Buscar

DISCURSIVAS - FSHB

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS FSHB
Com base nas aulas e no livro-base, descreva o processo que levou ao Golpe Militar de 1964.
A República já mostrava sinais de cansaço. As Reformas de base propostas por João Goulart (Jango) acabaram assustando setores mais conservadores da sociedade. Isso somado a um sentimento anticomunista presente no período, fomentado pela Guerra fria e incentivado pelos EUA, levaram a um processo de golpe do qual as Forças Armadas foram os que assumiram a dianteira, mudando o governo e iniciando o período ditatorial.
Analisando o texto e com base nas aulas e no livro, analise os primeiros anos da república e os conflitos desse período, explicando as origens dos chamados movimentos messiânicos. 
Os movimentos messiânicos devem sua origem as condições socioeconômicas vividas pelas populações rurais submetidas ao Coronelismo, ao reavivamento religioso da Igreja Católica em reafirmar seu poder espiritual e as condições peculiares da conjuntura inicial do novo regime republicano, que não soube lidar com esses movimentos, utilizando-se da violência para resolvê-los.
Explique como foi feito o processo de independência do Brasil, esclarecendo sobre a participação das classes envolvidas
O Brasil não realizou uma ruptura definitiva com os representantes do governo colonial, conforme as outras independências que ocorreram na América; fizemos uma independência “pelo rei” e não uma independência “contra o rei”. A nossa independência não aconteceu por meio da mobilização das classes populares ou pela maioria da população brasileira, porque naquele tempo mais de oitenta por cento dos habitante do território brasileiro eram escravos, que não possuíam nenhum poder de participar da política real. Portanto, os apoiadores de nossa independência foram os membros da elite que desejavam manter a escravidão, as propriedades e a exportação dos produtos agrícolas. 
Como prática política, os EUA, a partir do governo de Kennedy, buscou combater a infiltração comunista na América Latina. Como ocorreu essa política norte-americana?
Os EUA, retornaram a sua tradicional política de intervenção nos assuntos internos dos países vizinhos, financiando a derrubada de governos acusados de “esquerdismo”. Um exemplo disso foi a operação Condor, que ajudou na derrubada de regimes na América Latina.
Sobre a República Liberal no Brasil, identifique qual período ela ocorreu e qual a relação pode ser estabelecida entre esta República e a democracia no país.
Os anos entre 1945 e 1964 ficaram conhecidos como República Liberal por ser, até então, o período mais longo de democracia. Apesar das várias tentativas de golpes, do suicídio de um presidente e da renúncia de outro após sete meses de governo, durante esses 19 anos ocorreram eleições regulares para todos os cargos políticos
O Brasil mesmo tornando-se independente, manteve a estrutura hierárquico-social herdada do período colonial. Indique algumas características do período imperial no Brasil.
Explique porque o fim da escravidão no Brasil não representou um liberdade relativamente expressiva no país.
O fim da escravidão legal no Brasil não foi acompanhado de políticas públicas e mudanças estruturais para a inclusão dos trabalhadores. Uma vez que o desenvolvimento de um número considerável de fazendas continuou a se alimentar de formas de exploração semelhantes ao período da escravidão como forma de garantir uma margem de lucro maior ao empreendimento sem nenhuma garantia aos recém libertos.
Comente sobre a ditadura militar, explicando quando foi seu início e de que forma os governantes se mantinham no poder
A ditadura civil militar teve seu início com o golpe de 1964. A partir disso, os militares assumiram o poder através dos Atos Institucionais. No período da ditadura militar os governantes se mantinham no poder muitas vezes, por meio da repressão. Essa se dava de maneira física, através da tortura e, também da exoneração de servidores públicos e de outras formas de perseguição. Esse período foi marcado por movimentos de resistência e luta contra a ditadura.
Explique de que forma surgiu a Republica no Brasil, de acordo com os conteúdos estudados em sua rota de aprendizagem.
A República no Brasil surgiu com um golpe aplicado pelos militares e sem a participação popular. O governo Imperial já havia perdido suas bases e como a sociedade não reagiu à queda da monarquia, a República, no início, precisou ser inventada. Portanto, construíram símbolos para “integrar” o povo ao novo regime, mas isso acabou não funcionando muito bem.
Um dos elementos culturais de maior destaque durante os anos de 1950 foi o cinema, com a propaganda de uma nova estética: O cinema novo. Com base nas aulas, responda: Quais características dessa nova escola cinematográfica?
O cinema novo propunha uma nova estética: a estética da fome, isto é, uma estética nacional que representasse temas nacionais no cinema. Além disso, era uma forma mais livre, com o lema uma câmera nas mãos uma ideia na cabeça
A partir dos anos de 1940, o projeto político-econômico assumido pelos diversos governos foi o Nacional-desenvolvimentismo. Esse modelo perdurou até a crise dos anos de 1970. Quais as principais características do projeto?
As principais características desse projeto são: a forte intervenção do Estado/Poder público na economia, manifestada pela criação de empresas estatais. De instituições públicas voltadas a regulamentação e a normalização do setor produtivo, na legislação de proteção a indústria e as riquezas naturais, na regulação das relações de trabalho e por atrair investimentos/ capital estrangeiros para fomentar a indústria.
Destaque os principais meios usados pelo governo para realizar essa repressão.
Censura de programa de rádio e TV, jornais e músicas, cinema, livros e revistas, o uso de tortura física e psicológica com os presos políticos, a perseguição e cassação de mandatos de parlamentares contrários ao regime, exílio, o desaparecimento de presos políticos e de pessoas que lutavam contra o regime, o uso do serviço nacional de informações do DOPS e DOI-CODI como os braços executores de todas essas ações.
Como ocorreu o processo de industrialização por substituição de importações?
Os países da Europa e EUA suspenderam as exportações de bens industrializados para países como o Brasil e, por outro lado, restringiram a importação de alimentos e matérias-primas. Dessa forma, o Brasil se obrigou a produzir internamente bens e mercadorias de que precisava.
Com base no livro e nas aulas, explique qual a origem dessa nova classe social (burguesia industrial).
A burguesia industrial brasileira foi recrutada entre os comerciantes dedicados ao comércio exterior, principalmente com importações. Eles estavam numa boa posição parar perceber as oportunidades de lucro que se abriam com a substituição de importações.
Durante a República Oligárquica, uma prática comum era a manipulação eleitoral. Quais eram os meios utilizados pelos coronéis para fraudar as eleições?
O uso de cédulas já preenchidas, o alistamento de eleitores falecidos ou analfabetos, o preenchimento dos livros eleitorais sem a presença dos eleitores, o voto de cabresto, com a supervisão dos coronéis e/ou seus jagunços para garantir que as pessoas votassem nos candidatos indicados. Além disso, incineração das cédulas para impedir a recontagem de votos e a impugnação de candidatos indesejáveis. 
Ideologicamente, Juscelino pensava que a industrialização era um dever a ser cumprido, uma necessidade, um caminho irreversível, porque dela dependia o mercado nacional e suas exportações e o crescimento do país.
O governo JK buscou atrair empresas multinacionais e seus capitais para o país através de uma política de incentivo fiscal, mas também com a ameaça de proibir as importações de produtos similares aos proibidos aqui. Essa proibição e outras práticas proibicionistas desestimulou a modernização da indústria brasileira.
Com base no texto e no livro base, destaque as características que nos levam a entender o AI-5 como início da autêntica Ditadura Militar.O AI-5 não tinha prazo para acabar e conferia poder total ao presidente para colocar em recesso todas as casas legislativas. Intervir em estados e municípios, cassar mandatos e suspender direitos políticos, remover, reformar ou aposentar qualquer servidor público, decretar estado de sítio, estabelecer censura e outras medidas de exceção. Ele impôs sobre o país um rigoroso controle e repressão sobre todas as atividades e manifestações consideradas subversivas.
O texto acima descreve o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Sobre a política econômica adotada nesse governo, explique o que foi o plano de metas.
O plano de metas de Juscelino Kubitschek, promoveu um substancial crescimento econômico e foi financiado pelo capital estrangeiro. Isso levou a um aumento do endividamento externo e com a emissão de papel-moeda houve um aumento descontrolado da inflação.
Qual era o papel do poder público no projeto desenvolvimentista?
Ele deveria financiar a indústria de base, os setores de infraestrutura e parte da produção de bens de capital, além de regulamentar o setor produtivo e as relações trabalhistas.
Com base no texto e no conteúdo visto em sala, cite duas consequências de não se rever a lei da anistia.
Ao não se rever a lei da anistia, legitima-se a violência policial, o uso de métodos de tortura pela polícia, a impunidade, a corrupção.
O discurso da Central do Brasil, proferido às vésperas do golpe militar de 1964, foi um momento de aguçamento e intensificação de lutas sociais. O que propunham essas reformas?
As reformas de base previam uma série de mudanças estruturais no país, sendo uma das principais a reforma agrária. A classe operária estava insatisfeita com a economia, pois via seus salários serem corroídos pela inflação e sem reposição. Os trabalhadores rurais desejavam que as conquistas da CLT se estendessem a eles também. E os sindicatos queriam a diminuição da interferência do governo nas centrais.
A Era Vargas também foi a Era do rádio, pois esse era o principal veículo de comunicação e tinha um alcance muito maior que os jornais. De que forma o governo se utilizou dessa nova forma de comunicação?
Por sua penetração em todas as camadas, ele foi muito usado como veículo de propaganda pelo governo. Um exemplo disso foi a criação do programa voz do Brasil, que veiculava os atos do governo. Além disso, o uso do samba como propagador de ideologia oficial e do ideal de trabalhador. 
A falha na criação de um imaginário popular republicano levou a incompreensão do que era novo regime por boa parte da população. Isso, entre outros fatores, levou a uma série de revoltas nas primeiras décadas da República. Como o governo lidava com esse tipo de situação? Explique.
Os governos republicanos desse período utilizaram da violência de maneira sistemática para resolver as revoltas do período. Não havia um entendimento das questões sociais que levavam às revoltas e conflitos.
Dentre as formas de resistência à Ditadura Militar, podemos destacar a luta armada. Explique como se organizou a luta armada contra a ditadura no Brasil.
Alguns opositores do regime viam na luta armada o único modo válido para derrubar a Ditadura Militar. Dessa forma, surgem uns poucos grupos armados. Na fase inicial essas ações guerrilheiras se desenvolveram nas cidades, a fim de fazer propaganda e levantar fundos (através de assaltos a bancos) para a causa da luta armada, com a finalidade de posteriormente criar incontáveis focos guerrilheiros na zona rural. Em geral, esses grupos foram eliminados e seus integrantes presos ou mortos pelas forças de repressão. 
Apesar de polêmica até os dias de hoje, ela (Lei da Anistia) foi importante no processo de reabertura política. Com base nisso, explique o que consistia essa lei.
Ela permitia o retorno ao país e restabelecia os direitos políticos de várias personalidades exiladas e perseguidas, mas ao mesmo tempo, perdoava os “crimes conexos”, isto é, a atuação dos torturadores e sequestradores que haviam trabalhado a serviço da repressão do Regime Militar.
Explique os motivos que temos para dizermos que o regime militar (1964-1985) foi uma “página infeliz da nossa história”
O desrespeito sistemático aos direitos humanos; a censura às artes em geral e à imprensa; o uso da tortura e o “desaparecimento” de presos políticos, além de uma ´serie de abusos e violações contra as prerrogativas legais do cidadão. 
Uma das características da primeira fase dos governos militares foi o chamado Milagre econômico, muito utilizado como publicidade e para legitimar a ditadura. Com base nas aulas e no livro, descreva no que consistiu o chamado “milagre econômico”.
A partir de uma conjuntura econômica externa favorável e das reformas do período Carstello Branco, o governo passou a ter a sua disposição uma grande soma de recursos que foi usada para impulsionar o crescimento econômico, que ficou conhecido com milagre econômico.
Considerando seus estudos e as aulas de fundamentos de Filosofia, cite que acontecimentos históricos provocaram essas mudanças no monopólio marxista na América Latina e por quê?
No final da década de 1950, o XX congresso do Partido Comunista da União Soviética e a revolução Cubana provocarão um terremoto político no marxismo global. As denúncias das violências e culto à personalidade praticada por Stalin provocarão uma onda de revisionismos e/ou reformismo tanto dos intelectuais, quanto dos partidos políticos comunistas. Esses últimos, aliás, deixarão de ser os legítimos e únicos guardiões do pensamento marxista, abrindo espaço para a produção teórica de intelectuais da academia e autodidatas fora dos cânones ortodoxos marxistas. Nesse período, foi também decisiva a mudança de rota de parte importante da Igreja Católica na América Latina. A partir do pontificado de João XXIII e do Concílio Vaticano II, bem como do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), parte considerável da hierarquia episcopal rompe com a defesa do status quo e passa a assumir bandeiras e lutas tradicionalmente dos movimentos de esquerda. Teólogos como Comblin, Gutiérrez, Hugo, Assmann, Leonardo e Clodovis Boff, Dussel, dentre outros, criam a teologia da libertação a partir dos cristãos que se engajam tanto nos partidos políticos, como nos movimentos sociais e sindicais de esquerda, tais como a JUC, a Ação popular, a Frente Sandinista, as CEBs, as ligas de camponeses, dentre outros.
Dê exemplos das repercussões dos famosos anos perdidos.
Os primeiros anos da Ditadura foram conhecidos pelo grande crescimento econômico, conhecido como “Milagre brasileiro” as bases para isso estavam nos anos do nacional-desenvolvimentismo, que prepararam o terreno para o crescimento do período. A partir de 1973, o Brasil e o mundo entram em uma grave crise econômica, que vai levar, na década de 1980, aos anos perdidos: época de desconto da inflação, moratória, controle dos preços e dos famosos “planos econômicos” do governo Sarney. 
Qual a importância da Era Vargas para a industrialização brasileira?
Ao adotar políticas inspiradas no keynesianismo e adoção do Estado de Bem Estar social, o governo Vargas criou as bases para o nacional-desenvolvimentismo e a expansão e aprofundamento da industrialização nacional.
Qual a contribuição militar para a queda da Monarquia? 
A questão militar foi uma articulação os grupos militares, uma vez que no período da Monarquia os exércitos brasileiros viviam sem nenhum investimento e, principalmente depois do final da Guerra do Paraguai, os militares exigiam maior assistência. Diante da falta de respaldo, houve articulações com outros grupos de interesse para instaurar no país a república. 
Oficialmente qual foi a alegação para o golpe de 1964?
A alegação foi justificada no chamado perigo vermelho, ou seja, uma ameaça que se dizia concreta e real, de tomada de poder pelos comunistas brasileiros, o que sujeitaria o Brasil ao movimento comunista internacional liderado por Moscou levaria o fim da democracia e das liberdades individuais, com a provável implantação de um totalitarismode esquerda.
Formalização de um conjunto de propostas intelectuais, a Semana de Arte Moderna lançou ao proscênio três maneiras distintas de pensar o Brasil. Descreva o que propunham essas maneiras de pensar o Brasil. 
A corrente verde-amarela pregava a reflexão da brasilidade, propondo o abandono de influências estrangeiras e sustentando a singularidade do país. A corrente antropofágica, cuja proposta era a incorporação dessas influências através de um canibalismo cultural; e por fim, a corrente que previa a incorporação, por parte do país, de valores culturais considerados universais.
A unidade nacional foi mantida através da ação das elites locais, que mantiveram a monarquia e a constituição monárquica pela imposição de um regente. Qual eram os temores que as elites brasileiras tinham para tomar essas medidas? 
Os temores que as elites brasileiras tinham para tomar essas medidas estavam ligados a repetição dos eventos relacionados a instauração de regimes republicanos nos países vizinhos e da fragmentação territorial e das mudanças socioeconômicas resultantes disso.
Com base nisso discorra sobre o movimento abolicionista, principalmente sobre sus ações durante os anos 1880.
A partir da década de 1880, o movimento abolicionista financiava a apoiava a fuga de escravos acobertando os que fugiam. Além disso, promoviam campanhas contra de alforrias de escravos. Foi um movimento que penetrou na sociedade, tendo se radicalizado ao longo do tempo.
Ao falarmos de fraqueza da monarquia, pensamos em todo processo de erosão de bases sociais do Império. Discorra sobre este processo, enfatizando as questões dos fazendeiros, religiosa e militar.
Ao abolir a escravidão, o império adquiriu enorme prestígio popular, mas perdeu sua base de apoio entre os fazendeiros que ainda mantinham escravos. Principalmente pelo fato do Império não considerar indenizar os antigos escravistas por suas perdas. Em relação a questão religiosa, essa ocorre após a prisão de dois bispos que condenavam a maçonaria. Após esse episódio, a Igreja, tradicional e aliada do poder imperial, passou a se desinteressar pela continuidade da fusão entre Estado e Igreja, buscando maior autonomia. A questão militar se refere a uma série de incidentes entre os militares e o governo imperial, principalmente os ligados as questões de transferências, promoções e punições de oficiais.
A campanha das diretas já foi a maior mobilização de massas da história do Brasil. Qual era o objetivo dessa campanha?
Foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da república no brasil. O movimento começou em maio de 1983 e foi até 1984, mobilizando milhões de pessoas em comícios e passeatas.
Ao libertar os escravos, o Império alcançou grande prestígio popular mais perdeu uma de suas principais bases. Analise esse processo. 
Os fazendeiros eram os realmente interessados na manutenção do trabalho escravo e, logo, foram eles que abandonaram a base do governo. 
Porque podemos dizer que a mudança de Império para República foi um golpe militar? Explique. 
A proclamação da república foi derivada da ideia de uma manifestação do Exército contra a monarquia, em repulsa as notícias de prisões de militares insatisfeitos com o regime por causa de transferências e promoções. A manifestação derrubou o gabinete do Visconde de Ouro Preto, que seria substituído por Gaspar Martins. Esse era inimigo de Marechal Deodoro da Fonseca, líder da manifestação de protestos. Dessa forma, os militares decidiram então apoiar a Proclamação da república, instituída pela câmara de vereadores do RJ.

Outros materiais