Buscar

Plantas medicinais e a fitoterapia no cuidado ao paciente EXERCICIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIOS
Plantas medicinais e a fitoterapia no cuidado ao paciente
1. A fitoterapia – com a acupuntura, homeopatia, antroposofia e medicina tradicional chinesa – foi inserida no SUS como prática integrativa e complementar pela Portaria nº 971/2006.
A respeito dos medicamentos fitoterápicos ofertados pelo SUS, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A babosa é disponibilizada pelo SUS em apresentações tópicas, sendo indicada para tratar queimaduras de 1° e 2° grau.
( ) O romã é disponibilizado pelo SUS em apresentações orais, sendo indicado para tratar infecções da mucosa da boca e faringe.
( ) A hortelã é fornecida pelo SUS em cápsulas, sendo indicada para tratar a síndrome do cólon irritável.
( ) A garra-do-diabo é disponibilizada pelo SUS em apresentações orais, sendo indicada para tratar a dor lombar baixa aguda.
Agora indique a alternativa que apresenta a ordem correta.
Você acertou!
A) V, F, V, V.
A babosa é fornecida pelo SUS nas apresentações tópicas em creme e gel, sendo indicada para tratar queimaduras de 1° e 2° grau. O romã é indicado para tratar inflamações e infecções da mucosa da boca e faringe, mas não é fornecido pelo SUS e não deve ser ingerido, pois pode causar zumbido, distúrbios visuais, espasmos e tremores. Cápsulas de hortelã são fornecidas pelo SUS para tratar a síndrome do cólon irritável, devido à sua ação antiflatulenta e antiespasmódica. A garra-do-diabo é fornecida pelo SUS em cápsula, comprimido e comprimido de liberação retardada, sendo indicada para tratar a dor lombar baixa aguda, por sua ação anti-inflamatória.
2. O ginkgo (Ginkgo biloba L.) é um fitoterápico indicado para tratar zumbidos (tinidos) que resultam de distúrbios circulatórios. Também é muito utilizado para prevenir a perda de memória.
É correto afirmar que:
B) O uso de ginkgo deve ser interrompido antes de procedimentos cirúrgicos, pelo risco de sangramentos.
O ginkgo é disponibilizado na forma farmacêutica de extrato padronizado, com 24% de flavonoides e 6% de terpenolactonas. No entanto, só é vendido sob prescrição médica. O ginkgo pode potencializar o efeito do ácido acetilsalicílico e de anticoagulantes, podendo causar sangramentos – motivo pelo qual seu uso deve ser interrompido antes de cirurgias. O uso concomitante de ginkgo e anticonvulsivantes (como a fenitoína) diminui a ação do anticonvulsivante sintético. Os extratos de ginkgo são preparados a partir das folhas da planta medicinal. O ginkgo aumenta o suprimento sanguíneo cerebral pela vasodilatação e redução da viscosidade sanguínea, ações que levam esse fitoterápico a ser indicado no tratamento da insuficiência vascular cerebral.
3. Apesar dos avanços na medicina com a introdução dos fármacos sintéticos, o consumo de plantas medicinais – com uma forte base na tradição familiar – tornou-se uma prática da medicina popular, e seu uso tem sido incentivado por órgãos governamentais em todo o mundo.
Dessa forma, é correto afirmar que:
C ) Profissionais de saúde podem utilizar fitoterápicos nos atendimentos, desde que seu conhecimento na área seja certificado.
Embora asplantas medicinais tenham menos efeitos adversos se comparadas aos fármacos sintéticos, muitas são contraindicadas para gestantes. Os fitoterápicos são obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados, comercializados em variadas formas farmacêuticas, e a droga vegetal passa por coleta, estabilização (se aplicável) e secagem. Profissionais de saúde (como fisioterapeutas) podem utilizar fitoterápicos em seus atendimentos, mas devem ter certificação que comprove formação e conhecimento em fitoterapia. O difícil acesso da população à assistência médica é um dos fatores que impulsionam o consumo de plantas medicinais e fitoterápicos pela população, especialmente a mais carente. O extrato fluido e a tintura são formas farmacêuticas que dispensam fitoterápicos, e o extrato fluido apresenta teor alcoólico menor que a tintura.
4. Grande parte da população usa plantas medicinais de forma inadequada, especialmente na forma de chás, devido à falta de conhecimento de preparo e posologia, ou das contraindicações e possíveis reações adversas.
Analise as plantas medicinais a seguir e relacione corretamente a primeira coluna com a segunda:
I. Carqueja.
II. Cavalinha.
III. Plantago.
IV. Chapéu-de-couro.
( ) Não deve ser utilizado por gestantes, pois pode resultar em contrações uterinas.
( ) Pode causar flatulência e distensão abdominal.
( ) Não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência renal.
( ) Altas doses podem causar diarreia.
Agora assinale a alternativa que aponta a ordem correta.
E) I, III, II, IV.
Carqueja é uma planta medicinal indicada para dispepsia, porém é contraindicada para gestantes, pois pode resultar em contrações uterinas. A cavalinha é indicada para tratar inchaços, devido à retenção de líquidos, porém é contraindicada para pessoas com insuficiência renal e cardíaca. O plantago é indicado para tratar obstipação ocasional, porém, entre seus efeitos adversos, pode causar flatulência e distensão abdominal, além do risco de obstrução esofagiana ou intestinal. O chapéu-de-couro é indicado para inchaços devido à retenção de líquidos, e também para processos inflamatórios. Além disso, doses superiores às recomendadas podem causar diarreia.
5. Após a colheita, a planta medicinal pode ser utilizada em sua forma fresca (in natura) ou pode seguir para o processo de secagem da parte desejada. A planta “seca” – também conhecida como droga vegetal – é submetida a processos farmacotécnicos para formular diferentes apresentações de fitoterápicos e serem dispensados ao paciente.
A respeito do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A planta in natura geralmente é utilizada na forma de chá, que pode ser preparado por infusão ou decocção.
( ) Os fitoterápicos na forma farmacêutica de tintura devem ser diluídos em água, devido ao teor alcoólico da formulação e ao sabor forte das plantas.
( ) Os xaropes de plantas medicinais, por serem preparações com alto teor de açúcar, devem ser evitados por pacientes diabéticos.
( ) Os sachês são utilizados para acondicionar plantas pulverizadas, sendo inadequados para a planta rasurada, devido ao maior volume.​​​​​​
Agora assinale a alternativa que indica a ordem correta.
D) V, V, V, F.
A planta in natura normalmente é utilizada na forma de chás obtidos por extração a quente com água, pelos processos de infusão ou decocção, dependendo da parte da planta. Os fitoterápicos podem ser administrados na forma farmacêutica de tintura, desde que sejam diluídos em água, pois a tintura apresenta alto teor alcoólico, além do sabor forte das plantas utilizadas como matéria-prima. Os xaropes fitoterápicos são formulações preparadas a partir do xarope simples, com a incorporação de tinturas ou extratos fluidos. Estes têm alto teor de açúcar e não são recomendados para pacientes diabéticos. Os sachês podem ser usados tanto para acondicionar plantas pulverizadas (pó) como plantas rasuradas, pois podem acondicionar grandes doses e plantas volumosas.

Continue navegando