Buscar

NOIA: Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOIA
→ O que é?
Neuropatia optica isquêmica anterior. São duas doenças separadas. Uma é da reumato e outra é glaucoma de pressão normal. A doença é em idade diferente, são pessoas diferentes que vão ter, os sintomas sistêmicos são diferentes, não confundir!! É a aguda mais comum, em paciente mais velho, correspondendo ao infarto do nervo optico da porção anterior através da obstrução das artérias ciliares posteriores curtas, que são em ramos de 15 a 20 que vem da artéria oftálmica que é o primeiro ramo da carótida interna.
Circulação coroidiana: watershed ou zona de ninguém, tem um lóbulo dos dois lados e a parte do meio fica sem enchimento. Esse paciente tem dificuldade de irrigação do nervo, paciente tem mais chance de ter uma NOIA.
→ Manifestação:
Edema de papila. Para diferenciar faz uma angio. Eu vejo um defeito de enchimento, aí eu vejo que infartou e é uma NOIA. Na fase final não adianta, porque tem edema, então vai ficar igual, o que diferencia é a fase inicial. Na neurite na fase inicial e na fase tardia fica tudo brilhando. Quando você tem um infarto mais intenso, o nervo vai ficar branco, isso é chamado de palidez cérea, branca como uma cera, isso da na NOIA arteritica. O DO não enche, não tem vascularização.
→ História:
Paciente com dor, claudicação na mandíbula, lembra da mary ana que é FAN da blogueira. Ana (anticorpo antinuclear) e FAN também. Esse paciente tem FAN positivo e claudicação de mandíbula. Dona Ana é uma velhinha muito fofa, mas é de outra geração. Antigamente existia a fita VHS, dona Ana só vê filme VHS. O que as duas tem em comum? NOIA. Mary Ana tem a arterite de takayasu que é a doença dos médios e grandes vasos e a dona Ana tem a arterite temporal. NOIA arteritica é doença da reumato, você vai internar, fazer pulsoterapia, 1000mg de metilprednisolona na veia. Começa, pulsa 3, 5 dias, vai vendo VHS e PCR abaixar e chama a reumato, porque ele vai ficar cego dos dois olhos. É uma doença inflamatória do corpo, é uma colagenose, tem febre, emagrecimento, etc.
→ NOIA arteritica:
Oclusão arterial, das ciliares posteriores curtas, por exemplo, a angio dele é gravíssima, e pode ser bilateral em 50% dos casos quando não tratada. A acuidade visual é PL, MM, conta dedos, etc. Visão muito ruim.
Arterite temporal é doença de gente velha, acima de 60 anos. Quem vai ter arterite jovem é arterite de takayasu. PCR e VHS, é uma doença do corpo, é muito inflamatória, sendo assim ela vai subir o PCR e o VHS. Você da o corticoide, ele vai abaixando e você vai tendo melhora, mas não espere que eles estejam altos desde o início, porque se o primeiro lugar que ele ocluiu foi o olho, não deu tempo ainda de elevar. É ótimo, mas não necessário pro diagnostico. 
NOIA arteritica tem esse negócio da artéria temporal superficial, as vezes você a vê dura, mas a inflamação das artérias é saltatória. Nem sempre aonde você faz biopsia vai estar inflamado, então a biopsia vir normal também não exclui a doença. BAV grave e indolor (PL e MM em 77% dos casos), amaurose congênita, sinais premonitórios, diplopia principalmente porque acomete os músculos, dor de cabeça, principalmente do lado aonde o couro cabeludo, claudicação de mandíbula, recidiva é rara, porque já está ferrado.
→ Tratamento:
Pulsoterapia, 1 a 2 mg/kg/dia por 5 dias e chama a reumato.

Outros materiais