Buscar

MÓDULO IV - LIDERANÇA DOCENTE ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÓDULO IV | LIDERANÇA DOCENTE ORGANIZACIONAL
Leia com atenção as questões dessa atividade, reflita sobre o que leu em cada uma e responda a todas elas.
1. Considerando o tema liderança docente, assinale (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas a seguir.
a. Lidar com o outro e encarar a mediação de conflitos que muitas vezes desvelam valores e marcas culturais diferenciadas, são saberes que a formação inicial docente não legitima no currículo, deixando a prática responsável pela reflexão necessária para, da e sobre essa prática, consentindo uma decisão “pedagogicamente correta”. CERTA
b. O papel de liderança do processo de aprendizagem de outras pessoas demanda um entendimento muito mais técnico-operacional do que empático. Uma vez que a função do docente é manter o bom funcionamento das estratégias de ensino. ERRADA
c. Ao trazer para o âmbito educacional o termo liderança, oriundo da Administração, considera-se que o docente sendo líder se relaciona por meio da influência sob os estudantes para o cumprimento de objetivos explícitos diante de atividades. CERTA
d. A ação estimada para o professor enquanto líder da turma, é organizar elementos didáticos, orientar os estudantes e deliberar tarefas que levem à aprendizagem. CERTA
2. Complete as considerações de Lemov (2016), a seguir,  sobre a atuação do professor em sala de aula.  Basta selecionar a opção correta, clicando no link que aparece em cada lacuna. 
Influenciar
acreditar
controle
fazer
internalizar
Influenciar os alunos é inspirá-los a acreditar, a querer dar certo e a querer estudar por razões intrínsecas às tarefas diante deles. É o próximo passo, para além do controle. O controle leva-os a fazer as coisas que você sugere; a influência leva-os a querer internalizar as coisas que você sugere.
3. Para o clima em sala de aula - o ambiente psicológico precisa ser harmonioso e motivador, portanto, a liderança docente deve ser:
a. de senso de justiça e autoridade, a exemplo da atuação, personalidade e postura em sala de aula do professor Guilherme. E que considere o espaço da sala de aula estritamente para a aprendizagem dos conteúdos conceituais e factuais dispostos no currículo.
b. democrática, considerando o que os estudantes têm a dizer sobre as orientações e tarefas. Reconhecer-se diante do estudante também como aprendiz não é tarefa comum ou simples ao professor, pois essa profissão resguarda crenças culturais de que o “professor sabe tudo” ou de que o “professor é quem deve ensinar” ensejando ao estudante uma cultura passiva diante do próprio aprender.
c. de uma atuação em que o professor deve assumir posturas e limites precedidos de sua visão sobre a educação, o conhecimento, a sala de aula e a própria função do professor.
d. justa, exigente e firme, considerando, por exemplo, a postura do professor de usar a exclusão de estudantes de sala de aula para preservar o ambiente e o clima necessário a toda aprendizagem.
4. Conforme discutido e apresentado nesse módulo, o modus operandi do professor se relaciona:
a. ao gerenciamento de objetivos, conteúdos, estratégias e recursos vislumbrando a aprendizagem, evidenciando-a pela avaliação, estimando então a gestão da aprendizagem, as relações interpessoais e a mediação de conflitos.
b. às suas escolhas e tomadas de decisões uma vez que, entre outras posturas e atitudes, ele deve sempre se colocar em um piso de estrutura física superior ao espaço reservado às carteiras dos estudantes.
c. à prática docente associada tão somente à ação de ensinar. O que significa que essa prática é independente do processo de aprendizagem dos estudantes.
d. em compreender que, basicamente, para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteça e seja significativo, basta lançar mão de diferentes técnicas e métodos e utilizá-los em sala de aula.
5. Assinale a alternativa correta em relação à seguinte declaração:  "A liderança docente ocorre diante dos processos de ensino e de aprendizagem. Considerando que o ensino tem como foco a aprendizagem intencional, o papel do líder é justamente gerir essa aprendizagem."
a. Dentro do processo de ensino, a estratégia de exposição deve ser a mais utilizada, por se tratar de um recurso dialógico que favorece a troca entre o professor e os estudantes propiciando melhor compreensão e entendimento do exposto.
b. Direcionar normas, regras e comportamentos deve ser uma tarefa instrutiva, diretiva e unilateral do professor, ela não necessita de acordo entre quem gerenciará - o professor, e quem atenderá às normas - o estudante.
c. A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática. Portanto, se caracteriza por escolha, tomada de decisão; demanda a vontade, atenção, percepção, ativação de memória, motivação e movimento de outro indivíduo - estudante. O professor precisa dispor relação favorável e harmoniosa, ressaltando do estudante a combinação entre consciência e atitude para evidenciar de fato, a aprendizagem.
d. Na prática docente, o professor deve considerar o espaço da sala de aula estritamente para a aprendizagem dos conteúdos conceituais e factuais dispostos no currículo.
6. Em relação a algumas estratégias de abordagens comportamentais em que o estudante se autogerencia, cultivando o consentimento entre as partes de atitudes e comportamentos, relacione a 1a coluna à 2a.
1. Autoavaliação
2. Contrato de contingência
3. Apoio comportamental positivo e avaliação comportamental funcional
4. Autoensino
3. Descrição do comportamento problemático de forma observável e mensurável; informação sobre os eventos ocorridos antes e após o comportamento observado; desenvolver hipóteses sobre o comportamento e sua finalidade; testar as hipóteses desenvolvidas sobre o comportamento; monitorar as estratégias de mudança para verificação do comportamento; decidir a partir da repetição ou não do comportamento observado.
4. Realização da atividade pelo estudante, explicitando oralmente as orientações/recomendações; realização da atividade pelo estudante explicitando para si mesmo; realização da atividade pelo estudante enquanto sussurra para si mesmo; realização da atividade enquanto pensa nas orientações.
1. Registro dos conceitos (escala de nível de satisfação) dos comportamentos pelo próprio estudante e colegas; feedback ao e do professor; sistema de recompensas, a exemplo da nota na sistemática de avaliação.
2. Identificação de comportamentos a serem desenvolvidos de forma individual pelo estudante; negociação diante do contrato apresentado; assinatura do contrato; revisão e renegociação do contrato, se necessário.
7. Quando o professor reconhece pequenos desvios de comportamento, ele pode escolher por estratégias que vão desde:
a. definir normas e regras para garantir que os estudantes compreendam que o espaço da sala de aula é estritamente para a aprendizagem dos conteúdos conceituais e factuais dispostos no currículo.
b. criar situações que possibilitem aos estudantes perceberem que a relação em sala de aula deve ser unilateral, e que o foco é o conteúdo transmitido pelo professor para a turma.
c. a intervenção junto aos estudantes, no sentido de garantir que as normas e procedimentos da instituição sejam seguidos, mesmo que haja resistência e discordância entre o que é estipulado e os valores e crenças do grupo.
d. a intervenção verbal até a avaliação comportamental funcional. O foco é permitir que o estudante aprenda com o professor, a partir de uma relação de confiança e solidária, que comportamentos problemáticos precisam ser observados e modificados visando o pleno desenvolvimento desse estudante junto à sua turma.
8. Em relação à atuação do professor para que o estudante seja protagonista da própria aprendizagem e esteja engajado nesse processo, analise as orientações a seguir e marque a alternativa que apresenta as opções corretas.
I. Deixar claro aos estudantes, que a gestão da aprendizagem precisa ser desenvolvida e protagonizada pelo agente que ensina - o professor.II. Oportunizar aos estudantes, situações para aplicar estratégias cognitivas - elaborar, repetir, buscar, reorganizar.
III. Conversar com os estudantes a respeito dos processos de metacognição, refletindo sobre os próprios pensamentos, esquemas mentais, conhecimentos adquiridos e em construção, abordando que o controle/organização disso é competência do próprio estudante.
IV. Idealizar, junto com os estudantes, as metas necessárias para o desenvolvimento de determinada aprendizagem, apresentá-las sempre que necessário e convidá-los a se auto avaliarem diante delas.
V. Orientar os estudantes para técnicas e estratégias de auto estudo, de leitura e auto regulação, incentivando o controle do tempo e do espaço necessários para que as metas de estudo, definidas por eles, sejam cumpridas.
Estão corretas:
a. II; III; IV e V.
b. I; III; IV e V
c. I; II; III e IV.
d. I; II, IV e V
9. Assinale a alternativa correta em relação à seguinte observação: "​​Não há uma receita ou fórmula pronta para gerir a aprendizagem por meio de uma comunicação efetiva e uma mediação de conflitos assertiva."
a. Na busca pelo desenvolvimento integral do indivíduo é tarefa da escola evidenciar, exclusivamente, aprendizagens de conteúdos factuais e conceituais.
b. Existem caminhos e procedimentos que, uma vez vivenciados, poderão discernir um modus operandi que contribua para a formação integral do indivíduo durante sua vivência escolar.
c. No processo de mediação de conflitos no espaço escolar, deve ser considerada estratégias que visem a punição dos envolvidos em situações conflituosas.
d. Ao perceber uma situação conflituosa em sala de aula, o professor precisa solicitar a exclusão dos estudantes envolvidos para garantir a realização das atividades previstas.
10. Analise as afirmativas a seguir, sobre a atuação do  professor para mediar conflitos e incorporar uma prática efetiva de escuta e fala em sala de aula, e marque (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas.
a. O professor precisa observar a situação ocorrida para descrevê-la, se não for possível, peça aos estudantes envolvidos que relate-a para ele, mantendo o tempo necessário e o respeito em cada fala a ser ouvida (dependendo da quantidade de estudantes envolvidos e grau de dificuldade de resolução da situação de conflito). CERTA
b. O docente precisa adotar atitudes mais firmes e exigentes diante dos estudantes, reforçando o que sua profissão sempre resguardou: o “professor sabe tudo”, o “professor é quem deve ensinar”, e que os estudantes são passivos diante do próprio aprender. ERRADA
c. Quando o fato for narrado, oriente os estudantes na organização da fala, pedindo que primeiro relatem os fatos e depois atribuam uma característica ao que sentiram ou como se relacionaram com a situação e, por fim, peça que sugiram a mudança necessária para atribuir consequências positivas ao desenrolar daquela situação. CERTA
d. Sugira um modo de resolver a situação respeitando os sentimentos e os direitos das pessoas envolvidas, e encare essa resolução como propositiva de curto, médio ou longo prazo. Estime que a forma pensada em resolver a situação trará consequências positivas e ou negativas, correlacionando-a à sua resolubilidade. CERTA

Outros materiais

Outros materiais