Buscar

EXERCÍCIOS Ayurveda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Ayurveda
1. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem diversos sistemas de medicina tradicional, como as medicinas tradicionais chinesa, ayurvédica, árabe e indígena.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que melhor caracteriza a medicina ayurvédica como uma medicina tradicional.
B) A medicina ayurvédica utiliza diversos métodos, como limpeza do corpo, uso de óleos corporais, indução de suor pelo vapor, sempre no intuito da garantia do bem-estar pleno do indivíduo.
A medicina ayurvédica não utiliza medicamentos sintéticos e, sim, produtos naturais (ervas) como uma forma de tratamento. Além disso, não emprega a técnica de inserção de agulhas (acupuntura), essa forma de cura faz parte da medicina tradicional chinesa. A medicina ayurvédica não oferece um único programa nutricional. A forma de alimentação, nesse caso, envolve cada tipo de dosha.
Ela também não faz uso da analgesia, nem utiliza substâncias químicas com efeito anestésico como forma de tratamento. Por fim, a medicina ayurvédica é abrangente quanto à utilização de diversos métodos de cura e, para isso, utiliza a depuração corporal, diversos óleos nas massagens e a vaporização na indução do suor para promoção da saúde integral do indivíduo.
2. O Ayurveda apresenta uma base sólida, fundamentada em tratados médicos (Charaka Samhita, Sushruta Samhita e Ashtanga Hridaya) que compreendem uma sabedoria de todos os aspectos da vida.
Analise as afirmativas a seguir, baseadas nesses tratados médicos do Ayurveda.
I. O tratado de Charaka Samhita aborda a determinação das causas e origens das doenças, assim como seu tratamento.
II. O tratado de Sushruta Samhita compreende todos os ramos do Ayurveda, com ênfase no tratamento cirúrgico.
III. O tratado de Ashtanga Hridaya retrata uma compilação dos assuntos mais relevantes dos antigos clássicos de Charaka e Sushruta.
IV. O tratado de Charaka Samhita aborda o estudo do corpo humano, associando aspectos patológicos ao ambiente.
V. O tratado de Sushruta Samhita retrata a importância do conhecimento prático em detrimento do conhecimento teórico.
Quais afirmativas estão corretas?
C) I, II e III.
O tratado de Charaka Samhita enfatiza uma abordagem racional da etiologia e do tratamento das doenças e se fundamenta fortemente no exame físico e na observação direta, não relacionando as doenças a influências ambientais. O tratado Sushruta Samhita é considerado o primeiro livro de cirurgia da história da Medicina. Além disso, enfatiza a importância do equilíbrio entre o conhecimento teórico e a experiência prática para a obtenção de bons resultados. O tratado Ashtanga Hridaya é uma compilação dos detalhes vitais dos tratados de Charaka Samhita e Sushruta Samhita. Sendo assim, estão corretas as afirmações I, II e III.
3. A formação científica tradicional e segmentada predomina nas culturas ocidentais. Tal fato contribui, ainda, para uma baixa adesão das pessoas à medicina ayurvédica.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A) A ciência ayurvédica é um conhecimento aplicado, cuja transmissão é desenvolvida pela vivência, observando o momento adequado da utilização de determinada prática.
A doutrina do Ayurveda não é centrada na cura de determinadas regiões do indivíduo e, sim, em um atendimento amplo. Por isso, é uma ciência de baixa adesão na cultura ocidental. Além disso, a prática parte da observação pessoal e não generalizada do indivíduo.
No Ayurveda, as técnicas são utilizadas visando à particularidade (não à padronização) de cada indivíduo. Essa ciência requer um alto aprimoramento do profissional, devido à grande responsabilidade na análise integral do sujeito. Portanto, por ser uma ciência aplicada, cuja transmissão é desenvolvida pela vivência, observando o momento adequado para a utilização de determinada prática, ainda é de difícil credibilidade no mundo ocidental.
4. Na medicina ayurvédica, a constituição pessoal é o ponto de partida para todos os tratamentos. Essa constituição se expressa como uma manifestação individual dos três doshas (bioenergias): Vata, Pitta e Kapha.
Se você olhar para as pessoas a seu redor, logo aprenderá a reconhecer os diferentes tipos de doshas. Pessoas altas ou baixas e ________ são principalmente do tipo Vata. Pessoas de tamanho médio, com uma estrutura mais __________, são principalmente do tipo Pitta. E as pessoas com uma estrutura corporal mais ________ são principalmente do tipo Kapha. As características evidenciadas ocorrem quando as pessoas estão em equilíbrio. Quando em desequilíbrio, as características podem ser diferentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
D) Esguias, muscular, ampla.
Em indivíduos predominantemente Vata, seus corpos tendem a ser leves (esguios), seus ossos finos e sua pele e cabelo secos. Pessoas do tipo Pitta tendem a ter pesos moderados e boa musculatura. Pessoas Kapha apresentam ossos densos e pesados, pele lustrosa e flexível, baixo metabolismo e estruturas grandes e atarracadas. Assim, a alternativa que melhor completa o texto é: esguias, muscular e ampla.
5. No Ayurveda, a saúde de cada dosha está diretamente interligada com a função gastrintestinal, ou seja, sem um "poder digestório" adequado e íntegro, uma pessoa não está saudável. Além disso, o tipo de alimento adequado para cada dosha contribui para a manutenção de um equilíbrio saudável.
Sendo assim, marque a alternativa que relaciona corretamente os tipos de alimentos mais adequados para cada dosha.​​​​​​​
E) Indivíduos com predominância Vata, composto pelo elemento ar, se dão muito bem com a ingestão de alimentos como grãos, óleos e leite morno, uma vez que trazem equilíbrio ao Vata.
Para Pitta, os alimentos recomendados são: vegetais crus, aqueles suaves em especiarias, saladas, grãos cozidos, leite e sementes.
Para Vata, os alimentos recomendados são: grãos cozidos, manteiga, laticínios, nozes, vegetais cozidos e pouco tempero na dieta.
Para Kapha, alimentos mais leves são recomendados, como, por exemplo, saladas e vegetais cozidos, alimentos picantes com muitas especiarias, farinha de milho e trigo sarraceno.

Outros materiais