Buscar

Av1 - Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Hematológico

Prévia do material em texto

Av1 - Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Hematológico
1)Considera-se portador de anemia o indivíduo cuja concentração de hemoglobina é inferior a 13g/dL no homem adulto, 12g/dL na mulher adulta e em crianças entre seis e 14 anos de idade, 11g/dL na mulher grávida e em crianças entre seis meses e seis anos. A carência de vitamina B12 e/ou ácido fólico resulta em anemia megaloblástica. As causas são muito complexas devido a vários fatores estarem envolvidos e pelo fato de que o metabolismo do ácido fólico depende da presença de vitamina B12, onde a falta desta vitamina pode acabar desenvolvendo a deficiência de ácido fólico. 
Sendo a anemia megaloblástica desenvolvida por uma falha na maturação do material genético celular, sua gravidade está
Alternativas:
· a)no desenvolvimento de quadros de anemia acentuada além de pancitopenia severa.
· b)no desenvolvimento de quadros de fadiga, prejuízo no crescimento e no desempenho muscular.
· c)no esgotamento das reservas orgânicas, dificultando assim a produção de hemácias, o que as tornam pequenas e demasiadamente descoradas na região central.
· d)no desenvolvimento de quadros de hematúria acentuada além de trombocitopenia severa.
· e)no desenvolvimento de quadros de anemia normocrômica, com macrocitose, anisocitose e poiquilocitose.
2)Como a maioria das anemias megaloblásticas e´ causada por deficiência de ácido fólico ou vitamina B12 ou a falta de ambos os nutrientes, o tratamento em geral, consiste em identificar e tratar a causa, quando possível, e corrigir a deficiência, existindo vários esquemas de tratamento. A mais importante medida no tratamento dessas anemias consiste em identificar a causa e removê-la, se possível. Só excepcionalmente há necessidade de tratar esses pacientes com transfusões sanguíneas, uma vez que a reposição adequada do nutriente é acompanhada de pronta resposta, com rápida normalização hematológica.
 
Considerando as anemias megaloblásticas, analise as assertivas a seguir:
 
I. A reposição parenteral com 1.000 µg de vitamina B12/semana, durante 4 semanas, por via intramuscular, seguido de injeções mensais e´ o mais prático dos esquemas terapêuticos.
II. O sulfato ferroso administrado por via oral constitui o tratamento de escolha da deficiência de colabamina.
III. Quando a terapia com ferro oral não tem sucesso, a administração parenteral de ferro pode constituir uma alternativa eficaz.
IV. A reposição com ácido fólico e´ feita, de modo geral, por via oral, uma vez/dia. A dose diária de 1mg e´ suficiente na maioria dos pacientes.
V. É extremamente importante que só se comece a reposição de ácido fólico quando for descartada totalmente a possibilidade de deficiência de vitamina B12, pois se a deficiência for de vitamina B12, a reposição isolada de ácido fólico irá agravar o quadro neurológico.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Estão corretas as assertivas I, II e III, apenas.
· b)Estão corretas as assertivas I, IV e V, apenas.
· c)Estão corretas as assertivas II, III e V, apenas.
· d)Está correta a assertiva IV, apenas.
· e)Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
3)A Anemia de Doenças Crônicas está comumente associada às doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatóide, às infecções crônicas como tuberculose ou infecções fúngicas sistêmicas, e à neoplasia. Mas o seu diagnóstico nem sempre é fácil, pois existem muitos fatores que interferem no aparecimento dessa anemia que estão presentes em grau variável em diferentes situações.
 
No que se refere ao diagnóstico diferencial das ADC, analise as asserções a seguir e a relação proposta estre elas:
 
I. A medida do TfR (receptor de transferrina) não costuma ser alterada na presença de inflamação, apresentando valor no diagnóstico diferencial entre anemia ferrope^nica e essas anemias crônicas, em especial nos casos com ferritina alta.
PORQUE
II. Na presença de um processo inflamatório crônico a dosagem de ferritina pode variar, dando valores algumas vezes elevados.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)"No caso das infecções e das neoplasias em que o agente etiológico e as células neoplásicas dependem intrinsecamente do ferro para sua proliferação, alguns estudiosos adotam a hipótese de que a retenção de ferro na forma de depósito constitui-se um mecanismo desenvolvido pelo organismo humano como forma de defesa contra esses agentes agressores."
Considerando as informações mencionadas e as características fisiopatológicas das anemias das doenças crônicas, no tratamento de casos assim deve-se
Alternativas:
· a)evitar a administração de ferro oral ou parenteral.
· b)recomendar o uso do ferro com cautela.
· c)recomendar o uso de vitamina C, auxiliando na absorção do ferro.
· d)evitar o uso da alfaepoetina, independentemente das circunstâncias clínicas.
· e)recomendar a transfusão de concentrado de hemácias, exceto nos pacientes mais idosos.
5)"A resposta inadequada da medula à hemólise leve, que ocorre nos quadros de anemia de doenças crônicas, deve-se a possíveis defeitos na eritropoese, como a diminuição inapropriada da secreção de eritropoetina ou a resposta reduzida da medula óssea à eritropoetina e eritropoese, limitada pela menor oferta de ferro."
 
Considerando o evento fisiopatogênico da hiperhemólise na anemia das doenças crônicas, analise as assertivas a seguir, e a relação proposta entre elas:
 
I. Na anemia de doença crônica ocorre encurtamento leve a moderado da sobrevida das hemácias (cerca de 80 dias, ao invés de 120 dias normais).
PORQUE
II. O sistema mononuclear fagocitário apresenta um estado de hiperatividade, desencadeado por processo infeccioso, inflamatório ou neoplásico, que leva à remoção precoce dos eritrócitos circulantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais