Buscar

Exercícios princípios do sus organizativos e doutrinários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia 
Disciplina: Saúde Coletiva 1
Exercícios: Princípios do SUS
1) Cite e explique os Princípios Organizativos do SUS.
Regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde: refere a organização articulada dos serviços de saúde levando-se em conta a territoriedade e infraestrutura adequada ao atendimento. Dessa forma são determinados perfis populacionais, indicadores epidemiológicos, condições de vida e suporte social, que devem nortear as ações e serviços de saúde de uma região. No que tange a hierarquização, essa tem a função de viabilizar a forma de acesso aos serviços de rede ambulatorial de alta, média e baixa complexidades, dependendo de cada caso.
Descentralização: corresponde à distribuição de poder político, de responsabilidades e de recursos de forma articulada e integradas nas esfera federal para a estadual e municipal.
Participação Popular: Participação da população, e a efetivação dos conselhos de saúde – locais, municipais, regionais, estaduais e nacional, tal como aduz a Lei 8.142/90 , na formulação da política, no planejamento, na gestão, na execução e avaliação das ações de saúde.
Cabe destacar que os princípios estão elencados no artigo 7º da Lei 8.080/90 e no artigo 198 da Constituição Federal, que também contém outros princípios importantes.
2) Cite e explique os Princípios Doutrinários do SUS.
Universalidade: Se a lei maior do maior do país garante a saúde como direito de todos o SUS vem executar essa premissa, reforçando-a nesse princípio. 
Integralidade: Garante que o SUS atenda as necessidades básicas integrais das pessoas. Dessa forma, do nascimento até a morte, da prevenção à reabilitação da saúde humana 
Equidade: Esse princípio reconhece não apenas a igualdade de direitos mas reconhecimento da pluralidade e necessidade da condição humana. 
3) Sônia estava com dor de cabeça e o seu filho sugeriu que eles fossem ao médico no hospital municipal, mas no mesmo dia eles receberam a visita de um agente comunitário de saúde (ACS), que recomendou que ela fosse ao posto de saúde do bairro. Nessa situação, podemos identificar dois princípios do SUS. Quais? Complete o quadro:
	Princípio do SUS
	Motivo
	Universalidade 
	Pois Sônia será atendida pelo SUS pois este sistema garante o acesso à saúde a todas as pessoas
	Hierarquização
	Pois o atendimento do SUS é organizado de forma hierarquizada de acordo com as atividades, assim o posto de saúde serve para realizar o atendimento primário e caso necessário a mesma poderia ser encaminhada para o atendimento secundário.
4) Escreva para cada situação a seguir o princípio correspondente. 
a) As prefeituras das cidades que administram os recursos financeiros e os serviços.
Descentralização politica-administrativa
b) A saúde é um direito de todos os brasileiros, independentemente de sexo, idade, escolaridade, ter emprego ou não.
Universalidade
c) Os pacientes devem ser considerados como um todo.
Integralidade
d) A delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde.
Regionalização

Outros materiais