Buscar

EXERCÍCIOS Práticas homeopáticas e florais de uso humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
Práticas homeopáticas e florais de uso humano.
1. A homeopatia foi inserida no Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa e complementar, por meio da Portaria nº 971/2006.
A respeito da prática da homeopatia, leia as assertivas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A homeopatia baseia-se no princípio da similitude, segundo o qual busca-se tratar o paciente a partir de sintomas semelhantes aos que ele está sentindo.
( ) A prática da medicina homeopática ainda não é reconhecida como especialidade médica, embora seja uma atividade realizada frequentemente por médicos.
( ) A prática da homeopatia é recomendada em todos os níveis de atenção, que incluem os atendimentos de atenção básica e as estratégias de saúde da família.
( ) O farmacêutico pode realizar a prescrição de medicamentos dinamizados, desde que a dispensação não exija prescrição médica.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
A) V, F, V, V.
A homeopatia é uma prática integrativa baseada no princípio da similitude, segundo o qual “o semelhante cura o semelhante”. Essa prática trata o paciente com medicamentos que provocam sintomas semelhantes aos que ele apresenta. A homeopatia foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica em 1980. Como prática integrativa, é recomendada em todos os níveis de atenção, o que inclui a atenção básica e a estratégia de saúde da família, devendo ter maior ênfase na atenção básica. O farmacêutico pode fazer a prescrição de medicamentos industrializados e preparações magistrais, sendo estas alopáticas ou dinamizadas, desde que a dispensação não exija prescrição médica.
2. A homeopatia é baseada no princípio vitalista e foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII. Essa prática é utilizada no tratamento de diferentes patologias clínicas, desde doenças respiratórias e alérgicas até transtornos psicossomáticos.
Analise os seguintes conceitos importantes na homeopatia e relacione a primeira e a segunda colunas de forma a estabelecer a relação correta entre elas.
I) Diluição.
II) Insumo inerte.
III) Dinamização.
IV) Potência.
( ) É a redução da concentração do insumo ativo (por exemplo, fármaco ou tintura-mãe) pela adição de excipientes.
( ) É o processo de diluições seguidas de sucussões sucessivas do insumo ativo em excipientes adequados.
( ) É a substância utilizada como veículo ou excipiente na preparação dos medicamentos homeopáticos.
( ) É a quantidade em números de dinamizações que um medicamento homeopático recebeu.
E) I, III, II, IV.
A diluição é a redução da concentração do insumo ativo — que pode ser um fármaco, uma forma farmacêutica derivada ou uma tintura-mãe — por meio da adição de excipientes ou veículos, também chamados de insumos inertes. O insumo inerte (por exemplo, água, álcool ou lactose) é a substância utilizada como veículo ou excipiente na preparação dos medicamentos homeopáticos, podendo ser utilizado para realizar diluições e dinamizações. A dinamização é o processo de diluições do insumo ativo seguidas de sucussões (agitações violentas) e/ou triturações sucessivas em excipientes adequados. A potência de um medicamento homeopático é dada pelo número de dinamizações que esse medicamento recebeu.
3. Leia o trecho a seguir, sobre um processo utilizado na preparação de medicamentos homeopáticos:
A ______________ é o processo manual que consiste em agitar, de forma vigorosa e ritmada e contra um anteparo semirrígido, o frasco do insumo ativo previamente diluído em insumo inerte adequado. Esse processo também pode ser realizado de forma automatizada, desde que seja validado e simule adequadamente o processo manual.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o método descrito:
B. sucussão.
A diluição é a redução da concentração do insumo ativo pela adição de excipientes ou veículos, também chamados de insumos inertes. A sucussão consiste em imprimir agitações vigorosas e ritmadas no insumo ativo previamente diluído. Esse processo pode ser manual ou automatizado, desde que seja validado.
A trituração consiste em reduzir o insumo ativo a partículas menores utilizando a lactose como insumo inerte. Esse processo pode ser automatizado ou manual.
A infusão é o processo que consiste em verter água morna ou fervente sobre a droga vegetal e, posteriormente, abafar o recipiente por um tempo determinado.
A maceração é um processo de produção de extratos baseado no contato da droga vegetal com o líquido extrator, sendo essas substâncias mantidas sob agitação regular em intervalos regulares e em temperatura ambiente.
4. Os medicamentos homeopáticos são oriundos dos reinos vegetal, mineral, animal e Fungi. Estão disponíveis comercialmente em diferentes apresentações, como tabletes, glóbulos, líquidos e pós.
Pode-se afirmar que é um medicamento homeopático obtido a partir do reino vegetal:
A) Digitalis Purpurea.
A Digitalis Purpurea é um medicamento homeopático obtido a partir de partes de plantas. O Acidum Phosphoricum é um produto obtido em laboratórios químico-farmacêuticos, sendo considerado proveniente do reino mineral. O Apis Mellifica é obtido a partir da abelha europeia, ou seja, do reino animal. O Agaricus Muscarius é um medicamento homeopático obtido a partir de um fungo, o agárico mosqueado. O Mercurius Solubilis é um produto preparado a partir das fórmulas de Hahnemann, sendo considerado proveniente do reino mineral.
5. A terapia floral é um método terapêutico que foi incorporado na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2018. Essa terapia teve origem na Inglaterra, no século XX, a partir dos estudos do médico Edward Bach, expandindo-se para todo o mundo a partir da década de 1970.
Sobre a terapia floral, é CORRETO afirmar:
D) Tem como base a responsabilidade do indivíduo pela própria saúde, podendo ser utilizada por pessoas de todas as idades.
A terapia floral, embora não seja uma especialidade médica, é utilizada também pelos profissionais da medicina para auxiliar no restabelecimento do equilíbrio mental e emocional dos pacientes. As essências florais não atuam em receptores e moléculas-alvo no organismo, mas, sim, de forma vibracional nos vários campos de energia do ser humano. Os florais de Bach, comercializados principalmente na forma de gotas, cremes e géis, não são considerados medicamentos homeopáticos, mas remédios florais. A terapia floral tem como base o autocuidado, ou seja, a responsabilidade do indivíduo pela própria saúde, podendo ser utilizada por pessoas de todas as idades, uma vez que os medicamentos não apresentam reações adversas e interações medicamentosas. O único floral de Bach que não tem origem no reino vegetal é o Rock Water, de origem mineral. A preparação dos florais de Bach se dá por meio da extração das vibrações e essências das plantas.

Continue navegando