho ou parte de obra sem a prévia autorização do autor, sendo prevista uma penalização ao infrator.
III - Direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I e II
b )
 II e III
c )
 I, II e III
d )
 I
 
e )
 I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Segundo a ABNT 6022, o "artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento". Os artigos podem ser classificados como: artigo original ou artigo de revisão.
Sobre a elaboração do artigo científico é correto afirmar que:
I - O artigo original é resultante de pesquisas científicas e deve apresentar os dados originais de descobertas em relação a aspectos experimentais ou observacionais.
II - O artigo de revisão é uma síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação de material pertinente.
III - Pode-se afirmar que o artigo de revisão tem por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II e III
b )
 II
c )
 I
 
d )
 I, II e III
e )
 I e II
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
"As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio". (SEVERINO, 2007, p. 174)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Quanto à formatação das citações inseridas no trabalho acadêmico, classifique as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A citação direta curta é a transcrição literal de parte da obra do autor consultado, com até 3 linhas. Deve ser incorporada ao texto mantendo o mesmo tamanho da fonte, o mesmo espaçamento entre linhas e entre aspas duplas.
( ) A citação direta longa é a transcrição literal de parte da obra do autor consultado, com mais de 3 linhas, escrita em parágrafo distinto: recuo de 4cm da margem esquerda, fonte tamanho 12 e entre aspas duplas.
( ) A citação indireta é o texto baseado na obra do autor consultado, consistindo na reprodução do conteúdo do documento original de acordo com a interpretação do pesquisador. Utiliza-se a expressão apud para informar a fonte consultada.
( ) A citação de citação caracteriza-se pela utilização de um texto em que não se teve acesso ao original. Pode ser uma citação direta ou indireta.
Assinale a alternativa que corresponde a sua análise:
 
a )
 V, F, F, V.
b )
 V, V, V, V.
c )
 V, V, F, F.
d )
 F, F, V, V.
e )
 F, F, F, V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Na vida acadêmica, dois tipos de documentos autobiográficos são frequentemente solicitados aos discentes e docentes: o curriculum vitae e o memorial. O curriculum vitae tornou-se exigência universal para todos os profissionais, particularmente nos momentos de acesso e promoção nas carreiras nas empresas, nas entidades culturais, nas instituições universitárias e nos institutos de pesquisa". (SEVERINO, 2007, p. 243)
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Sobre o curriculum vitae é correto afirmar que:
I - O curriculum vitae é o registro da trajetória de formação e atuação do profissional, de modo a expressar seu perfil técnico e científico.
II - O currículo deve ser impresso e entregue pessoalmente, aproveitando a oportunidade para conhecer a empresa e seus gestores.
III - É importante se preocupar com a apresentação gráfica do currículo. Sugere-se a utilização da fonte tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e texto justificado.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II e III
b )
 II
c )
 I e II
d )
 I
 
e )
 I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Segundo Marconi e Lakatos (2017), o conhecimento popular, ou como também é conhecido o senso comum, é o modo comum e espontâneo de conhecer. É adquirido no trato direto com as coisas e os seres humanos, é um saber que possuímos sem que o tenhamos procurado ou estudado.
Assinale a alternativa que apresenta as características do senso comum:
 
a )
 Assistemático, verificável, acrítico e falível.
b )
 Valorativo, falível, crítico e sistemático.
c )
 Superficial, subjetivo, metódico e sistemático.
d )
 Assistemático, superficial, objetivo e verificável.
e )
 Sistemático, não verificável, acrítico e subjetivo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Segundo Severino (2007, p. 244), "o memorial é uma retomada articulada e intencionalizada dos dados do curriculum vitae do estudioso, no qual sua trajetória acadêmico-profissional fora montada e documentada, com base em informações objetivas".
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Quanto à elaboração do memorial, é correto afirmar:
I - O memorial é um tipo de currículo específico para ingresso e promoção da carreira docente, livre-docência e em exames de seleção ou qualificação.
II - As informações a serem apresentadas no memorial são diferentes das apresentadas no currículo.
III - Pode ser caracterizado como autobiografia que, além de descrever, analisa e avalia a trajetória acadêmica e profissional do candidato, evidenciando seu amadurecimento profissional.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 III
 
b )
 I e III
c )
 I, II e III
d )
 II
e )
 I
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
"As referências compreendem a lista de todas as obras utilizadas como base para fundamentação e elaboração de uma pesquisa. Para cada obra citada no texto deverá constar sua referência na seção correspondente ao final do trabalho".
(KLEINA, 2016, p.106)
KLEINA, Claudio. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Curitiba: IESDE BRASIL, 2016.
Sobre a formatação das referências e sua inserção no trabalho acadêmico é correto afirmar:
I - O capítulo 'referências' deve ser inserido após o capítulo das considerações finais e nele devem ser apresentadas todas as obras consultadas - independentemente se foram citadas ou não no decorrer do trabalho.
II - Recomenda-se que as referências sejam alinhadas à esquerda, sem indicação de parágrafo, com espaço entrelinha simples e separadas entre si por espaço duplo e digitadas em fonte tamanho 12.
III - A NBR6023 orienta que na elaboração das referências, o título dos livros seja destacado, ficando a critério do autor escolher entre o negrito, itálico ou sublinhado.
É correto apenas o que se afirma em:
 
a )
 II e III
b )
 III
c )
 I, II e III
d )
 I e II
e )
 II
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
De acordo com Santos "resenhar consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas e publicadas, sendo considerado o nível mais elementar de texto científico, caracterizando como um trabalho exploratório, pois embora o texto contenha uma crítica, o texto-basejá está pronto". (2015, p. 29)
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Sobre a elaboração de resenhas, é correto afirmar que:
( ) A resenha é a síntese de uma obra, que além do resumo, deve vir acompanhada de uma posição crítica por parte do resenhista.
( ) Para elaborar uma resenha é necessário que o resenhista tenha capacidade de síntese, seja objetivo, tenha domínio do assunto tratado na obra e saiba argumentar e fundamentar as suas críticas.
( ) A resenha consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor da obra feitos pelo resenhista.
( ) A resenha apresenta os resultados de uma pesquisa original, inédita e criativa, contribuindo para a divulgação do conhecimento científico.
Assinale a alternativa que corresponde a sua análise:
a )
 V, V, V, V
b )
 F, V, V, F
c )
 F, F, V, V
 
d )
 V, V, V, F
e )
 V, V, F, F
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
A paráfrase é uma forma de citação. Nesse sentido pode-se afirmar que:
I - Paráfrase é a transcrição literal de um trecho da obra consultada, devendo ser indicados o autor, ano e a página.
II - Se a paráfrase tiver mais que três linhas, deve ser digitada em parágrafo distinto - com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10 e espaçamento simples.
III - A paráfrase deve ser fiel à ideia contida no texto consultado, podendo, porém, condensar os parágrafos.
IV - Quando a paráfrase for menor que 3 linhas deve ser digitada entre aspas duplas.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I e III
b )
 I, II e IV
 
c )
 III
d )
 I, II, III e IV
e )
 IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
É comum encontrarmos alunos ansiosos e inseguros pela necessidade de apresentação oral do trabalho científico desenvolvido. É um momento de avaliação muito tenso, porém importante e necessário para o desenvolvimento do conhecimento científico.
Quanto à apresentação oral de um trabalho científico, é correto afirmar que:
I - Além de ser um momento de avaliação, é uma oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa a colegas, professores e demais membros da comunidade acadêmica.
II - A postura do acadêmico, sua segurança e domínio do conteúdo apresentado são alguns dos critérios de avaliação da banca examinadora.
III - Sugere-se que, ao iniciar a sua fala, o acadêmico agradeça ao orientador e aos membros da banca pela atenção dedicada ao seu trabalho.
IV - Pode-se finalizar a apresentação com uma reflexão a respeito do assunto abordado, em seguida agradecer a presença de todos e colocar-se à disposição para os comentários e questionamentos dos membros da banca.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I e IV
 
b )
 I, II, III e IV
c )
 I, II e IV
d )
 III
e )
 II e III
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando