A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Questões sobre protecionismo - Geografia

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTÕES DA ATUALIDADE - O PROTECIONISMO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
Texto I e II
 
Fonte:https://sites.google.com/site/astarifasecotasdeimportacao/protecionismo
Texto III
O PROTECIONISMO NOS ESTADOS UNIDOS
“O impacto negativo moderado dos direitos alfandegários americanos sobre as exportações é trazido à luz graças à nossa estimativa das exportações de valor agregado em 12 segmentos de negócios de 63 países de 1995-2011: aumentar as tarifas dos EUA em um por cento para qualquer país leva a uma taxa de diminuição de 0,46% nas exportações de valor agregado de um país parceiro para o país visado pelas tarifas alfandegárias, nas mesmas bases. Se nossa estimativa for limitada aos fabricantes, que geralmente são mais incorporados nas cadeias de valor internacionais, o aumento das tarifas dos EUA em um por cento diminuirá as exportações de valor agregado em 0,6%. Esse impacto indireto é particularmente alto para segmentos como transporte (incluindo o setor automotivo), máquinas e equipamentos e produtos eletrônicos. Em contraste, esse efeito é menos significativo para os produtos alimentícios, enquanto metais, química, mineração, têxteis e agricultura não são afetados severamente.”
Fonte 2018/09/10:https://www.coface.com.br/Noticias-Publicacoes/Publicacoes/O-Protecionismo-comercial-dos-Estados-Unido
Ao longo dos anos até os dias atuais, o protecionismo econômico está presente no contexto global, moldando e influenciando as relações de troca e comércio entre os países. Um fato que se pode destacar é a grande utilização deste tipo de doutrina nos países desenvolvidos, protegendo e aprimorando suas economias, consequentemente aumentando seu valor de moeda. A respeito desse assunto, responda às seguintes questões:
a) O que é protecionismo? Explique e dê um exemplo de ação protecionista. 
b) De que forma o protecionismo econômico afeta pequenas e médias empresas no Brasil? Cite um exemplo.
c) De acordo com a charge 2 que se refere ao protecionismo no Brasil, é possível afirmar que esta medida é eficiente no país? Explique.
d) Como o protecionismo dos países desenvolvidos afeta a economia brasileira? 
Respostas:
a)O protecionismo é uma doutrina que engloba um conjunto de medidas que tem como objetivo favorecer as atividades econômicas internas, dificultando a importação da concorrência estrangeira. Um exemplo de ação protecionista é o aumento de preços de produtos nacionais nos outros países, pode-se citar a marca IPhone, os produtos da marca tem preços muito maiores para outros países do que os preços do produto nos Estados Unidos.
b) Esse tipo de doutrina influencia diretamente o preço de muitos produtos que são importados para o Brasil. Um exemplo,são os equipamentos, incluindo desde pequenas máquinas até computadores, que têm seus preços aumentados por conta das tarifas impostas e consequentemente propiciam um difícil cenário de crescimento entre novas e pequenas empresas, as quais ainda não possuem grande valor monetário.
c) Não, baseando-se na charge e no conceito sobre protecionismo, a charge demonstra que o protecionismo no Brasil é ineficiente uma vez que os produtos nacionais têm o mesmo preço que os internacionais, não havendo assim a principal característica do protecionismo: a valorização de produtos nacionais.
d) Com o protecionismo, o governo está tentando valorizar o mercado nacional. Dessa maneira, as taxas de importação de um produto passam a ser mais altas, fazendo com que este produto chegue com um preço muito maior ao consumidor. Tendo em vista esse problema, as empresas nacionais brasileiras passam a valorizar a compra de produtos brasileiros, aumentando o protecionismo no Brasil. Ao aumentar o protecionismo no Brasil, a concorrência no mercado diminui fazendo com que os produtos brasileiros fiquem mais caros, fazendo com que chegue em um alto valor para a população, que sofrerá com o mesmo problema do aumento do preço dos produtos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.