Buscar

Aap1 Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Hematológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap1 - Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Hematológico
1)As anemias resultantes de carências de vitamina B12 ou de folatos vão se tornando menos frequentes, em virtude da diminuição da ocorrência de carências nutricionais. No entanto, ainda são encontradas na prática médica, em especial entre grávidas de classes mais pobres, idosos e alcoólatras, na forma clássica da anemia perniciosa. As alterações morfológicas do sangue e da medula óssea são similares, sendo conjuntamente conhecidas pela denominação de anemias megaloblásticas.
Acerca da fisiopatologia das anemias megaloblásticas, analise as assertivas a seguir:
I. Embora a anemia seja a manifestação mais proeminente, essas doenças têm em comum uma redução seletiva na síntese de DNA e, consequentemente, as alterações se estendem a outras linhagens hematopoéticas como leucócitos e plaquetas, e a outros locais com grande proliferação celular como intestino delgado, língua e útero.
II. Tanto os folatos como a vitamina B12 são indispensáveis para a síntese da timidina, um dos nucleotídeos que compõem o DNA, e a carência de um deles tem como consequência menor síntese de DNA.
III. O quadro morfológico do sangue periférico e da medula óssea é idêntico nas deficiências de folatos ou de vitamina B12: dissociação de maturação núcleo-citoplasmática, produzindo células de tamanho aumentado e com alterações morfológicas características.
IV. Como resultado da hematopoiese ineficaz, além da anemia macrocítica, com megaloblastos na medula óssea e número de reticulócitos normal ou baixo, pode também ocorrer neutropenia, com neutrófilos polissegmentados e moderada plaquetopenia.
ZAGO, M.A. Carências de Folatos ou Vitamina B12. Anemias Megaloblásticas. In: ZAGO, M.A,.; FALCÃO, R.P., PASQUINI, R. Hematologia – Fundamentos e Prática, Editora Ateneu, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?.... Acesso em: 14 mai. 2018.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Estão corretas as assertivas I e II, apenas.
· b)Estão corretas as assertivas III e IV, apenas.
· c)Estão corretas as assertivas I e III, apenas.
· d)Estão corretas as assertivas II e IV, apenas.
· e)Estão corretas as assertivas I, II, III e IV.
2)O corpo de um indivíduo adulto bem nutrido e saudável contém de 3 a 4 g de ferro. O éritron (órgão descontínuo, porém único, formado pelo somatório de eritroblastos, reticulócitos e hemácias) é o maior compartimento funcional de ferro do organismo humano, contendo de 60 a 70% do ferro total. Desta forma, a necessidade de ferro do éritron tem influência dominante na sua deficiência.
 
Acerca da deficiência de ferro e sua etiologia e fisiopatogenia, analise as afirmações a seguir:
 
I. Em função da baixa capacidade absortiva do duodeno, o balanço de ferro no organismo é regulado a partir da absorção hepática.
II. A deficiência de ferro surge a partir do desequilíbrio entre ingesta, absorção e situações de demanda aumentada ou perda crônica, sendo multifatorial.
III. Anemia ferropriva é o distúrbio do ferro mais frequente em adultos e está associada à perda crônica de sangue, tanto por hipermenorreia ou menorragia, quanto pelo trato gastrointestinal.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Estão corretas as afirmações I, II e III.
· b)Estão corretas as afirmações I e II, apenas.
· c)Estão corretas as afirmações II e III, apenas.
· d)Estão corretas as afirmações I e III, apenas.
· e)Está correta a afirmação III, apenas.
3)A imagem apresentada a seguir representa uma técnica hematológica usual para caracterizar a variabilidade de tamanho dos eritrócitos, ou seja, presença simultânea de normócitos (hemácias de tamanho normal, em torno de 7,5 a 8µm) e micrócitos (hemácias pequenas) ou macrócitos (hemácias grandes).
· 
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/Iron-deficiency_Anemia%2C_Peripheral_Blood_Smear_%284422704616%29.jpg
Uma forma de perceber a presença de micrócitos na extensão sanguínea corada é
Alternativas:
· a)encontrar uma região da extensão que apareça simultaneamente hemácias e um linfócito típico, compara-se o diâmetro do núcleo do linfócito com o diâmetro das hemácias desta região; aqueles eritrócitos que são menores que o núcleo do linfócito, são caracterizados como micrócitos.
· b)encontrar uma região da extensão que apareça simultaneamente hemácias e uma plaqueta típica, compara-se o diâmetro do núcleo da plaqueta com o diâmetro das hemácias desta região, aqueles eritrócitos que são menores que o núcleo da plaqueta, são caracterizados como micrócitos.
· c)encontrar uma região da extensão que apareça simultaneamente hemácias e um monócito típico, compara-se o diâmetro do núcleo do monócito com o diâmetro das hemácias desta região, aqueles eritrócitos que são menores que o núcleo do monócito, são caracterizados como micrócitos.
· d)encontrar uma região da extensão que apareça simultaneamente hemácias e um linfócito típico, compara-se o diâmetro do núcleo do linfócito com o diâmetro das hemácias desta região, aqueles eritrócitos que são menores que o núcleo do linfócito, são caracterizados como macrócitos.
· e)encontrar uma região da extensão que apareça simultaneamente hemácias e uma plaqueta típica, compara-se o diâmetro do núcleo da plaqueta com o diâmetro das hemácias desta região, aqueles eritrócitos que são menores que o núcleo da plaqueta, são caracterizados como macrócitos.
4)A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e, em geral, o diagnóstico laboratorial é feito sem grandes dificuldades, usando-se testes simples e rotineiramente disponíveis pelos laboratórios em geral. A interpretação dos resultados, no entanto, deve ser feita cuidadosamente, tendo em mente as limitações e interferentes de cada reação.  O eritrograma, o perfil bioquímico e exames diferenciais fornecem os principais parâmetros usados para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva.
Assinale a alternativa que engloba principais parâmetros usados para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva corretamente.
(Considere: Hb: Hemoglobina; VCM: Volume Corpuscular Médio; HCM: Hemoglobina Corpuscular Média; CHCM: Concentração de Hemoglobina Corpuscular Media; RDW:Red Cell Distribution Width.)
Alternativas:
· a)Anemia macrocítica hipocrômica e poiquilocitose com presença de eliptócitos hipocrômicos.
· b)¿ Hb; ¿ VCM; ¿ HCM; ¿ CHCM e ¿ RDW.
· c)¿ Ferritina Sérica; ¿ Ferro Sérico; ¿ Saturação de transferrina e ¿ Capacidade de ligação do ferro.
· d)A reação de Perls para dosagem sérica dos receptores de transferrina; contagem de reticulócitos e Identificação sérica de possível presença de hemossiderina reticuloendotelial.
· e)Anemia microcítica hipocrômica; ¿ RDW; ¿ saturação de transferrina e contagem de reticulócitos.

Outros materiais