Buscar

Perspectivas Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Behar e Silva (2012) mapearam um total de doze competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico dos alunos que cursam graduações na Educação a Distância. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais básica ou fácil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
A
Comunicação.
B
Flexibilidade.
C
Fluência digital.
D
Autoavaliação.
2A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A
É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
B
É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
C
Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
D
A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
3O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
A
Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
B
Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
C
Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
D
Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
4A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
A
E-learning - internet e web.
B
Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
C
Ensino por correspondência - imprensa.
D
Multimídia - CDs e DVDs.
5O método VAC classifica os estilos de aprendizagem, levando em consideração os sentidos que são mais estimulados no processo. Este método destaca três sentidos perceptivos: o visual, o auditivo e o cinestésico. Cada um destes estilos de aprendizagem aponta para características específicas que se referem ao perfil do aluno. Tal como aspectos do processo de memória, resolução de problemas e comunicação. Dependendo do estilo de aprendizagem do aluno, estas características ganham contornos específicos. Sobre estes estilos de aprendizagem e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cinestésico aprende por instruções verbais, ele é um bom leitor e rápido na compreensão, por isso gosta muito de ler e imaginar as cenas no livro.
(    ) O visual ataca fisicamente o problema quando busca sua resolução, por isso sua atitude pode ser vista como mais impulsiva.
(    ) Há indivíduos que apresentam somente um estilo de aprendizagem, mas há outros que podem apresentar estilos de aprendizagem mistos.
(    ) Os estudantes mais visuais podem ser de dois tipos, os que processam informações em forma de palavra e os que que processam informações em forma de diagrama ou imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - F.
6Em um estudo sobre o perfil dos alunos da Educação a Distância, Behar e Silva (2012) mapearam 12 competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais difícil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
A
Organização.
B
Planejamento.
C
Trabalho em equipe.
D
Administração do tempo.
7Podemos classificar as pessoas que vivem em nossa sociedade atual em dois grupos distintos de acordo com o tipo de contato que tiveram com a tecnologia digital. O primeiro grupo de pessoas são aquelas que nasceram antes da revolução destas tecnologias e tiveram que se adaptar as mesmas posteriormente. O segundo grupo de pessoas são aquelas que já nasceram em um mundo onde estas tecnologias digitais faziam parte do seu cotidiano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação atribuída a estes dois grupos respectivamente:
A
Geração Z e Geração X.
B
Adaptáveis Tecnológicos e Tecnológicos Naturais.
C
Geração Analógica e Geração Digital.
D
Imigrantes Digitais e Nativos Digitais.
8A Educação a Distância vem sendo considerada um instrumento relevante para o acesso ao ensino superior. De acordo com Tarcia et al. (2017, p.15), "historicamente, tivemos uma educação de qualidade para poucos. Com a expansão do número de vagas no ensino superior e com o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância, a qualidade assume posição central diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais". Neste sentido, o modo como as tecnologias vêm sendo empregadas em cada geração do EAD transforma-se constantemente. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser contextual e isenta de interação entre professor e aluno.  
II- O M-Learning passou a vigorar e a permitir a criação de novos ambientes de aprendizagem.
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar.
IV- O acesso aos conteúdos é rápido e os acadêmicos podem sanar suas dúvidas através de vários canais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TARCIA, R. M. L et al. Os significados da qualidade na Ead. In: Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Curitiba: InterSaberes, 2017.
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
9Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo, houve uma diferenciação entre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-asem grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
A
Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
B
Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
C
Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
D
Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
10O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
A
Motivação.
B
Organização.
C
Administração de tempo.
D
Flexibilidade.

Outros materiais