Buscar

Farmacocinética do Captopril

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

@anabea.rs | Ana Beatriz Rodrigues
captopril
EXCREÇÃO 
A maior parte, cerca de 95%, é eliminada pela urina, 40 a 50% na forma de captopril, e o restante na forma de dímeros de dissulfeto de captopril e dissulfeto de captopril-cisteína.
· Grande parte do captopril é excretado inalterado na urina e o clearance renal da droga é 12 ml/ min/kg. A meia-vida de eliminação é muito variável, com valores situados entre 0,7 e 2,2 horas. 
· Os valores médios de clearance reportados para o captopril em pacientes com renopatia e submetidos a diálise variam de 4,8 L/h a 7,2 L/h88. A eliminação do captopril não é afetada por redução na função hepática. 
· A duração do efeito depende da dose. Atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno em cerca de 1% da concentração do sangue materno.
· pacientes com insuficiência renal apresentam perfil farmacocinético diferente do observado em indivíduos sadios. Assim, de acordo com o grau de severidade da insuficiência renal, uma cuidadosa redução na dosagem é requerida, porem a eliminação do captopril não é afetada por redução na função hepática.
REFERÊNCIAS
BRUNTON, L.L. HILAL-DANDAN, R. KNOLLMANN, B. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman & Gilman. 13ª ed. Porto Alegre : AMGH, 2019.

Outros materiais