Buscar

GESTAO DA LOGISTICA, SUPRIMENTO E INFRAESTRUTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GESTÃO DA LOGÍSTICA, SUPRIMENTO E INFRAESTRUTURA – N1
Considerando o cenário apresentado no Estudo de Caso, referente aos problemas enfrentados pelo Hospital Senhor dos Milagres, quais alternativas seriam viáveis para solucionar aqueles relacionados à gestão da Farmácia Hospitalar? 
 
Os hospitais são considerados organizações complexas, tendo em vista a variedade de relacionamentos com diferentes entidades, envolvendo um grande número de processos administrativos, produtivos, financeiros, tecnológicos, de negócios, de práticas de saúde e hoteleiros. Por tratar de vidas humanas, sua gestão requer atenção, cuidados especiais, visão e ação estratégicas na definição de prioridades dos investimentos e na sua utilização (OLIVEIRA; TODA, 2013).
As tecnologias possuem uma função significativa para o desenvolvimento de inovações e o aprimoramento dos serviços hospitalares, tornando-se necessárias no que diz respeito à gestão (gerência de rede, base de dados, segurança etc. (OLIVEIRA; TODA, 2013).
De acordo com Laudon e Laudon (2007), designam-se Sistemas de Informação a extensa percepção que encerra um entendimento das dimensões de composição e de pessoas dos sistemas, assim como técnicas de habilitação nesses sistemas. Essa capacitação insere uma abordagem comportamental e técnica do estudo dos Sistemas de Informação.
As tecnologias podem contribuir para o controle de registro de pacientes, passando pelo diagnóstico e até a mais recente aplicação: a telemedicina. Assim, o conhecimento e o uso das tecnologias em gestão hospitalar se tornaram competências indispensáveis para os gestores lidarem com as atividades de planejamento, execução e controle hospitalar (CAPRETZ et al., 2009).
Com o uso das tecnologias na gestão hospitalar, espera-se a redução de custos e a entrega de maior valor agregado pelo aumento da eficácia dos procedimentos hospitalares.
Segundo Snyder e Paulson (2002), os sistemas de informação que são utilizados na gestão hospitalar devem levar em consideração alguns critérios:
· o sistema deve ser capaz de identificar pessoas positivamente por nome e procedência;
· o sistema deve impedir o acúmulo desnecessário de informação e minimizar dados redundantes;
· o sistema deve ser orientado para a solução de problemas, oferecendo condições para pesquisa;
· o sistema deve ser orientado por objetivos para monitorar e avaliar os casos;
· o sistema deve empregar termos funcionais e operacionais;
· o sistema deve gravar toda informação relevante relativa a grupos, população, serviços prestados, recursos alocados e indicadores dos serviços de saúde;
· o sistema deve apresentar a informação de maneira sucinta, clara e sem ambiguidades;
· o sistema deve oferecer feedback e compartilhamento apropriado de dados.
O uso da tecnologia na gestão pode contribuir para uma melhor qualidade e segurança no atendimento ao paciente, para a eficiência geral do sistema e para a redução de custos (PARENTE; VAN HORN, 2006).
 
Implementação de um  Sistema de Gerenciamento de Suprimentos
A adoção de um sistema de gerenciamento para a cadeia de suprimentos tem grande impacto sobre a gestão de estoque de hospitais. Afinal, trata-se de um processo complexo e fragmentado. O qual envolve a aquisição de produtos, o controle dos mesmos, bem como a sua disponibilização aos colaboradores que, consequentemente, os entregam em forma de serviços prestados aos pacientes.
Uso de dados para uma gestão de estoque hospitalar inteligente
Os dados coletados representam um importante componente estratégico. O qual permite que as aquisições futuras possam ser baseadas em informações consistentes. Tais informações são coletadas sempre que qualquer movimentação de produtos do estoque do hospital acontece. Dando à gestão a capacidade de realizar compras com inteligência, além de facilitar o controle dos processos envolvidos.
 Comparar regularmente o uso e a frequência de pedido
A avaliação comparativa é uma das medidas mais importantes a serem tomadas, a fim de formular uma melhor estratégia para a gestão de estoque dos hospitais. É a partir dessa análise que se pode averiguar a quantidade de suprimentos comprada em diferentes períodos – semanal, mensal ou trimestralmente -, de modo a compará-las com o que é realmente utilizado pela instituição no mesmo intervalo de tempo.
 Organizar a sala de suprimentos com eficiência						 Um estoque de suprimentos hospitalares mal organizado representa um grande obstáculo para uma gestão adequada. Desde a perda de capital devido a suprimentos extraviados até a dificuldade em encontrar itens que estão disponíveis, a desorganização compreende um problema para qualquer depósito. Para reduzir a quantidade de materiais desperdiçados, o melhor é, por exemplo, colocar produtos mais próximos da data de validade com acesso facilitado para que possam ser usados primeiro, assim como outros muitos pontos importantes , tais como iluminação ou temperatura.	
 Segurança no acesso a informação 								 Ao se ter um sistema informatizado em um único banco de dados, é possível ter maior confiabilidade dos dados dos pacientes. Esse banco de dados envolve desde o cadastro de informações pessoais até a disponibilidade de exames realizados. Tanto antigos quanto atuais, bem como informações de internações e procedimentos realizados anteriormente.
 
Satisfação dos pacientes
Hospitais e clínicas que utilizam a tecnologia da informação (TI) são reconhecidas pela agilidade dos processos, pela economia dos recursos e por evitar danos aos pacientes. A informatização, ao reduzir tempo, contribui para a agilidade do atendimento médico e, assim, proporciona uma diminuição no tempo na sala de espera. Contribuindo assim para a satisfação dos pacientes.
 Conclusão
Uma vez implementado um sistema de controle de estoque, agiliza o atendimento dos funcionários, melhorando o fluxo, reduz custos, tem um maior controle sobre a quantidade de medicamentos em estoque, fazendo com que a compra dos medicamentos seja feita no momento adequado, evitando perda por validade. Sistemas como o prontuário eletrônico também ajudam a identificar o medicamento e quantidades corretas, evitando a entrega de medicamentos errados, facilitando também a identificação de  interação medicamentosa. A partir da implementação do sistema, evitando erros, melhorando o fluxo e evitando desperdícios, fica muito mais fácil para o Hospital conseguir uma acreditação.  
 
  
Referências
Disponível < https://bionexo.com/gestao-de-estoque-hospitalar/> Acesso em: 02/12/2021
Disponível < https://ewinfo.com.br/gestao-hospitalar/> Acesso em: 02/12/2021
Disponível < https://www.redalyc.org/pdf/810/81049426011.pdf> Acesso em: 02/12/2021
Disponível <https://student.ulife.com.br/Lesson/Index?cd=Iqobcn9iX4NMVeIZ%2bwNWhw%3d%3d#pageIndex=1 / Material Blackboard> Acesso em: 02/12/2021
 Disponível <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/07/906252/anais_cbis_2016_artigos_completos-227-236.pdf>  Acesso em: 02/12/2021

Outros materiais