Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Disciplina 3 - Módulo 2 -Teste da Aula 4

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina 3 - Módulo 2: Teste da Aula 4
1- Em uma contingência, o comportamento pode ser produzido no próprio corpo do organismo, como a sensação que um indivíduo sente ao fazer um exercício, neste caso, qual é a natureza do reforçamento? Escolha uma:
a.
Trata-se de uma contingência de reforço automático, já que foi diretamente produzida pelo comportamento.
b.
A contingência é socialmente mediada, já que alguém fez os aparelhos da academia.
c.
Não se trata de uma contingência, pois não há aspectos do ambiente atuando sobre o organismo e só seu próprio corpo.
d.
Na contingência descrita, não há reforço, pois é o próprio corpo, internamente, que aumenta o comportamento.
A resposta correta é: Trata-se de uma contingência de reforço automático, já que foi diretamente produzida pelo comportamento.
2- Sobre as contingências socialmente mediadas, que alternativa é INCORRETA? Escolha uma:
a.
Os estímulos sociais de atenção podem ser reforçadores.
b.
Os estímulos produzidos por um comportamento autoestimulatório deixam o indivíduo socialmente mais hábil, logo, são socialmente mediados.
c.
O ambiente social pode mediar o acesso de uma pessoa a itens que ela gosta e isso ser reforçador.
d.
Pessoas do ambiente podem eximir alguém de uma atividade aversiva após um comportamento por esquiva.
A resposta correta é: Os estímulos produzidos por um comportamento autoestimulatório deixam o indivíduo socialmente mais hábil, logo, são socialmente mediados.
3- A respeito da expressão “condicionamento”, tão utilizada na Análise do Comportamento, é correto o que se afirma em qual das seguintes alternativas? Escolha uma:
a.
Não é um processo aprendido.
b.
Não pode ser ensinado.
c.
É sinônimo de aprendizagem.
d.
É o oposto de aprendizagem.
A resposta correta é: É sinônimo de aprendizagem.
4- O que ocorre quando um estímulo que elicia um respondente é apresentado na presença de outro, que não elicia nada, ou seja, é neutro para o organismo. Escolha uma:
a.
Um dos estímulos perde suas propriedades, deixando de ser um estímulo incondicionado e passando a ser um estímulo neutro, por meio da extinção respondente.
b.
Um estímulo ganha as propriedades do outro e o estímulo neutro passa a eliciar também o respondente, em um processo de condicionamento respondente.
c.
Ambos estímulos perdem suas propriedades e se tornam neutros para o organismo, uma vez que não possuem identidade própria específica, uma vez que compartilham com outros essas propriedades.
d.
O estímulo incondicionado se torna estímulo condicionado, passando a eliciar mais respondentes e com maior intensidade, durante este processo de contracondicionamento respondente.
A resposta correta é: Um estímulo ganha as propriedades do outro e o estímulo neutro passa a eliciar também o respondente, em um processo de condicionamento respondente.
5- A respeito do experimento de Pavlov, em que o cachorro passa a salivar ao ouvir o tocar do sino, pode-se afirmar que o sino era um estímulo __________ e passou a eliciar o comportamento de salivação, ou seja, tornou-se um estímulo __________. Assinale a alternativa que completa adequadamente os espaços. Escolha uma:
a.
Neutro - Incondicionado.
b.
Neutro - Condicionado.
c.
Incondicionado - Condicionado.
d.
Condicionado - Eliciador.
A resposta correta é: Neutro - Condicionado.