Buscar

Questionário direito de familia - parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário – Direito de Família 
		Parte 1 
1.Em que consiste a sucessão causa mortis?
	Sucessão causa mortis consiste na substituição da titularidade de um patrimônio deixado pelo de cujus em decorrência do fenômeno morte para os herdeiros, em virtude de lei ou testamento. Desse modo, os herdeiro passam a ter a posição jurídica do de cujos em relação aos bens, direitos e obrigações. 
2. Fale sobre a origem do Direito Sucessório e a sucessão no Direito Romano?	
	O direito sucessório tinha originalmente a religião como fundamento principal, e orientava a sucessão pater família pelo filho mais velho, assegurando o culto privado e mantendo o grupo na prática religiosa. 
	No direito romano, a morte sem herdeiros constituía desonrosa, se houvesse filho esse herdava o bem e dividas ainda que superasse o ativo. Assim, o patrimônio do filho se confundia com o do de cujus.
3. Relacione sucessão e Direito Fundamental de primeira dimensão.
	Os direitos fundamentais de primeira dimensão são considerados direitos individuas que representam direitos civis e políticos, com direito à vida, à liberdade e à propriedade, O direito da sucessão por ser um corolário do direito á propriedade, também é um direito individual. 
4. Qual a função social da sucessão? 
	A sucessão em com função social o estímulo à produção e conservação de bens, valorizando a propriedade, interesse individual na formação e no avanço patrimonial, contribuindo para o desenvolvimento social. 
5. Diferencie sucessão a título singular sucessão a título universal. 
	A sucessão título singular é aquela em que bens, certos e determinados, do patrimônio são destinados por testamento, os beneficiários são chamados de legatários e, a princípio, não respondem pelas dívidas da herança diferentemente da sucessão a título universal na qual há transferência total ou em parte indeterminada da herança, tanto dos bons quanto das dívidas. 
6. O nosso ordenamento jurídico permite a sucessão contratual versando sobre herança de pessoa viva? Por quê?
	A sucessão contratual é considerado contrário à ordem moral, e não tem validade em nosso ordenamento jurídico. O motivo de tal proibição é que a sucessão contratual sobre herança de pessoas viva desperta sentimento imoral, impedindo a liberdade por ato de ultima vontade, além do mais, os princípios fundamentais do Direito das Sucessões são de ordem pública, inderrogáveis por ato de vontade. 
7. Diferencia herdeiro legítimo de legitima dos herdeiros necessários.
	Legítima é a metade destinada aos herdeiros necessários (50% do patrimônio do d cujo), enquanto herdeiro legítimo é aquele que, por força de lei e aberta a sucessão herdam o bem deixado pelo de cujus. São eles: descendentes, ascendentes, cônjuge, convivente e colaterais até quarto grau.
8. Quando se dá a transmissão da herança?
	A transmissão da herança se dá no exato momento do evento morte, que deve ser provada no plano biológico e no plano jurídico através da certidão de óbito. 
9. Em que consiste a abertura da sucessão?
	Abertura da sucessão resulta na transmissão tanto a propriedade quando da posse de bens do de cujus a seus herdeiros, legítimos ou testamentários no momento da morte do titular do patrimônio. 
10. Explique o princípio de Saisine.
	Princípio de Saisine consiste na transmissão imediata de bens quando do falecimento do autor da herança para a esfera patrimonial do herdeiros legítimos e testamentários mesmo que estes ignorem o falecido. 
11. No Brasil adota-se a liberdade absoluta de testar ou não? Por quê?
	Não, o Brasil adota a liberdade limitada de testar, pois há necessidade de proteger os herdeiros necessários. Sendo assim, a lei dispõe que o testador só poderá dispor de metade do bem, a outra metade ficará com os necessário.
12. A herança é um bem móvel ou imóvel? Divisível ou indivisível? Por quê?
	A herança é considerada um bem imóvel por determinação legal, e indivisível uma vez que constitui um todo unitário, uma universalidade de direito. Porém, a indivisibilidade não absoluta, para efeito de desapropriação o STF considerou dividisse a herança que tinha por objeto imóvel rural.

Outros materiais