Buscar

AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO ESCOLAR E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENSINO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO ESCOLAR E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENSINO
Para que haja a possibilidade de se aferir com maior presteza o rendimento escolar, deve ser levado em consideração três esferas de avaliação, são elas:
Resposta Marcada :
Da aprendizagem dos estudantes, das instituições de ensino, do próprio sistema escolar.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
O Saeb permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação, municípios e escolas”. Esses indicadores produzidos pela aplicação das provas e questionários do Saeb também permitem ao Estado as seguintes atividades, EXCETO:
Resposta Marcada :
Avaliar um educando e acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer. A disposição de acolher está no sujeito do avaliador, e não no objeto da avaliação.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Sobre a avaliação escolar e concepções pedagógicas de ensino é CORRETO afirmar que:
Resposta Marcada :
No século XVI os instrumentos de avaliação utilizados pelos Jesuítas eram as provas e os exames que ainda hoje nas instituições escolares são usadas como instrumentos avaliativos, contudo, no final de 1960 a avaliação se destacou como indissociável para o processo de ensino e aprendizagem, como parte preponderante para o processo de construção do conhecimento do aluno a sua função é acompanhar e auxiliar no desenvolvimento cognitivo, e para que essa avaliação aconteça de forma significativa ela precisa estar inerente ao “ato de acolher”.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Podemos listar as principais mudanças ocasionadas no Saeb com a Portaria do Inep nº. 366, de 29 de abril de 2019, como:
Resposta Marcada :
Denominação das provas; educação infantil; referência da alfabetização; ciências da natureza e ciências humanas; dimensões da qualidade.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Tradicionalmente a __________ é concebida e vivida na escola como instrumento de classificação e seleção de alunos por mérito e a perspectiva de uma avaliação formativa não foi capaz de se enraizar nas práticas escolares, embora tenha sido amplamente difundida nas redes de ensino, com __________ na legislação e documentos oficiais que tratam do tema. Em consequência, lamentavelmente, a restrição da concepção de avaliação da aprendizagem à medida de __________ do aluno tende a ter acolhimento no contexto escolar, abrigando, inclusive, a ideia de repetência como uma medida apropriada a um sistema __________ que se pretenda de qualidade, admitindo-se a seletividade e a exclusão como inerentes à dinâmica escolar e social.
Marque a sequência CORRETA:
Resposta Marcada :
Avaliação – expressão – desempenho – educacional
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2018, demandou a reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que passou a vigorar em 2019 e teve suas diretrizes definidas pela Portaria no 1100, de 26 de dezembro de 2018. Podemos concluir que a afirmativa é:
Resposta Marcada :
VERDADEIRA
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
São aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas, sem chance de questionamentos ou levantamentos de dúvidas em relação a sua veracidade. Nessa concepção não está presente a consideração sobre os conhecimentos prévios do aluno, apenas o que está no currículo é transmitido, sem interferências ou ‘perdas de tempo’. Essa afirmação se refere a uma das características da concepção pedagógica tradicional, assinale a afirmativa que corresponde a característica abordada:
 
Resposta Marcada :
Os conteúdos de ensino
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A pesquisa sintetizou o pensamento de diferentes grupos favoráveis e desfavoráveis à implementação da BNCC, incluindo acadêmicos, pesquisadores, representantes de sindicatos e docentes, constitui ponto de vista negativo desfavorável à BNCC:
Resposta Marcada :
A compreensão de escola como um local de emancipação e de construção de sentido para as experiências dos alunos, e menos como lócus de aquisição de conhecimentos necessários para a inserção na vida social e no mundo do trabalho.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
A pesquisa sintetizou o pensamento de diferentes grupos favoráveis e desfavoráveis à implementação da BNCC, incluindo acadêmicos, pesquisadores, representantes de sindicatos e docentes, constitui ponto de vista positivo favorável à BNCC:
Resposta Marcada :
Há forte desigualdade social e escolar no País.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1
Muitos são os pesquisadores que oferecem propostas e teorias para uma ação reflexiva a respeito das posturas pedagógicas adotadas pelos professores nas escolas de educação básica. Com base na reflexão a respeito das concepções pedagógicas é INCORRETO afirmar que:
Resposta Marcada :
Nessa perspectiva, acreditamos que as concepções que oferecerão subsídios na nossa ação educativa estão classificadas nas tendências pedagógicas em: liberal, tradicional, progressista e construtivista.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 0
Total 9 / 10

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes