Buscar

AI inovacao_estrategica fgv

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Matriz de análise
	Disciplina: Inovação Estratégica
	Módulo:
	Aluno: Silvio Luiz Ramos
	Turma: 0721-1_3
	Tarefa: Fazer uma dissertação sobre os diversos motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso e como os conceitos e as ferramentas vistos no decorrer do estudo da disciplina podem ajudar a mudar essa realidade.
	Introdução
	Esse trabalho tem por objeção realizar a contextualização dos diversos motivos que podem acarretar no fracasso empresarial de uma ideia empreendedora e busca através dessa analogia pontuar como o conteúdo da disciplina fornece ferramentas para alterar essa realidade.
Inovação estratégica é aquele conjunto de ideias que transformam os negócios e dão novos rumos à empresa, mudando a percepção do produto, promovendo nova qualidade aos indicadores financeiros, criando novos modelos de negócios, permitindo a extensão da marca, tornando a empresa mais produtiva e desenvolvendo novas cadeias produtivas (FIA, 2020).
De acordo os dados apresentados em um relatório divulgado pelo Sebrae (2016) analisando o período compreendido entre 2008 e 2012, os índices de mortalidade das empresas no pais nos primeiros dois anos de atividade é bastante variável em função do ano em que a mesma foi constituída, pelo porte de atuação, pelo setor de atuação, pelo estado e região de atuação. Em síntese, na média 30% das empresas, considerando os Microempreendedores Individuais (MEI), encerram as atividades nos dois primeiros anos de atividade, uma taxa extremamente alta, ou seja, três em cada dez empresas encerram as atividades em dois anos de atividade. Desconsiderando as MEI’s, esse índice de mortalidade varia de 20%, para empresas mais novas constituídas em 2010, 2011 e 2012, a 40% para empresas mais velhas constituídas em 2008 e 2009.
Dessa forma, entender os motivos que causam a morte das empresas e esmiuçar as maneiras de como evitar que isso ocorra é a tratativa abordada nesse trabalho. 
De acordo com o Sebrae (2021), as empresas inovadoras procuram se reinventar a todo momento, arriscando experimentar novas ideias de maneira e estarem sempre na crista da onda.
	Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso
	De acordo com Zuini (2012), nota-se que muitas podem ser as razões que levam ideias empreendedoras ao fracasso, o que por consequência traz o encerramento das atividades das empresas.
Para facilitar o entendimento e compreensão, separou-se os motivos e razões juntamente com alguns exemplos da seguinte maneira:
Planejamento, gestão estratégica e finanças: 
· A falta de planejamento estratégico de um modelo de negócio que traga retorno financeiro reduz o nível de confiança dos investidores, comprometendo a capitalização do negócio.
· Alterar o direcionamento de uma estratégia sem o detalhamento do modelo de negócio também pode ser um erro, pois uma grande falha cometida por empresas fracassadas é direcionar esforços que visam buscar soluções para problemas inexistentes e deixar de lado os esforços que colocariam em prática boas ideias. Vale salientar também que não alterar o rumo de uma estratégia quando se percebe que a mesma é inviável é insistir em um erro que declaradamente trará o fracasso.
· A falta de benchmarking assim como o não acompanhamento da evolução da concorrência pode comprometer o sucesso de uma solução que possa não ter valor de mercado.
· A falta de brainstorm e negligenciar a participação da equipe nas tomadas de decisões, assim como sobrecarregar as responsabilidades e obrigações dos colaboradores pode comprometer a saúde da companhia.
· As obrigações legais e burocracias também são fatores que podem causar o fracasso das empresas.
· Não planejar a constituição da empresa antes de sua aberturar pode ser caminho certo ao fracasso, assim como a falta de atualizações e acompanhamento podem comprometer a saúde da entidade. 
· Falta de maturidade para saber lidar com projetos de longo e curto prazos é um potencial fator agravante para o fracasso de uma empresa.
· Não separar despesas pessoais com despesas corporativas é um grande problema que causa descontrole e má gestão financeira.
· Definir objetivos intangíveis que fujam ao senso de realidade daquilo que pode ou não ser alcançado pela companhia pode ser um grande problema.
 
Pesquisa, desenvolvimento e produto: 
· A falta de percepção do momento certo para o lançamento de um produto pode se tornar um grande problema, pois assim como o lançamento precoce é ruim, o lançamento tardio pode comprometer o sucesso de um produto que possua potencial de mercado e que tenha perdido a chance de ser absorvido pelos clientes no momento certo. 
· Definir equivocadamente o valor de mercado (preço) de um produto também pode ser uma grande falha, pois um produto muito caro pode afastar o cliente, assim como um produto muito barato pode não trazer lucros e consequentemente comprometer a saúde financeira da empresa. Assim como afirma o Sebrae (2021), na dúvida sobre como precificar seus produtos, tente calcular o seu valor pelo tempo de serviço demandado para a sua produção.
· A receptividade do produto por parte dos clientes pode ser dificultada se a maneira de funcionamento dos mesmos não for esclarecida através de manuais e divulgação que permitam a interação dos consumidores.
· Lenta ou falta de aperfeiçoamento nos produtos para torná-los e mantê-los competitivos no mercado.
Personalidade e comportamento dos gestores: 
· A falta de conhecimento e expertise sobre a área de negócios pode ser um grande obstáculo na evolução da empresa.
· Gestores que temem correr riscos e que preferem manter-se na zona de conforto estão fadados ao fracasso, assim como àqueles que tomam as decisões por impulso, sem avaliar devidamente as consequências das ações podem causar sérios danos à saúde da empresa.
· A falta de preparo psicológico e desentendimentos entre os gestores do alto escalão é um dos grandes motivos administrativos que levam empresas ao fracasso.
Conhecimento dos clientes: 
· Perder o foco na solução direcionada para as necessidades dos clientes, ignorando as causas que devem ser tomadas como principal diretriz para concentrar os esforços é uma barreira para a evolução dos negócios.
· A falta de definição no plano de negócios do público alvo a ser atendido e alcançado é um dos grandes motivos que levam as empresas a tomarem os caminhos errados que só servem para dificultar o caminho e causam o fracasso das entidades.
	Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos
	De acordo com Pereira (2021), através da implementação efetiva das práticas de inovação estratégica é possível direcionar as empresas para o sucesso logo nos primeiros anos de sua constituição.
Investir em inovação mudando a estrutura e processos da empresa de modo a não apenas criar ideias geniais, mas também aplicá-las na prática é uma boa iniciativa para direcionar os esforços para obter sucesso, os colaboradores do departamento de desenvolvimento de produto possuem fundamental importância nesse aspecto. Além disso, reduzir a burocracia e simplificar os processos internos e a hierarquia da empresa, criar equipes multidisciplinares compostas por membros de diversos setores e funções facilita o fluxo de informações entre todos os níveis de colaboradores e a explanação de ideias, o que representa um grande passo para o surgimento constante de ideias inovadoras que servem para alavancar o sucesso das organizações, nesse caso o papel dos gestores de alto escalão é fundamental para criar esses espaços.
É necessário sempre considerar que um concorrente não é apenas quem pode fornecer um produto ou serviço semelhante ao que uma determinada empresa pode oferecer e sim que ele também pode fornecer uma solução que o cliente almeja, portanto, é fundamental ter sempre o cliente em foco dentro do modelo de negócio, pois quanto mais compreende-se as suas necessidades, mais aprimora-se as soluções oferecendo assim um diferencial que por fim acaba por fidelizar os consumidores garantindo assim o sucesso do modelo de negócio,nessa relação o papel dos profissionais de marketing é fundamental. Tendo o cliente como o foco dos negócios, é sempre importante realizar periodicamente autoavaliação para entender se os clientes possuem um bom relacionamento direto com determinada marca, ou mesmo se no mercado os clientes estão melhor relacionados com uma determinada empresa ou com outra, ou ainda quais seriam os melhores canais de conexão com os clientes de modo que as experiencias de compra para eles sejam sempre as melhores, equipe de pós venda e comercial são os envolvidos nessa empreitada.
A evolução e inovação nas empresas não é possível se não houver espaço para correr riscos e realizar experimentos de novas ideias, estando preparados para possíveis erros que querendo ou não são fundamentais para a evolução e inovação dos negócios.
Certas inovações requerem parcerias para a evolução continua de uma determinada ideia que possua fragmentos que fujam da alçada de determinado empreendedor, logo desenvolver os parceiros certos pode ser o desafio de sucesso ou não. Além disso, as conexões certas com os parceiros ideais agilizam a disseminação de determinada ideia em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo.
É imprescindível ratificar que a síntese de sucesso de uma empresa está nas mãos da liderança envolvida, que precisa estar sempre aberta a novidades e a novas ideias, dando espaço para a explanação e participação de todos os colaboradores de todos os setores que entre erros e acertos farão com que a empresa possa obter sucesso continuo nesse mercado tão exigente atual.
	Conclusão
	Mitigar o caminho para o sucesso é definitivamente o papel intrínseco da inovação estratégica nas empresas. 
É importante ratificar que inovação está diretamente ligada às pessoas ou grupo de pessoas que com liberdade para criar, errar e inovar, devagar e sempre, são as peças essenciais para contribuírem para o sucesso das organizações, que adotando culturas colaborativas podem sobressaírem-se diante de seus concorrentes.
Reunir todos os setores das empresas, instigar a experimentação de ideias, aprender com os erros, obter resultados e aprimorá-los, permitir a participação de todas as partes envolvidas no processo junto aos líderes, essa é a chave do sucesso.
	Referências bibliográficas
	FIA – Fundação Instituto de Administração. Inovação estratégica: como esse conceito transforma os negócios. 2020.
Disponível em: https://labfinprovarfia.com.br/blog/inovacao-estrategica-como-esse-conceito-transforma-os-negocios/ 
Acesso em 28.07.2021.
PEREIRA, Sergio Carlos de Souza. Apostila Inovação estratégica. 2021. FGV Editora. 
Disponível para alunos FGV em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/home/334846 
Acesso em 18.07.2021.
SEBRAE. Como precificar projetos na economia criativa. 2021.
Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/como-precificar-projetos-na-economia-criativa/ 
Acesso em 24.07.2021.
SEBRAE. Descubra como 4 empresas se reinventaram durante a COVID-19. 2020.
Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/descubra-como-4-empresas-se-reinventaram-durante-a-covid-19/ 
Acesso em 24.07.2021.
SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2016.
Disponível em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf 
Acesso em 25.07.2021.
ZUINI, Priscila. 5 motivos que levam os empreendedores ao fracasso. 2012.
Disponível em: https://exame.com/pme/5-motivos-que-levam-os-empreendedores-ao-fracasso/ 
Acesso em 28.07.2021.
	
	1
	2

Outros materiais